Diretora que organizou “vaquinha” em escola é exonerada; comunidade organiza protesto

terezaA comunidade da Maiobinha organiza um protesto pelo retorno da pedagoga Francisca Teresa Moreira Mota Quadros à direção do Centro de Ensino Sete de Setembro, localizado no bairro.

tereza2Ela foi exonerada por meio de ato coletivo de dispensa de diretores publicado no Diário Oficial do Estado do dia 5 de maio.

A justificativa oficial é a de que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) procederá à realização de eleições para o cargo.

Francisca Tereza ganhou notoriedade no mundo acadêmico pelos prêmios que recebeu à frente da direção da escola. São vários.

Em São Luís, no entanto, acabou ficando conhecida no início do ano após um controverso episódio no qual assinou solicitação para que professores contribuíssem com dinheiro ou material para limpeza e pintura de salas (reveja).

À época, ela chegou a ser censurada pelo Governo do Estado (leia aqui), que nunca explicou, contudo, que aquela não foi uma decisão pessoal da gestora, mas uma deliberação do chamado Colegiado Escolar.

colegiado

As manifestações da comunidade da Maiobinha devem começar na próxima semana. Um abaixo-assinado deve também ser organizado para pedir a permanência da diretora na escola.

premio1 premio2

9 pensou em “Diretora que organizou “vaquinha” em escola é exonerada; comunidade organiza protesto

  1. UM ABSURDO, ESSA SECRETÁRIA AINDA NEM TEVE A CONSIDERAÇÃO E O RESPEITO DE SE APRESENTAR AOS GESTORES DAS ESCOLAS, NO ENTANTO, AINDA POR CIMA NÃO ACEITA DECISÃO DE UM COLEGIADO ELEITO, CAD?E OS PROMOTORES DA EDUCAÇÃO?

  2. DESSA VEZ GILBERTO TENHO QUE ADMITIR QUE ELES ESTÃO CORRETOS, A ELEIÇÃO SERÁ UM PROCESSO MAIS DEMOCRÁTICO E SE ESSA GESTORA QUE VOCÊ CITA COMO MODELO REALMENTE TEM COMPROMISSO COM A ESCOLA CERTAMENTE SERÁ CONDUZIDA POR SEUS PARES AO CARGO

      • É UM ABSURDO ESSA DESCULPA DE ELEIÇÃO POIS SE A ELEIÇÃO SO VAI ACONTECER EM AGOSTO, PORQUE EXONERAR AGORA E BOTA PUXA SACOS SEM A MÍNIMA COMPETÊNCIA PRA ASSUMIR ATÉ SETEMBRO, QUANDO ACONTECE A POSSE, AQUI EM TUNTUM O PREFEITO QUE RESPONDE A 10 PROCESSOS NA JUSTIÇA FEDERAL, INCLUSIVE JA FOI PRESO EM PEDRINHAS POR ROUBO, FOI QUEM INDICOU OS NOVOS DIRETORES E CRITERIO FOI POLITICAGEM OU SEJA PORQUE NÃO ESPEROU AS ELEIÇÔES? QUE MORAL TEM UM PREFEITO QUE SO PAGA MEIO SALARIO A MAIORIA DOS FUNCIONARIOS CONTRATADOS TEM PRA INDICAR DIRETORES?

  3. Um absurdo!!!!!

    Se a Secretária de Educação não tem a capacidade de reconhecer os bons trabalhos, como ela terá capacidade de gerir a educação. Pune-se aqueles que realizam trabalhos pela comunidade e valoriza-se quem nunca fez porra nenhuma.

  4. Gilberto Leda,Boa tarde!
    Sou ex-aluna de uma escola em Tuntum, escola que foi considerada a pior escola do país de acordo avaliação do ENEM e a gestora que assumiu essa escola após esse resultado foi demitida também agora.Vamos perguntar a essa pessoa qual gratificação por esse trabalho prestado?A demissão. Pq educação é pra premiação de votos dados aos chefões.

  5. Há!
    O governo brasileiro jamais deixaria de condenar esta diretora. Afinal, ela bateu de frente com o “sistema” e suas GRANDES FALHAS.
    Ouvimos e vemos diariamente a luta de educadores e gestores, para uma melhora na educação, onde esperam ajuda, mas estas nunca vem.
    Hoje mesmo, me deparei com uma amiga que contou sobre os riscos que correm diariamente por trabalharem na educação. E esta, permanece em sua luta, e esperançosa de que um dia, teremos uma nova escola.
    Na verdade, os que colaboram para uma melhora, são os brasileiros que estão dispostos a mudar essa triste situação, e dar a cara a tapa para entrar nessa luta contra gigantes.
    É como esperar que o lixo da rua acabe, mas continuamos a poluir as mesmas.
    No estado de Goias, quando conhecia o apartamento de uns amigos, sai na varanda, e olhei para uma praça maravilhosa, e então descobri que toda aquela beleza se fez devido aos esforços de cada residente daquela quadra, que ao invés de esperar, decidiram fazer acontecer!

    Muito me impressiona a professora que contestou tal ação dentro de sua escola,que ao invés de querer lutar junto por uma melhora, resolveu condenar, e viver de “ti ti tis”, onde a “fama” de um protesto, se espalha na mídia! É triste saber que pedir ajuda ainda é um ato condenado por muitos! Afinal, nada melhor que esperar do nosso BOM GOVERNO e não fazer esforço nenhum, pois,esperar sentado é bem mais fácil!

    Acredito que se a comunidade pudesse ajudar, muitos teriam feito e se ORGULHADO, de ajudar na educação.

    Ou vcs ainda acreditam que os investimentos para TANTAS escolas chegam?
    Em algum lugar estas estão! Provavelmente, no bolso de algum político desviando verbas!

    Mas para muitos, tentar ajudar na mudança, é abuso!

    Torcendo para que a diretora permaneça! E que assim como ela, existam muito diretores dispostos a aceitar idéias, e enfrentar gente de pensamento pequeno!

    Se juntos fizermos, fazemos bem mais que o governo!

  6. O gestor escolar é quem dá o tom de qualidade na escola, dependendo da sua liderança e competência a escola vai bem ou mal. Na escola 7 de setembro a Professora Francisca dá esse tom de qualidade e muito me entristece ver esse tipo de retaliação contra uma gestora que só quis o bem da sua escola e de seus alunos. A eleição para gestor pode até ser uma boa alternativa, mas será difícil substituir a Professora Francisca Teresa, além de ter o seu trabalho aprovado por todos (Pais, alunos e Professores)ela sempre respeitou e interagiu com a comunidade.

  7. GILBERTO, AQUI NO INTERIOR A COISA TÁ FEIA. EM CAPINZAL DO NORTE SÓ TEM UMA ESCOLA DO ESTADO E ESTÁ ABANDONADA. UMA NOVA DIRETORA(QUE É VEREADORA) FOI NOMEADA ALGUNS DIAS JUNTAMENTE COM SEU ADJUNTO QUE É CANDIDATO A DIRETOR DA ESCOLA. A NOVA DIRETORIA CHAMOU A COMUNIDADE ESCOLAR PRA FAZER UM MUTIRÃO DE LIMPEZA DA ESCOLA. E OUTRA, DESDE O ANO PASSADO A ESCOLA TÁ SEM BEBEDOURO. ISSO É UM ABSURDO. SE QUISER CONFERIR AS FOTOS DO MUTIRÃO ENTRE NO FACE GESTÃO JUNTOS SOMOS +. E TEM MAIS, VAI TER VAQUINHA!! OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

Os comentários estão fechados.