Urbano Santos, Embrapa e Sebrae: Modelo de Dignidade no campo

embrapaA agricultura familiar é de fundamental importância para dar dignidade às pessoas do campo. No município de Urbano Santos, os trabalhadores rurais só precisavam de incentivo e assistência técnica, e os resultados já são sentidos pelas famílias e pela economia da cidade.

Em pouco mais de dois anos – período em que a Prefeitura vem apoiando o projeto Mais Agricultura – o município deixou de ser importador para ser exportador de vários produtos agrícolas, gerando renda para as famílias e substancial elevação na qualidade de vida das pessoas do campo e da cidade.

O processo de transformação positiva realizada no município conta com o apoio da Embrapa e do Sebrae, para prestar assistência técnica de qualidade as famílias dos agricultores. O auxílio vai desde o plantio até a inserção do produto no mercado de consumo, tudo com o objetivo de implantar a cultura da agricultura familiar qualificada.

Em uma iniciativa simples, mas inovadora, o município inaugurou a Casa da Agricultura Familiar. O prédio concentrará todos os serviços municipais necessários para os trabalhadores rurais, como as secretarias de Agricultura e Meio-ambiente. Também contará com auditório e instalações para que os técnicos agrícolas fiquem à disposição dos trabalhadores, além de espaços para as equipes técnicas do Banco do Nordeste e demais parceiros relacionados às atividades.

Confira a reportagem do Maranhão Rural, que apresentou os avanços da Agricultura Familiar em Urbano Santos/MA.

(Da assessoria)