“Eu sei lá, pô”, diz secretário de Saúde sobre destino de hospitais de 20 leitos

andreaO secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco (PDT), revelou na segunda-feira (24), que não sabe o que fazer com os hospitais de 20 leitos construídos pelo Governo do Estado na gestão passada e alguns abandonados pela administração do governador Flávio Dino (PCdoB) – veja casos aqui e aqui.

Em reunião com prefeitos para discutir uma proposta de gestão compartilhada da saúde (leia mais) Pacheco disse as regionais é que devem definir o futuro das unidades.

“Aí as pessoas me perguntam: ‘o que vc vai fazer com os hospitais de 20 leitos?’ Eu sei lá, pô! Quem tem que dizer o que vai ser feito é a regional, não sou eu”, afirmou.

A declaração do titular da SES provocou críticas por parte da deputada estadual Andrea Murad (PMDB). Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, ela declarou que a postura da atual gestão e a proposta dos conglomerados apresentada não agradaram os prefeitos.

“Ele diz que não sabe o que fazer com os hospitais de 20 leitos e eu não sei é o que ele faz ainda na Secretária de Saúde. O que ele se presta ainda para fazer na Secretaria e se dispor a ser secretário de Saúde? Nós temos que ter humildade e saber a hora de nos retirarmos quando não estamos dando conta do recado, até porque tudo que a atual gestão recebeu, estragou, a exemplo das UPAs “, discursou Andrea Murad.

Sobre os conglomerados, a deputada explicou que a proposta é antiga e que governos anteriores nunca conseguiram implantar pelo fato de deixar muitas prefeituras insatisfeitas com o compartilhamento de serviços médicos. Andrea Murad ressaltou ainda que o desejo de todas as prefeituras é que cada município tenha seu próprio hospital e que o Governo não tem interesse em ajudar ou fazer parcerias para melhorar a saúde pública no Maranhão.

“Essa ideia de conglomerado é uma tentativa antiga que nunca prosperou, assim, eles sugeriram o conglomerado, e quem não aceitar pode optar pela Portaria 113, recursos abaixo do previsto, com os critérios de produção e por habitantes. E os prefeitos saíram dessa reunião dizendo que não vão aderir à ideia, eles preferem manter os seus hospitais de 20 leitos funcionando ou pelo menos que o Governador inaugure esses hospitais, pois essa é uma conquista que cada município merece que é ter os seus hospitais de funcionando. O Governador acha que isso não é justo? Que os municípios maranhenses não merecem ter o seu hospital?”, indagou a deputada.