Festejo de Urbano Santos vira destino turístico no Maranhão

urbanoNos últimos anos, o festejo de Urbano Santos (MA) virou destino de muitos maranhenses. São excursões de todas as partes que chegam ao município neste período. A festa em devoção à Nossa Senhora da Natividade ultrapassou o contexto religioso e hoje faz parte do calendário cultural do município.

Neste ano, o festejo à santa – que batiza a Igreja Matriz do município –  tem o tema “Maria: Mãe e Missionária”. A programação teve início no último dia 29/08, com uma grande procissão seguida de missa celebrada pelo Pe. André Nivaldo. A peregrinação segue até o dia 08/09, na praça da Igreja Matriz, com celebrações eucarísticas e apresentações de cantores e ministérios de música católicos, como Diego Fernandes, Irmãs Pequeninas, Lucy Berce, Tribo de Deus e demais atrações.

A prefeita Iracema Vale afirma que as festas em Urbano Santos devem ser motivo de orgulho e de elevação da autoestima do povo urbanossantense. Para além das festas, o população tem motivos de sobra para comemorar as melhorias na qualidade de vida no município.  “A Igreja tem todos os méritos por organizar uma festa que já é referência no Maranhão. E a Prefeitura será sempre parceira dos movimentos religiosos e sociais, que buscam implementar a cultura da paz, do respeito e da tolerância, como pregam os ensinamentos cristãos”, ressaltou.

Atividades Culturais

Além das atividades religiosas, o festejo de Urbano Santos oferece aos peregrinos uma vasta programação de promoção do turismo na cidade: passeios aos rios que banham a cidade; programações artísticas que se apresentam no corredor da folia, tradicional local das festas populares na cidade.

O secretário municipal de Cultura, Wilson Souza, destacou que a Prefeitura tem como meta dar total apoio às festividades religiosas. “Como o festejo já integra o calendário cultural do município, também há uma programação artística, tudo para incentivar o turismo e valorização dos movimentos culturais do município, além de todas as vantagens que o aumento no número de visitantes trazem à economia local. Assim, para quem curte outros ritmos, haverá apresentações de bandas de renome nacional, como Forró Sacode, Furacão do Forró, Washington Brasileiro e muitas outras”, destacou.


3 pensou em “Festejo de Urbano Santos vira destino turístico no Maranhão

  1. Que bom! Esse turismo tá mesmo por baixo no Maranhão. E temos festejos e lugares maravilhosos.

  2. Enquanto isso, a farra continua solta na SECMA. Já vão fazer três meses e o São João 2015 não foi pago. Apenas os bois chamados “grandes”, que não chegam a 10. E mais 3 tambores de crioula.
    Isso num universo de dezenas de grupos, que anda não viram a cor do dinheiro, apesar de terem se apresentado. O curioso é que foi registrado um número de 80 danças portuguesas para receber. Onde elas dançaram, não sabemos.
    Só o Boi de Morros receberá do Estado 40 mil reais. Haja dançada. Fora as extras!
    E o Boi do tal Paulo de Aruanda, que era assessor da Estérica, ex-secretária maluquete, vai receber mais de 40 mil. Ele fazia as programações e tascava o grupo dele. Ganhou tanto dinheiro que abriu um terreiro novo.
    O tal grupo dançou diversas vezes no Palácio e em eventos do Estado. Tinha apresentação em que iam somente com 10 pessoas. A que pontos chegamos…

  3. Urbano Santos é um dos municípios que mais se desenvolveu no Maranhão entre as novas administrações, a prefeita IRACEMA VALE esta de parabéns por sua gestão neste Município. No aspecto cultural, as festividades tem atraído muitos turistas pela várias opções de lazer, que acidade oferece, bem como a organização, segurança e animação, além de um povo hospitaleiro e trabalhador.

Os comentários estão fechados.