Mesmo em crise, Ufma é a melhor do Maranhão em ranking da Folha

Federal está quase cem posições à frente da Universidade Ceumaranking

A Universidade Federal do Maranhão (Ufma) é a melhor do Maranhão, aponta o Ranking Universitário Folha.

O levantamento foi feito pela Folha de São Paulo e chega a sua quarta edição. Seundo a publicação, esta é “a mais ampla avaliação de qualidade de instituições de ensino superior do país”.

Com nota 58,40, a Ufma ficou em 57º lugar geral. Ceuma e Uema completam o “pódio” maranhense, com 29,41 e 26,50 pontos respectivamente.

Veja aqui o ranking completo.

14 pensou em “Mesmo em crise, Ufma é a melhor do Maranhão em ranking da Folha

  1. UEMA atrás de Ceuma em pesquisa, só se for em fofoca. A UEMA tem 10 mestrados e 2 Doutorados, primeiro indicador de pesquisa. Possui mais de 300 doutores e seu corpo docente é composto somente por mestres e doutores. Ensino não pode nem discutir, faz uma prova de cálculo na UEMA e uma no Ceuma, solicite uma redação de um aluno do ceuma e outro da uema. Só rindo mesmo. Mais uma pesquisa paga, mostra no enad que não tem como pagar.

    • a pesquisa faz referência a instituição Uema, e não ao campi Paulo VI. A realidade da Uema de São luís é totalmente diferente dos polos do interior, talvez isso justifique a posição abaixo do Ceuma.

  2. Quanto à UEMA, tenho posição de apreço aos meus colegas que muito estudam e estão sendo mal avaliados. A má avaliação garantiu ao Ceuma ano passado o primeiro lugar, sendo óbvia a inescrupulosa farsa de compra dos índices.

    A UEMA forma profissionais maravilhosos, pensadores de excelência. Parabéns, UEMA. A sociedade conhece os bons, e vocês são parte deles.

  3. So pode ser pesquisa comprada mesmo, quer comparar UEMA com Ceuma, nem em sonho; mostra as Notas do Enade

  4. Meu DEUS a que ponto chegamos nessa corrupção midiática. A UEMA atrás do CEUMA só se for na corrupção da lavagem de dinheiro, na compra de provas de medicina, dos altos índices de reprovação da OAB. No Maranhão não conheço uma Faculdade Particular que preste.

  5. Tá assim porque na Uema tem muitos professores que ganham relativamente bem e pouco fazem do tripé ensino pesquisa e extensão sua labuta diária.

    • mas na UEMA existe de verdade o tripé, ensino pesquisa e extensão. Nas particulares nem sabem o que é pesquisa e extensão

  6. Qual o problema: O Ceuma vem investindo em pós-graduação e não é somente a quantidade de Doutores e Mestres, leva-se em consideração toda a estrutura de ensino. Para que não sabe o Ceuma tem diversas pesquisas, é uma instituição que tem qualidade de ensino. A UEMA encontra-se sucateada e necessitando de investimentos em caráter emergencial.

  7. O jornal Folha de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (14), o Ranking Universitário Folha, que é divulgado anualmente desde 2012. O objetivo da pesquisa é aferir qual instituição brasileira pública ou privada oferece o melhor ensino superior do país. Para montagem do ranking são avaliados itens fornecidos pelas universidades e pesquisados pelo Datafolha nas seguintes categorias: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização. No Maranhão, a melhor colocada foi novamente a Universidade Federal do Maranhão, que é considerada a 57ª melhor do país. No total foram avaliadas 192 instituições em todo o Brasil.

    As três primeiras colocadas do RUF foram USP de São Paulo, UFMG de Minas Gerais e UFRJ do Rio de Janeiro, elas obtiveram nota 97; 96,55; e 96,53.

    Detalhando os dados das universidades maranhenses, a UFMA obteve melhor conceito na categoria inovação, onde alcançou a posição 38 entre as 192 avaliadas, a pior avaliação da federal maranhense foi no quesito internacionalização onde ficou em 97º. No quesito mercado obteve o 52º lugar, pesquisa 63º e ensino 76º. Totalizando a nota de 61,24. Em relação a 2014, a UFMA perdeu uma posição no ranking geral, antes ocupava a 56ª posição.

    Outras três universidades maranhense foram avaliadas: UniCeuma, UEMA e Univima.

    O UniCeuma ficou em 139º lugar, evoluindo 18 posições no ranking, uma vez que no ano passado esteve posicionada como 157º no Ranking Universitário Folha. De acordo com a pesquisa, o melhor item da única universidade particular do Maranhão é a internacionalização, onde foi possível alcançar a posição 60. O pior é o ensino que ficou em 142º. Pesquisa ficou em 152º e inovação não obteve nota. O resultado final do UniCeuma foi de 24,43.

    A UEMA ficou na posição 158º, subindo três posições no ranking comparado com 2014, quando ocupava 161º. O melhor critério da estadual maranhense é a inovação que obteve posição 67 e o pior é a internacionalização que está na posição 179. Já nos critérios ensino ficou em 170º, pesquisa 150º e mercado 96º. A nota final foi de 23,67.

    No último lugar do Maranhão e no penúltimo geral do país ficou a Univima (Universidade Virtual do Maranhão), gerida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A instituição só conseguiu nota no quesito ensino e acabou obtendo um resultado final de 4,02, algo semelhante ao do ano passado, quando esteve na mesma posição.

  8. A UFMA não é a única universidade que está em crise, a greve que atualmente atinge várias universidades federais é um exemplo disso, os cortes financeiros estão prejudicando fortemente as áreas de pesquisa e extensão, mesmo diante de todos estes percalços, ela continua sendo a melhor do estado e ainda que as obras atuais de infra-estrutura caminhem a passos de tartaruga, hoje nossa universidade está com uma roupagem bem melhor se comparada a década de 90.

Os comentários estão fechados.