Adriano Sarney solidariza-se com indígenas acampados nos Leões

adrianoO deputado estadual Adriano Sarney (PV) solidarizou-se, hoje (7), com os indígenas que acamparam nos arredores do Palácio dos Leões, em São Luís. São 178 no total, segundo a liderança do movimento.

Após uma conversa com um dos líderes do movimento, Uirauchene Soares, na sede da Assembleia Legislativa (reveja), o parlamentar dirigiu-se ao local do acampamento na Praça Dom Pedro II, e conversou com outros índios.

“Os índios estão em atitude pacífica. Querem apenas uma linha de diálogo com o governador para cobrar o que foi prometido”, relatou Adriano.

Desde a semana passada na capital, os manifestantes reivindicam a reativação do conselho indígena de educação, cursos de formação continuada para professores indígenas, novos contratos para diretores, zeladores e vigias, além do pagamento do transporte escolar para alunos se deslocarem das aldeias até as escolas.

Os índios cobram, também, informações sobre Messias Providência Guajajara, que teria desaparecido após o início dos protestos. Eles culpam o governo pelo sumiço.

Uirauchene Soares diz que recebeu ameaças do secretário de Estado de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry (PCdoB), e do secretário de Segurança, Jefferson Portela. Diz mais: que outros dois líderes receberam dinheiro para abandonar o movimento.

“Eu fui ameaçado lá dentro do Palácio pelo senhor Márcio Jerry e pelo secretário de Segurança, Jefferson Portela. Nossa reivindicação é educação e o cara bota o secretário de Segurança para nos intimidar”, reclamou.

Ele afirmou que os manifestantes só saem da Assembleia depois que conseguirem conversar com o governador sobre as reivindicações.

“É uma ditadura! Até então a gente não consegue sentar com o governador. O governador senta com os quilombolas, senta com os sem-terra, senta com os vigilantes. E o índios, nada. Que democracia é essa? Que mudança é essa?”, questionou.

Pelo Twitter, o governador Flávio Dino (PCdoB) já disse que não pagará os R$ 50 milhões cobrados por empresários que fazem o transporte escolar indígena nas aldeias de Amarante, Jenipapo dos Vieira, Grajaú e Barra do Corda.

O comunista acusa os índios de servir de massa de manobra para os empresários.

“O Governo do Maranhão não pode destinar R$ 50 milhões para dois ou três empresários por um serviço cujo pagamento foi recusado pelo governo anterior”, escreveu em seu Twitter o governador Flávio Dino (PCdoB).

Isolamento

palacioEm virtude da presença dos indígenas na área do Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino (PCdoB) determinou a montagem de um cordão de isolamento ao redor da sede do governo.

Coube a homens da Polícia Militar cumprir a ordem, em mais uma das demonstrações de incoerência do comunista, que tanto criticou os cordões de isolamento montados pela ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) na gestão passada.

Respeito

O vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias, deputado Wellington do Curso (PPS), ouviu os anseios de indígenas que, por volta das 11h30min desta terça-feira (7), ocuparam a galeria da Assembleia Legislativa e iniciaram uma greve de fome, como forma de protesto, a fim de obter a atenção do Poder Público.

Na ocasião, o parlamentar reafirmou o seu compromisso com a dignidade humana e se colocou à disposição para defender os direitos indígenas. “Após ouvir os anseios dos indígenas, vemos que a principal ‘reivindicação’ faz referência à Educação, visto que a Constituição Federal assegura o acesso à educação e aos demais direitos fundamentais. Os índios são cidadãos e, como tais, merecem atenção e respeito. Coloco-me à disposição dos indígenas e ratifico o meu compromisso com a justiça social e o zelo por aquilo que é princípio em nosso Estado: a dignidade humana”, destacou.

8 pensou em “Adriano Sarney solidariza-se com indígenas acampados nos Leões

  1. SRS. ESSA MISSÃO ERA DO DEPUTADO DUTRA, BIRA DO PINDARÉ, OTHELINO E OUTROS. COM ISSO VEMOS QUE OS VENTOS DA MUDANÇA SÃO REALMENTE FORTES. COMO MUDARAM DE POSICÃO. PEDRA VIROU TELHADO E TELHADO VIROU PEDRA.

  2. Agora tenho plena certeza de que nada mudou. Bastava Flávio Dino descer a escada do palácio e de sua arrogância e conversar com os indíos. Como a maioria dos políticos, ele tem duas caras: uma de candidato e a outra de eleito. Tenho um amigo que é vereador de Rosário e ajudou na eleição de um deputado do governo. Agora eleito ele não o recebe mais. É a vida política. Eu acho que aquelas pessoas que Flávio Dino atendeu na praça Pedro II, há meses atrás era pura armação.

  3. AINDA BEM QUE O MEU VOTO ESTÁ VALENDO! ESSE DEPUTADO ADRIANO É ATUANTE DEMAIS, SAIR DO CONFORTO PRA VER DE PERTO A CRUELDADE QUE ESSE GOVERNO DO MAL ESTÁ FAZENDO COM OS ÍNDIOS. DEPUTADO ADRIANO, AINDA VEREI O SENHOR GOVERNADOR DO MARANHÃO!!

  4. HÁ UMA DIFERENÇA MUITO GRANDE ENTRE UM DEPUTADO “SOLIDÁRIO” E UM QUE LUTA PELA CAUSA. O QUE SERÁ QUE O DEPUTADO SARNEY PREFERE? QUAL SEU HISTÓRICO DE LUTA PELA CAUSA DOS POVOS INDIGENAS?ALGUÉM CONHECE, SE CONHECEREM ME DIGAM, PARA EU PEDIR DESCULPAS AO NOBRE DEPUTADO.

  5. Foi pra esse tipo de situação q esse filhote de abutre se elegeu ele é deputado para financiar a desordem em nosso Estado pois deveria ter vergonha na cara pois esse debito50 milhões foi deixado pela titia dele Rosengana Sarney.

Os comentários estão fechados.