Marlon Botão: dois pesos e duas medidas na Func

marlonNa tarde de ontem (2), horas depois de este blog revelar que a Fundação Municipal de Cultura (Func) deixara de fora da programação oficial do São João de São Luís o Bumba-Meu-Boi da Maioba (releia), o titular da pasta, Marlon Botão (PT), fez publicar na página da Prefeitura um release informando que a escolha das brincadeiras para as festas juninas da capital deu-se por critérios técnicos.

Para justificar a ausência de uma das mais tradicionais brincadeiras juninas do Maranhão, ele ressaltou que o objetivo do concurso de projetos, por edital, foi uma forma de evitar “apadrinhamento e clientelismo”.

“Estamos procurando aplicar no desenvolvimento de todas as políticas dentro da fundação esta estratégia de edital porque é uma forma de democratizar, de transparecer e aplicar devidamente os recursos públicos, seguindo orientação do prefeito Edivaldo. Esse processo busca evitar apadrinhamento e clientelismo nos projetos culturais realizados na capital”, disse o petista.

Muito bem.

O problema é que o mesmo Marlon Botão parece não se ter preocupado tanto assim com o fim do “apadrinhamento e clientelismo” quando da montagem da passarela do samba, no início do ano, no Anel Viário.

Ele nunca conseguiu explicar direito – na verdade, sempre que tentou acabou se enrolando mais e mais – como é que uma empresa estava montando a estrutura da passarela mesmo antes da licitação (reveja).

Segundo denúncia de O Estado, no mesmo horário em que estava marcado o pregão para a escolha (?) da empresa, a Construmaq já montava toda a estrutura, que chegara muitas horas antes ao local do descarregamento.

Detalhe: depois de já iniciados os trabalhos, Marlon dava entrevista ao jornal, informando que os envelopes haviam sido abertos e que, qual um passe de mágica, era a Construmaq a vencedora.

Botão ainda disse que três empresas participaram do pregão.

A ata do certame o desmentiu: apenas a Construmaq apareceu para retirar o edital de licitação. E ainda com registro irregular no Crea. Messmo assim, o presidente da Func deu a ordem de serviço.

“Estamos fazendo isso para garantir a celeridade, mas sem ferir nenhum dos princípios legais que a licitação exige”, declarou ele em entrevista a O Estado na ocasião.

Tudo para evitar “apadrinhamento e clientelismo”, não é mesmo?

Abre o olho, Edivaldo!

21 pensou em “Marlon Botão: dois pesos e duas medidas na Func

  1. Gilberto, esse senhor fez um péssimo trabalho no IFMA, Campus Monte Castelo apadrinhado por Washington Macaxeira. Sempre apadrinhado pelo PT vai se mantendo em órgãos públicos sem competência alguma.

  2. Gilberto,
    Esse rapaz teve a capacidade de colocar, simpatizantes, torcedores, apaixonados.etc, da maior orquestra de percussão do mundo, o BOI DA MAIOBA, contra um desgastado alcaide. Saiba esse moço, que a administração municipal não é referência nenhuma de combate ao CLIENTELISMO E AO APADRINHAMENTO em todos os níveis, nem aqui e nem na China. Existem manifestações culturais no MARANHÃO que são SELECIONADAS automaticamente, pela sua importância e tradição e o BOI DA MAIOBA, é um desses´ou dessas.

  3. Essa administração não sabe a diferença de uma matraca para um maracá…. simples assim. E por demais esse São João será bancado pelo governo do Estado, e o prefeito mais uma vez vai precisar encostar a cabeça no ombro do governador e chorar com medo dos foguetes dos folguedos juninos.

  4. Gilberto, os alunos do CINTRA (Centro Integrado do Rio Anil) foram aconselhados pela atual diretora, a não utilizarem celulares para filmar dentro da escola, mesmo que seja para fazer registro de qualquer natureza. A orientação foi feita pessoalmente pela diretora, e que caso haja qualquer desobediência, os alunos sofreram punições, que vão de suspensão a expulsão da escola.

  5. Uma coisa é certa! Edivaldo foi cagado em ganhar a prefeitura e está cagado de incompetência e maus auxiliares. São todos muito fraco, com exceção de Canindé SMTT

  6. É combater clientelismo sim! Alias, quem é de dentro do boi sabe que Maioba so toca onde é muito bem pago! de repente a proposta nao os interessou.

  7. Aqui vai me opinião: Sou rigorosamente a favor de qualquer apuração de indícios de corrupção em qualquer grau… Caso o Marlon esteja envolvido no caso acima citado,cabe ao prefeito tomar as devidas providências de apurações,e, se for o caso, exonerar os reapossáveis.
    Agora, o Bumba Boi da Maioba,no que pese toda sua tração, é,exatamente igual, a qualquer outra entidade cultura do Estado.Portanto, como todas as outras tem que está rigorosamente dentro das regras do editorial da FUNC para avaliação das manifestações culturais.
    Herbertt Morais

    • Não, Herbert. O Boi da Maioba não é igual a qualquer outra entidade, pq construiu ao longo da história a sua importância .

  8. Rapaz isso ja foi explicado. Essa questao do edital nao foi criada! é uma determinação do ministerio da cultura fazer esse processo pra contratação de brincadeiras.

  9. Prefeitura fazendo de maneira honesta e correta o São João e ainda tem gente que reclama, faça-me o favor…

  10. Prefeitura agindo de maneira correta o São João é coisa seria, faz tempo que não é brincadeira

    • Deve ser por isso que já deram um jeito de incluir a Maioba né? Problema de algumas pessoas é não admitir que a crítica é construtiva. Maioba não poderia ficar de fora nunca

  11. O dindim da prefeitura indo pros ralos da corrupção. Acho (tenho certeza) que é por isso que a capital está do jeito que está.

  12. Isso é bobeira, esse pessoal do PT do velho Márcio Jerry … do velho PT, tem umas frescuras que não levam a lugar nenhum. Sobre o Boi da Maioba … “alguns são mais iguais do que outros” ( Basta ver Nunes e Geraldo com suas consortes no Porto ), quem disser diferente é porque não entende da vida como ela é. Está pondo em risco a já arriscada reeleição de Holandinha.

Os comentários estão fechados.