São Luís, canteiro de obras

edivaldoAs diversas frentes de trabalho em São Luís e as obras em andamento, há de se admitir, são incontestáveis. Estão espalhadas por toda a cidade.

Ações desenvolvidas nas áreas da saúde, infraestrutura, educação, mobilidade urbana inserem a cidade em um novo cenário: na lista dos contemplados, encontra-se a população mais carente, moradores de bairros periféricos, antes esquecidos pelo poder público.

E esse é o motivo da retomada da popularidade do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

“Nossa cidade tem se tornado cada vez mais um lugar digno para se viver. Estamos empregando esforços em várias áreas de atuação, a fim de beneficiar a população ludovicense e oferecer serviços de qualidade, tanto para os moradores quanto para quem visita a nossa cidade. Muito já foi realizado e muito mais está sendo planejado”, destaca o petecista.

Entre as ações que estão em andamento encontram-se os serviços de requalificação asfáltica e drenagem em vários bairros da capital maranhense – Cidade Operária, um dos gargalos principais em São Luís, já recebe camadas novas de asfalto. Vinhais, Tirirical, Cohab, Cohatrac, para citar alguns exemplos, estão sendo beneficiados com drenagens profundas, canais e pavimentação.

Drenagem e canais, inclusive, darão mais resistência ao asfalto que será colocado e consolidam-se como obras estruturantes, que gestor nenhum prioriza, em função de não ficar à mostra, mas que agora receberam a atenção devida. Os investimentos na saúde e na mobilidade urbana também já refletem melhorias na qualidade de vida da população. O desenvolvimento das atividades do Programa “São Luís, Cidade Jardim” também está entre as ações de maior impacto positivo nessa área, reconfigurando o espaço urbano, em um esforço perceptível para tornar a capital mais bonita.

Drenagem e pavimentação

Até o final de 2015, serão implantados 300 quilômetros de asfalto novo, além de drenagem superficial, que incluem os serviços de implantação ou recuperação de sarjetas, meios-fios e calçadas na capital maranhense. No bairro do São Bernardo, por exemplo, as obras de drenagem profunda e pavimentação atende a um dos maiores e mais antigos anseios dos moradores desta região, que há anos sofrem com problemas de alagamento e buracos.

vila_palmeiraJá na Vila Palmeira, estão previstos, inicialmente, 5 km de recapeamento asfáltico de vias. Os serviços contemplam as vias do Cema, a Nossa Senhora, a Dom Pedro I e São Jorge. Além dessas outras ruas foram incluídas no programa de requalificação asfáltica, entre elas as ruas Gonçalves Dias, Felicidade, Portugal, Haroldo Tavares, Princesa Isabel, Nossa Senhora da Vitória, 1º de Maio, Travessa Feliz, Travessa São José, Ivar Saldanha, Daniel de La Touche, Nossa Senhora Aparecida, São João e outras.

No Residencial Pontal da Ilha, bairro localizado entre o Conjunto São Raimundo e a Vila Cascavel, a Prefeitura está executando serviços de pavimentação asfáltica em todas as 44 ruas do bairro. Todas as vias estão recebendo também serviços de drenagem superficial que contemplam a construção de meios-fios, sarjeta e calçadas. Beneficiando cerca de 3 mil moradores, os serviços já foram concluídos nas ruas da Mangueira, Amendoeira, Prata, Bronze, Ipê, Pinho, Cajueiro, Icos, Coqueiro e Abacateiro.

Nos bairros do São Cristóvão/Tirirical e Cidade Operária estão em andamento as obras de drenagem profunda e de pavimentação asfáltica. Além do sistema de drenagem profunda, as vias atingidas pelo serviço vão receber também tratamento de drenagem superficial com a implantação de sarjetas, meios-fios e calçadas, com a finalidade de orientar corretamente o fluxo de águas pluviais, evitando o acúmulo de água sobre o pavimento, além de melhorar a acessibilidade para pedestres.

Trânsito

JARACATIAs obras de melhorias para o trânsito também estão em andamento em pontos estratégicos da capital. E são, de longe, o maior legado da atual gestão municipal.

Na Avenida Carlos Cunha, a obra já apresenta benefícios para quem trafega pelo local. Já na Avenida dos Franceses está sendo iniciada a segunda etapa da intervenção. As modificações realizadas pela Prefeitura de São Luís integram o Plano Estratégico de Melhorias para o Trânsito, lançado na gestão Edivaldo. Com as obras, estão sendo beneficiados condutores, pedestres e usuários de transporte coletivo e a melhora do fluxo é notada no dia a dia.

Saúde

Uma nova UPA Municipal está sendo construída na área do Distrito Industrial, com o propósito de atender às comunidades da zona rural da capital. A obra, que é fruto de parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e a Alumar, será inaugurada em setembro próximo, para prestar atendimento de urgência e emergência clínica de média complexidade, além de serviço médicos ambulatoriais. A UPA integra o conjunto de ações desenvolvidas pelo poder público municipal na área da saúde.

Além da nova unidade de saúde, a Prefeitura viabilizou a reforma centros de saúde e hospitais. O Centro de Saúde na Vila Janaína, por exemplo, foi totalmente reformado e reaparelhado. Além das melhorias estruturais, a Unidade de Saúde da Vila Janaína conta agora com três equipes do Programa Saúde da Família (PSF), aumentou para três o número de dentistas (antes funcionava com um profissional) e teve o sistema de dados administrativos e de pacientes totalmente informatizados.

Educação

A construção de uma escola de educação básica no bairro Chácara Brasil beneficiará moradores do local e de áreas adjacentes. A unidade escolar terá capacidade para 400 alunos em cada turno, totalizando 1200 estudantes. Na escola serão oferecidos ainda a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O poder público municipal está realizando também a requalificação estrutural em 40 escolas. Os reparos incluem revisão das instalações elétricas e hidráulica, troca do forro e de portas e janelas, limpeza de cisternas e caixas d’água, descupinização, pintura, capina e poda de árvores localizadas no espaço escolar.

portinhoA requalificação da Praça do Pescador é mais uma obra em que a Prefeitura avança no processo de resgate do Centro Histórico da cidade. A praça está localizada no bairro do Portinho, um dos mais tradicionais do centro de São Luís. Depois de concluída, vai transformar de maneira direta as comunidades da circunvizinhança formada pelos bairros do Desterro e Praia Grande, além dos turistas e visitantes ocasionais. Outras praças seguem a linha de reformulação e repaginação: a Praça do Jegue vai ser totalmente requalificada, na Camboa; a do Letrado, no Vinhais, e a do Ipase de Baixo também.

A revitalização de praças esportivas em São Luís também beneficia a população, especialmente aqueles que praticam atividades esportivas. O Estádio Beira Rio (Ilhinha), a quadra da Alemanha, o campo Jairzão (Coroadinho) e a quadra do Japão (Liberdade) foram alguns dos contemplados com os serviços, que consistem na recuperação da arquibancada, do campo e da cobertura, a melhoria do gramado, melhoria no piso e reparos na pintura.

21 pensou em “São Luís, canteiro de obras

  1. EM FIM OS BLOGUEIROS QUE MAIS CRITICAVAM O PREFEITO COMEÇAM A RECONHECER O TRABALHO DO PREFEITO EDIVALDO, NÃO QUE ISSO SÓ FOI POSSIVEL EM FUNÃO DA PARCERIA COM O GOVERNADOR FLAVIO DINO, PARABENS É BONITO A GENTE, O LEITOR VÊ ESSAS MATÉRIAS DE RECONHECIMENTO.

  2. Gilberto , eu queria conhecer essa São Luis dos sonhos que vcs blogueiros tentam vender todo dia. A principal obra de São Luis, o mais asfalto é uma obra do governo do estado e fora isso são apenas uma intervenções básicas. Edvaldo será facilmente desmontado nas eleições e embora ele tenha colocado a secomzinha para aliciar diversos blogueiros para divulgar esses faz de conta , a população já deu seu veredito que pode ser facilmente atestado nas ultimas avaliações feitas pelos institutos de pesquisas. O hospital Jackson Lago, os viadutos da forquilha e holandeses, sub – prefeituras, creches entre outras obras prometidas podem ter sido esquecidas por edvaldo mas para população são uma evidência de sua fragilidade e incapacidade de cumprir com aquilo que promete.

  3. Eu moro na Cohab e isso é mentira. A única av que ele botou asfalto foi na Av 12 com uma extensão de no máximo 200 mts. Agora Placa de propaganda tem em todas as ruas e av da Cohab. No Cohatrac nunca vi nada de asfalto. Gilberto quando vc for publicar alguma coisa relacionada a obras desse Prefeito certifique-se primeiro pra ver se realmente é verdade. Ele tá louco pra se reeleger. Porque não procurou fazer alguma coisa antes somente agora a um ano da eleição. Cadê as promessas de campanha? O povo não esquece e nem é burro. Nunca fez nenhuma delas. Nem vou citar porque todo mundo sabe quais foram. Uma abraço Gilberto

  4. Só as avenidas? e as ruas dos bairros? aqui no Turu na rua que fica entre uma agencia da caixa e o supermercado Mateus esta intrafegável.

  5. kkkkkkkkk. Tá de brincadeira né? Cohab e Cohatrac só buraco e sujeira. EDIVALA NUNCA MAIS! Vai tentar enganar outra besta

  6. ELEIÇÃO CHEGANDO, POLÍTICOS FINGINDO QUE ESTÃO TRABALHANDO, E A POPULAÇÃO SEM EDUCAÇÃO (ENSINO PÚBLICO DIGNO) ACREDITANDO EM TUDO QUE NADA MAIS É QUE OBRIGAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!

  7. Gilberto o canteiro de obras do Hosptal da Criança na alemamha ta parado, qnd as chuvas cairem no periodo pré eleitoral vai ser um Deus nos acuda… Alguém da prefeitura pode explicar?g

    • esse é o mal de vcs… acham sempre que reconhecer o trabalho de alguém é estar “do lado”…

  8. Essa obra na Avenida Carlos Cunha foge da lógica de dar fluidez no trânsito. Eu trafego por ela todos os dias e utilizo as duas vias. E ambas pioraram. Vamos analisar:
    1. Sentido Jaracati-Centro: as 2 faixas de rolagem pra quem segue direto deslocaram-se para a extrema direita, deixando outras 2 faixas para quem vai realizar o retorno. Porém, permaneceu o semáforo… Pergunto: pra que esse semáforo? Antes já tinha 1 semáforo e o trânsito era complicado. Agora permanece complicado!!!

    2. Sentido Centro-Jaracati: quando se sai da ponte, já damos de cara com um retorno. Isso mesmo: um retorno pra voltar pra ponte!!! E essa via segue o mesmo da via do sentido oposto: as 2 faixas destinadas para quem vai direto foram deslocadas para a extrema direita e as faixas para quem vai retornar ganhou prioridade. Será que tem mais gente “voltando” do que “indo”? E outra: PRA QUE O SEMÁFORO???? Ou seja, a pessoa sai de uma ponte e já dá de cara com um retorno (que tem que evitar) e um semáforo (que não tem como evitar!).

    Foram priorizados os retornos, em detrimento de quem segue o fluxo normal, isto é, reto!!!

    Isso é a fluidez no trânsito?

    Sinceramente, ficou 10 mil vezes pior!

  9. Gilberto, bom dia! Acho bastante interessantes as intervenções no trânsito, até de certa forma simples, mas que ajudam na sua fluidez. Mas, em relação à realizada no jaracaty, até o momento não entendi o porquê de um retorno para quem vem da ponte. Já fiquei bastante tempo naquele ponto observando se alguém o utiliza, e nada! Enfim, quem vai atravessar toda a ponte Bandeira Tribuzzi, e logo no fim mudar de idéia e voltar?

  10. Esse filme entra e sai de cartaz a cada proximidade de Eleição municipal. Vejamos; Como candidato, o Sr. Edvaldo Holanda tinha solução pra tudo, quando falava ao eleitorado na TV, parecia amiga da presidenta Dilma desde menininho… Eleito, passou mais de dois anos reclamando do tal João castelo, e igual aos outros sem nada fazer a não ser pequenas maquiagens. Agora, com a aproximação das eleição inventa “obras eleitoreiras”, tipo asfalto sonrizal e manda ver… daqui no máximo dois anos, está tudo na mesma.. e assim a vida continua..
    Isso aqui é uma lástima..

  11. O Prefeito Edvaldo Holanda precisa fazer um curso de “abraçador”. Ele é muito desajeitado pra abraçar os eleitores e vai ter que abraçar muito até a eleição.

  12. Excelente matéria, vindo de um blogueiro reconhecidamente da “oposição”, mas que aborda diversos setores do projeto de Edivaldo, que até pouco tempo atrás estava reticente quanto à reeleição dele, mas que aos poucos vai mudando essa visão de “não faz nada” que ele repassava, só com trabalho se muda isso, embora ainda tenha muito o que fazer, ja demonstra avanços.

  13. Reconhecer o trabalho… Gostaria mesmo de ver esse trabalho. É lógico que estão fazendo asfaltamento em alguns pontos, mas depois de 3 anos de abandono é muito difícil consertar o estrago em poucos meses.

  14. é triste blogueiro vc chamar isso de canteiro de obra , asfalto sonrisal que agente paga o iptu mas roubam quase tudo, e retornos é brincadeira em blogueiro a população não se engana mas, capeamento de asfalto é o cumulo do cumulo chamar isso de trabalho,brincadeira

  15. aquela intervençao na entrada do itaqui bacanga ficou uma merda!! perigoso demais!!! nesse ai, nem a Elisiane Dino não voto!!!! dois fraquinhos!!!

Os comentários estão fechados.