Governo diz que paga convênios a prefeituras nesta semana

De O Estado

dinoO secretário de Estado de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry (PCdoB), anunciou no sábado, 25, em contato com O Estado, que o Governo do Maranhão deve iniciar nesta semana o pagamento de convênios firmados entre o Executivo estadual e prefeituras maranhenses ainda em 2014.

A cobrança dessa “dívida” faz parte do pacote de reivindicações que os prefeitos devem levar ao governador Flávio Dino (PCdoB) durante reunião cuja data eles ainda aguardam ser anunciada pelo Palácio dos Leões.

Em reportagem publicada na edição de ontem, O Estado mostrou que só em julho os gestores já se reuniram duas vezes para tratar, principalmente, da preocupação quanto à paralisação do pagamento desses convênios. Na maioria dos casos, alegam os prefeitos, as obras estão concluídas e as empresas cobram o pagamento pelos serviços.

Segundo Jerry, numa reunião ocorrida na sexta-feira, 24, o governo fechou “um primeiro lote” de convênios a serem quitados.

Ele não revelou valores, nem quais prefeituras seriam beneficiadas na primeira leva. Mas afirmou que a previsão é de que os pagamentos comecem a ser feitos já nesta semana.

“Ontem [sexta-feira] fechamos um primeiro lote de convênios que podem e serão pagos, a partir da próxima semana”, declarou.

Encontros

Ainda de acordo com o auxiliar governamental, Flávio Dino tem ouvido dos próprios prefeitos suas queixas em relação à quitação desses débitos por parte do governo.

O comunista garante que o governador já manteve encontros com “mais da metade” dos prefeitos do Maranhão.

“Em menos de sete meses de gestão, o governador Flávio Dino já reuniu com mais da metade dos prefeitos dos municípios do estado. E continua reunindo”, completou.

A pauta de reivindicações definitiva dos prefeitos foi definida em reunião na quinta-feira da semana passada, na sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

Além do pagamento dos convênios, os gestores cobram solução para o custeio do transporte escolar; para a manutenção dos hospitais estaduais; e para o custeio do setor da segurança pública nas cidades. Os prefeitos devem cobrar, ainda, a volta de PMs para o interior do estado.

“Os municípios estão sem dinheiro, praticamente falidos, principalmente devido a queda do FPM e ao subfinanciamento dos programas federais. E a sociedade, o cidadão, precisa conhecer essa dura realidade. Nós, prefeitos e prefeitas, temos que nos unir, cobrar os Governos [Estadual e Federal]”, avaliou o prefeito de Pinheiro, Filuca Mendes (PMDB), para quem a situação dos municípios é “crítica”.

4 pensou em “Governo diz que paga convênios a prefeituras nesta semana

  1. SÓ PAGARÁ OS CONVÊNIOS DOS QUE SE MOSTRARAM OU SE MOSTRAREM ALIADOS DO GOVERNO, PELO MENOS ESTES SERÃO OS PRIMEIROS A RECEBER.

  2. labelled » Uirauchene diz que tem bomba a revelar sobre mais propineiros no Governo Flavio Dino e, que conversa gravada com Marcio Jerry é o estopim da explosão
    Uirauchene diz que tem bomba a revelar sobre mais propineiros no Governo Flavio Dino e, que conversa gravada com Marcio Jerry é o estopim da explosão

    Tem gente com aquilo tão apertado que estaria até cortando prego. Tudo por conta das declarações do índio Guajajara Uirauchene Alves Soares de que tem uma lista de pessoas dentro do governo para os quais deu propina para receber o dinheiro do pagamento do transportes escolar indígena.
    O blog do Luis Cardoso já havia antecipado a munição que Uirauchene tem guardada para explodir no momento certo, conforme ele mesmo revelou em conversa nas proximidade da recepção da Assembleia Legislativa. É nitroglicerina pura.
    Ontem, em entrevista ao jornalista Geraldo Castro, na Rádio Mirante, o líder indígena voltou a confirmar que tem uma lista de pessoas que receberam propinas para facilitar o pagamento das empresas que transportam os índios para as escolas.
    “Foi armado um circo em torno dessa problemática e o Governo tentou apenas me desqualificar diante das minhas denuncias, mas não rebateu nenhuma afirmação minha, inclusive tudo que foi acertado na OAB-MA não está sendo cumprido pelo Governo Flávio Dino”, lembrou, ao se reportar sobre a propina recebida pela assessora especial Simone Limeira, no valor de R$ 8 mil.
    “A propina aconteceu sim, a Simone era uma espécie de lobista. A maior prova, além dos depósitos e das mensagens já divulgadas, é que quando ela recebeu a propina na sexta-feira pela manhã, na parte da tarde a Secretaria de Educação emitiu um documento para pagamento da empresa, tenho ele em mãos, mas na segunda-feira estranhamente o Governo suspendeu o pagamento. O Governo tentou desmoralizar um padre sério e agora quer me desmoralizar. Tenho uma lista de funcionários que recebe propina no Governo, tem gente que está sem dormir, já informei até alguns deputados e na hora certa ela (a lista) aparecerá. Inclusive sou a favor de uma CPI da Propina, eu estou à disposição para colaborar”, afirmou na Rádio Mirante.
    Ele conta que tem uma conversa gravada com o poderoso secretário Márcio Jerry em que propostas indecorosas teriam sido feitas. É aguardar o momento da bomba explodir.

  3. Pingback: Convênio: após anunciar pagamento, Governo “joga” reunião para a semana que vem | Gilberto Léda

  4. Pingback: Convênios: governo “joga” reunião para a semana que vem | Bom Lugar Notícias

Os comentários estão fechados.