Irmão de PM morto diz que Jefferson Portela é “mentiroso” e “artista”

erickO supervisor de crédito Erick Rodrigues, irmão do policial militar Max Muller – morto numa troca de tiros no que ficou conhecido como a “Chacina de Panaquatira” (reveja) -, reagiu às recentes declarações do secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela sobre o tiroteiro que culminou com quatro mortes.

Em entrevista no início da semana, o titular da SSP condenou a atitude do PM de haver reagido ao assalto. Para ele, foi a reação o que acabou provocando a chacina (leia mais).

Em postagem na sua página no Facebook, Erick Rodrigues chamou o secretário de “mentiroso” e “artista”.

“Secretário Jefferson Portela, além de mentiroso é artista. Fez um teatro no velório do meu irmão Max Muller avisando que haveria mudança, que bandido não iria mais andar à vontade na cidade”, escreveu.

O irmão do PM criticou o fato de que, após o velório, Portela deu entrevista praticamente culpando o Muller pelo ocorrido.

“Fala pelas costas que meu irmão foi o culpado pelas mortes […] porque ele reagiu aos tiros dos bandidos”, completou.

Na entrevista concedida sobre o assunto, na segunda-feira, o secretário de Segurança disse que o militar deveria ter “evitado o confronto” com os bandidos”.

“Nós devemos sempre, como agentes públicos de segurança, evitar o confronto onde a gente não possa ter uma garantia de supremacia da força estatal sobre a força marginal. A orientação é essa, a reação da gente deve ser pautada na possibilidade de domínio e não numa possibilidade de risco. Se for de risco, o certo é evitar, deixar para fazer a perseguição policial e captura depois. Não devemos expor nossa própria vida e nem a de terceiros em confronto que possa ser evitado”, disse.

Desarmados

Ganhou contornos de revolta a reação de militares e da população em geral após a revelação do Blog do Gilberto Léda de que PMs do do Maranhão podem ser obrigados pelo comando da corporação a andar desarmados em seus dias de folga.

protestoProtesto

Amigos e familiares de Max Muller marcaram para o sábado (30), às 8h da manhã, uma homenagem ao PM.

A concentração ocorrerá no parquinho da Avenida Litorânea.

A ideia é que todos vão de branco e com cartazes pedindo paz e segurança.

13 pensou em “Irmão de PM morto diz que Jefferson Portela é “mentiroso” e “artista”

  1. Realmente este rapaz Max, era inexperiente e colocou a vida das outras pessoas em risco, ele morreu, foi triste sim, mas foi irresponsável ao reagir sem pelo menos verificar o ambiente a sua volta. Quem sou eu para julgar, mas acho que o rapaz agiu mal.

  2. Gilberto, pode ser mera coincidência, mas chamou a minha atenção, a mudança repentina do secretário de segurança, sobre o caso do policial assassinado em panaquatira a alguns dias. Eu acompanheia atentamente o desenrolar dos fatos durante todo esse tempo, em blogues, tvs e rádios. E em um dado momento, o jornal da Band veiculou um acontecimento semelhante ao ocorrido em nossa cidade. Quatro assaltantes adentraram só uma festa criança e um policial reagiu e trocou tiros com os bandidos e três pessoas foram mortas, até ai tudo parecido, só que o apresentador do jornal,Carlos boechar, questionou a ação do policial, que ao reagir, colocou em risco vidas de pessoas inocentes e que esse comportamento e irresponsável. Póis bem. Passados alguns dias o Jeferson Portela da uma entrevista, contradizendo tudo que havia dito, e compactuando com o apresentador, condenado e indo além, querendo desarmar os policiais nos dias de folga. É lamentável.

  3. Em um filme, tem artistas e bandidos. Esse sujeito, pelo trotar da mulla vermelha, pelo balanço da decadente foice e do “broxado” martelo, deve ser escalado é como bandido… e daqueles bem covardes, que só atiram pelas costas das vítimas.

  4. Acho que o Secretario de Segurança devia voltar para militância, pois como Secretário de Segurança é Bom Delegado.

    • Está enganado, ele também sabe convencer o governador a aumentar ( e muito ) o salário dos delegados e de toda a policia civil. A PM , que são os que realmente trabalham e correm muito mais riscos,que se lasque.

  5. É lamentável em todos aspectos a morte do policial e demais pessoas quê estavam no local do evento, mas não deixa de ser uma imprudência a reação do policial, pois os marginais já haviam cometido o mesmo delito nos arredores e não houve mortes apesar da violência.

  6. acho que pela emoção não mereça uma resposta do secretário, mas meu amigo, estar sendo comprovada nas investigações que a reação foi a causa morte de tantas pessoas, intendo, você perdeu um irmão e isso e muito doloroso, mas não vamos agir pela emoção.

  7. Não posso condenar a atitude do policial ,o fato é que ao perceberem um policial no meio das pessoas, os assaltantes iriam matá-lo com certeza e poderiam achar que os outros também eram policiais e matar à todos também.

  8. Mas como tem especialista em segurança aqui! é tanta merda nos comentários! Os bandidos assaltam, fazem vítimas e o culpado é o POLICIAL!??! o que essa gente tem na cabeça, cocô!? O secretário está culpando o PM por agir em legítima defesa dele e de outrem!? que porra de país é esse em que vítima vira bandido?! porra o cara nem respeita a dor da família que perdeu um ente querido e além disso um servidor público!?

  9. A PM Faz um juramento assim como putrss corporacoes militares de doar a sua vida em detrimento das vidas alheias, o soldado acima citado fez simplesmente o que ele jurou. Falhou? Talvez mas ele morreu lutando e tentando salvar a vidas de outras pessoas, pessoas essas desconhecidas . Esse cara é um heroi, ai vem pessoas retrógradas chamar ele de irresponsável, e mais um secretario bosta que quer desarmar a pm, armado se mata ou morre, desarmado so morre igual gado, loucura de um secretário inexperiente com toda certeza vagabundo conhece os pms… isso é um homicídio!

  10. Eu so tenho uma coisa a dizer: Troca o policial da cena e colocam-se naquele momento pois falar é fácil é fato que perdemos e perderemos Sempre se continuarmos achando que sabemos de tudo mas um dia seu dia chegará e veremos sua reação boa noite a tdos!

Os comentários estão fechados.