São João de São Luís não terá Boi da Maioba

maiobaEssa eu sinceramente não acredito que seja de conhecimento do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

A Fundação Municipal da Cultura (Func) de São Luís, comandada pelo petista Marlon Botão, divulgou ontem (1º) a relação das brincadeiras que irão se apresentar durante o São João da capital.

E, dentre os 80 grupos de Bumba-Meu-Boi selecionados (vejam só!) não está o Boi da Maioba.

Isso mesmo: o Boi da Maioba está fora

Nada contra todos os que foram selecionados – cada um dá, a sua maneira, uma contribuição para a cultura maranhense. Mas imaginar um São João em São Luís sem o Boi da Maioba, uma das referências do gênero, é surreal.

Segundo os critérios da Func, o Boi da Maioba ficou apenas 133º lugar na seleção de propostas, que avaliou “portfólio ou currículo artístico com notícias e fotos sobre o grupo, texto descritivo sobre a história e relevância do grupo para a cultura maranhense, CD ou DVD com algum registro, repertório musical coerente com as propostas de show musical, entre outros requisitos que constavam em edital de seleção”, de acordo com nota da Prefeitura. Como eram apenas 80 vagas, o grupo ficou de fora.

Brincadeiras como o Boi da Maioba, de Maracanã, de Axixá, de Morros, de Nina Rodrigues e Cacuriá de Dona Teté (perdão se esqueci algum de igual expressão) não deveriam sequer entrar em concurso de projetos.

A presença delas nas festas juninas apenas acrescenta aos arraiais. Engrandece, na verdade.

Portanto, fica a certeza de que o prefeito Edivaldo Júnior não vai deixar um dos maiores bois do estado de fora do maior São João do Maranhão.

30 pensou em “São João de São Luís não terá Boi da Maioba

  1. Isso só pode ser piada, esse critério de seleção. Onde já se viu deixar a Maioba de fora. Esse cara deve ser doido.

  2. Brincadeiras como o Boi da Maioba, de Maracanã, de Axixá, de Morros, de Nina Rodrigues e Cacuriá de Dona Teté Boi Barrica também não deveriam sequer entrar em concurso. Concordo perfeitamente ..

  3. Culpa é da administraçao da Brincadeira nao entregou a papelada da brincadeira a tempo determinado pela FUNC nem com a prorrogacao agora querem dar show ,

    • A cultura maranhenses não se apresenta em papelada, mas, sim nas ruas e no coração do povo que nunca viu um São João sem Boi da Maioba e agora corre esse risco. É notótio e público a relevância cultural do Boi da Maioba, não tem que provar nada. Se a secretaria carece de critérios, pq não se utiliza da vontade popular, que é de onde emana a cultura. Absurdo

  4. No grito, não!

    Acostumado a garantir a participação na programação dos festejos juninos só na base do urro e do apadrinhamento, o Boi da Maioba sequer apresentou os documentos exigidos pelo edital do São João 2015 de São Luís. Resultado: o grupo folclórico foi desclassificado pela Fundação Municipal de Cultura (FUNC) e não se apresentará nos arraiais patrocinados pela prefeitura. Pelo mesmo motivo, foram desclassificados o Boi de Axixá e o Boi de Leonardo.

    • Boi de Axixa decidiu não se apresentar, amigo. Diz que não aceita receber seis meses depois das apresentações

    • Agora incrível ainda meterem o boi da floresta no meio disso, com o mestre Apolonio tendo morrido ontem. Vcs acham mesmo q eles estavam preocupados com edital enquanto o mestre agonizava num leito de UTI

    • Cultura é cultura, amigo. Feio ou não, o Boi da Maioba é referencia e tem hst, além de arrastar multidões

  5. Gente todas as atrações são boas… mas se não fosse adotado um critério de seleção, ou mesmo alguns grupos tivessem uma “prioridade” estariam reclamando também!

  6. Que eu saiba essa situação do edital para escolha das brincadeiras segue uma determinação do ministerio da cultura, sendo comum ate em outras regioes do pais pra evitar o famoso clientelismo nessa area também.

  7. Pingback: Marlon Botão: dois pesos e duas medidas na Func | Gilberto Léda

  8. O boi da Maioba é sem duvida uma atração que como tantas outras, representa bem a cultura maranhense. Mas se o edital foi baseado em uma escolha democratica, do que estao reclamando?

  9. Que exagero gente… O Boi da Maioba é ótimo, mas foi lançado um edital e se ele não se adequou, é natural que outras atrações ganhem espaço!

  10. Ah eu acho que dizer que o Boi da Maioba não pode ficar de fora, é desmerecer os outros grupos que foram selecionados…

    • Nada contra outros grupos, mas hst mostra q estou certo ao exigir a presença do Boi da Maioba

  11. Eu ia viajar para São Luis para ver o boi da maioba nos arraiais, e agora o que eu faço? Já tinha planejado com minha família e tudo mais, já tinha avisado os parentes da Ilha, e agora? Gosto demais dos outros bois, como também das demais atrações, mas o boi da maioba é o boi da maioba. Comentei com minha esposa o ocorrido e ela já disse que não vai a São Luis. E pelo visto acho que não é só nós que não vamos. A cultura maranhense está fadada a decadência, era a unica coisa boa que nos restava, agora vão terminar de acabar com a nossa cultura. Eita Edivaldo Holanda, com essa ai tu acabou de perder a eleição, pois te afirmo aqui, que não são centenas de apaixonados pelo boi da Maioba, e sim Milhares, pois com essa ai eu, sinceramente, não contava. Até o próximo festejo junino, pois vou procurar outros points para viajar agora nas minhas férias, acho que vou à Carolina, gastar meu dinheiro lá.

  12. engraçado os grupos de bumba meu boi são tão Unidos, pq os mesmos que dizem ser do protesto nao fazem uma paralização.Ou vcs estão sem grana. Ajudem o próximo. Não se apresentem e deem uma resposta aos governantes.

  13. Pingback: Prefeitura confirma Boi da Maioba na Maria Aragão | Gilberto Léda

  14. … Entendam, você sabe responder uma prova, porém se não apresentarem uma documentação para o professor (mestre) essa nota Não será válida. Assim funcionou a classificação das brincadeiras se é válida para um tem que ser pra todos. Boi da Maioba é bom ? É mas não vejo beleza nenhuma. Concordo com a FUNC documentos sao documentos.

    • Sou ludovicense. Fui criado vendo cantadores da Ilha como José Camões (anos 40-48), Luiz Gonzaga [(DANAVÓ)-anos 49-53], comandando o bumba-boi de São José dos Índios. Deposi disso, Danavó foi pra Maioba e lá faleceu, sendo substituído por João Chiador, que por trinta anos foi o comandante da Maioba. Agora temos o Chagas, também, com belas toadas. Viva o Bumba-boi do Maranhão, sem política. Adoro todas as brincadeiras.

Os comentários estão fechados.