“Ordem e Mudança” debate falta de representatividade de advogados

charlesCentenas de advogados prestigiaram a “Feijoada da Mudança” promovida pelo movimento “Ordem e Mudança 2015”, liderado pelo advogado criminalista Charles Dias, na última sexta (15.05) no Buffet Panette, na Av. dos Holandeses, no Calhau.

O almoço alcançou seu objetivo de congregar uma expressiva quantidade de advogados maranhenses que não se sentem representados pela atual gestão da Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil e discutiu as primeiras propostas para o movimento que busca acima de tudo defender os reais interesses do advogado e da advogada maranhense, numa gestão participativa e representativa da classe.

Os discursos foram iniciados com a advogada Alice Salmito, o jovem advogado Joaquim Adler, seguido do Antino Noleto, Fernanda Lima, Danilo Alencar e Pablo Bonfim que foram unânimes em relatar em seus pronunciamentos a inércia da atual gestão da Ordem em defender a classe de advogados e da necessidade de que o movimento da mudança cresça e arregimente mais colegas em prol da causa.

“Somos uma classe órfã. A situação é lamentável e triste aqui na capital imagina para a gente que atua no interior do Estado. A Ordem não representa o Advogado que vive seu cotidiano vendo suas prerrogativas sendo desrespeitadas! ”, afirma o advogado Antino Noleto.

“Hoje nós temos uma OAB submetida aos poderes constituídos por interesses nada republicanas de um pequeno grupo. A ordem deve atender aos interesses da classe de forma coletiva e não a grupos isolados com interesses próprios e muito menos servir de palanque ou balcão de negócios. Se nós queremos mudança, que o judiciário respeite o advogado, juntos devemos lutar pelos mesmos interesses e podemos de fato assumir essa mudança, que não fique só nos corredores do fórum, mas que seja levada para a eleição da OAB”, destacou o advogado Pablo Bonfim.

Para finalizar o evento o advogado Charles Dias fez questão de agradecer a todos os colegas presentes pela disposição de discutir as propostas iniciais do movimento que busca dentre outras coisas, acabar com a “partidarização” da OAB-MA.

“É lamentável a fragilidade e a flacidez da nossa entidade de classe. Hoje somos milhares de advogados indispensáveis a administração da justiça representados por um conselho que em nada parece conosco, que não sabe a realidade do advogado. Que usa e gerencia a Ordem como patrimônio próprio, já que são empresários do direito’, enfatizou o advogado Charles Dias ao destacar que uma das suas primeiras propostas é a não reeleição do mandato da Ordem.

Charles também colocou com muita propriedade o cenário em que vive o advogado maranhense, que não tem vez nem voz. “Não podemos admitir a penalização dos advogados, que não recebem o respeito do conselho seccional. Um conselho que infelizmente não defende a independência da entidade”, afirmou o advogado.

A feijoada da mudança também marcou a comemoração da 20ª reunião semanal do movimento “Ordem e Mudança” que acontece todas as quintas-feiras, a partir das 19h, no auditório da escola de idiomas Wizard, na Avenida dos Holandeses, no Calhau.

7 pensou em ““Ordem e Mudança” debate falta de representatividade de advogados

  1. Esse cara se queixa de advogado não sabe nem escrever o nome, analfabeto de pai e mãe ! CHARLES DIAS.

  2. Concordo plenamente com o comentário de José Ribamar. Esse Charles tem mais é que estudar Direito direito para que o Direito errado não se infiltre na OAB conduzida pela intelectualidade de Mário Macieira.

  3. Esperamos mudanças na Ordem após as eleições houve uma parada nos questionamentos é necessário fazer uma releitura da função da OABMA.

  4. A OAB/MA vai mau, com um presidente desse nivel que não sabe escrever o proprio nome. Digo isso porque esse individuo é conhecido na area criminal como DOUTOR CHARLES DIAS, o enganador.

  5. Com certeza Charles Dias é melhor que essa corja que está implantada na OAB/MA! Realmente, quando se trata de política muitas falácias são criadas para não perder o poder! Mudança Já!!!!!

  6. O debate é democrático e ele leva em consideração a gestão da Ordem do Advogados do Brasil da seccional Maranhão, o respeito das prerrogativas e a participação da OAB como entidade de classe em prol de todos os advogados maranhense; É muito bom haver a oposição para que haja este debate, conheço Dr. Charles e também conheço alguns conselheiros da atual gestão pelos corredores do fórum, como advogado estou aberto a todas as propostas e até agora ouvi as propostas da chapa ordem e mudança e gostei do que eles enfatizam, propostas essas que abordam os meus anseios, agora estou esperando ver quais as propostas da atual gestão, não espero ouvir esse slogan, avançar sempre mais, pois os avanços eu ainda não vi, me sinto desrespeitado, humilhado e ultimamente pensando em mudar de profissão, pois percebi que buscar conhecimento é irrelevante, o que importa é a politica, nesses meus três anos só vi avançar a visibilidade dos conselheiros e diretores da OAB e o que vejo muitos dos meus colegas se queixarem é que acabam tendo que aceitar esse sistema para sobreviver, eu, no meu caso, não sou capaz de aceitar tal afronta aos meus princípios, ou combato esses ditames que vejo nesses três anos ou abandono a profissão, mas ser conivente jamais.

Os comentários estão fechados.