PARABÉNS, O ESTADO!

O jornal O Estado do Maranhão celebra hoje 56 anos de existência e, mais uma vez, prova que está na dianteira quando o assunto é renovação. Dando continuidade a uma história pautada na busca pela melhor forma de noticiar, o jornal brinda hoje os seus leitores com um novo site, uma ferramenta que consolida, definitivamente, o ingresso do matutino na era da integração midiática.

O novo site traz para o leitor a possibilidade de se comunicar melhor com o veículo, por meio de uma linguagem gráfica moderna, além de um conteúdo atualizado com maior frequência. “Hoje o nosso jornal começa com as notícias online, é o site que dá a direção que será seguida pelo impresso que estará nas bancas no dia seguinte”, destaca o Diretor de Redação de O Estado, Clóvis Cabalau.

oestadoA interação entre os dois suportes, o papel e o digital, se consolidou ano passado. “Hoje os dois são uma coisa só, um complementa o outro seguindo uma tendência que é uma via de mão dupla na qual o impresso reforça o digital e vice-versa”, frisa Cabalau.

Para o diretor executivo de O Estado do Maranhão, Marcus Sarney, o jornal acompanha as mudanças impostas pelo mercado editorial nacional e marca, com o site, um novo momento da empresa. “O nosso grande desafio é fazer com que o nosso leitor, que é fiel ao jornal impresso, também possa contar com o digital. Ao mesmo tempo, fazer com que este leitor mais jovem também desenvolva o hábito de ler jornal impresso, ressaltando que a partir de agora, o jornal O Estado estará à disposição do leitor 24 horas”, destaca Marcus Sarney.

A gerente de conteúdo do Portal Imirante.com, Maria Fernanda Santos, observa que o novo site é uma ferramenta que possibilitará ao leitor ter sempre à mão a informação em tempo real. “O assinante de O Estado não vai contar apenas com o noticiário do impresso, mas poderá ter acesso a uma informação de credibilidade na hora que desejar, por meio de qualquer dispositivo como o computador, celular, tablet”, ressalta Maria Fernanda.

Neste novo momento, o jornal impresso tem se diferenciado, aprofundando e repercutindo o factual, que é noticiado na versão digital no momento em que acontece. “Nosso processo é diferente do que se costuma fazer quando se fala apenas em jornalismo digital. No nosso caso, o processo tem de ser ‘casado’, ou seja, temos de pensar em como trabalhar a informação para os dois suportes, de forma diferenciada”, diz o editor de Mídias de O Estado, Adriano Martins.

Redação

E para que o leitor possa ter acesso a esta informação em tempo real, a Redação de O Estado também passou por mudanças. Uma delas foi a criação da editoria de Mídias, que atua em conjunto com repórteres e editores, a fim de dar à notícia o tratamento multimídia. A editoria também atua como elo entre os demais veículos do Grupo Mirante.

“Com a mudança de layout e mesmo a forma de fazer jornalismo, a interação com os leitores ficará mais dinâmica, usando como suporte ferramentas como as redes sociais. Hoje, não basta apenas ir à banca de jornal. As pessoas querem expor suas opiniões e O Estado dará voz a elas de maneira simples e eficaz”, reforça a editora de Mídias, Thamirys D’Eça.

E este ‘casamento’ pode ser percebido também por meio da linguagem visual dos dois veículos. Para tanto, foi contratada a empresa de design Cases i Associats, a mesma que promoveu a última grande reforma gráfica ocorrida em 2009, quando jornal celebrou 50 anos de fundação.

A gerente de projeto Laura Brentano, da Cases i Associats, explica que o novo site é mais propicio à navegação, que será feita de forma verticalizada. “O projeto incorpora novidades muito utilizadas em web massivas, como Facebook. “Um exemplo é scroll inteligente. Dentro do site também encontramos muitos tipos de informação e elementos, notícias mais leves como é o caso da coluna central na home, mas o layout sempre mantém a delicadeza. Para se chegar a isso, se respeita os brancos e os blocos de informação, que marcam claramente as zonas informativas dentro do site e para orientar o usuário”, frisa.

As notícias serão divididas em três colunas, sendo que a da esquerda será destinada aos factuais, às notícias mais quentes, de última hora. Já a do meio será mais leve, com informações sobre cultura, esportes, entretenimento. A da direita guardará espaço para informações voltadas a serviços como previsão do tempo. É ai que ficará também a edição impressa do jornal, bem, como um quadro com as notícias mais lidas.

A mudança gráfica também chegará, em breve, às páginas do impresso. Ainda no mês de aniversário, O Estado inaugurará as modificações em seu projeto gráfico, a exemplo do logotipo, bem como a renovação de seu Parque Gráfico.

5 pensou em “PARABÉNS, O ESTADO!

  1. Abram as porteiras, PAI FRANCISCO chegou!!
    Parabéns ao nosso Jornal. O Jornal de verdade!

  2. Parabéns para você também, Gilberto!

    O jornal é o sucesso que é pelos profissionais que tem.

    E você é um jornalista de raro talento.

    Grande abraço. E aos colegas jornalistas do ‘Estado’, também

  3. A MATÉRIA LOUVAMINHEIRA do blogueiro esconde a verdade!
    Que o jornal O Estado do Maranhão é o o diário “della sera” mais vistoso do Maranhão, não há quem negue. Integra uma máquina portentosa de imprensa, isto é, TV, rádio e, até o último dia do ano passado, a Secretaria de Estado de Comunicação, e, ajustando a receita às despesas mais o lucro presumido, em certos quesitos dava banho na concorrência. Tinha e tem alguns dos melhores e mais bem pagos profissionais do ramo na terrinha.
    Parabéns, a O Estado, portanto!
    Mas que verdade é esta que a matéria esconde? A idade do jornal. Para ter hoje 56 anos de existência era preciso ter “nascido” em 1 de maio de 1959. Acontece que a fundação de O Estado do Maranhão é posterior à chegada de seu proprietário, José Sarney, ao governo do Estado, o que ocorreu em 1966.
    Depois, buscarei em meus arquivos não só a data correta da fundação do jornal sarneysista, como outros dados do veículo a que sucedeu.
    Mas, o que uma falsificaçãozinha na data da fundação de seu jornal para um homem que construiu a biografia e seu pequeno império sob o império da mentira?
    Eita Sarney!
    (Transcrito do meu perfil facebook. Lu´s Mello Neves)

Os comentários estão fechados.