Flávio Dino e 18 governadores topam esforço por CPMF de 0,38%

De O Globo

dino

Em jantar na noite desta segunda-feira com ministros da área econômica e da articulação política, o governo conseguiu convencer os 19 governadores presentes a assumir a linha de frente para negociar, no Congresso, o aumento da alíquota de 0.20% para 0.38% para que a nova CPMF seja compartilhada com estados e municípios.

Mais cedo, líderes da base no Congresso já tinham revelado a estratégia do governo de anunciar uma alíquota mais baixa, sem compartilhamento, para trazer governadores e prefeitos para dentro do Congresso para pressionar pela aprovação do novo imposto, com alíquota maior. A primeira reunião dos 27 governadores já foi marcada para a quarta-feira da semana que vem na Câmara, com lideranças de todos os partidos.

O GLOBO mostrou na edição desta terça-feira que a CPMF poderá ser maior para atender os estados.

Mostrando que era uma estratégia previamente combinada com os ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento) , no jantar, diante da grita dos governadores contra a não inclusão de estados e municípios na partilha do bolo de R$ 32 bilhões da nova CPMF, coube ao ministro da Defesa, Jaques Wagner, mostrar o caminho para resolver o problema da exclusão:

— Olha, tem um caminho. Se vocês negociarem com o Congresso esse plus na alíquota, subindo para 0.38%, aí sim é possível o compartilhamento com estados e municípios — instruiu Jaques Wagner, que tem funcionado como um dos principais articuladores políticos da presidente Dilma Rousseff.

— Aí vai caber a nós a construção desse caminho no Congresso — concordou o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), filho do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), peça fundamental na abertura de caminho para aprovação desse pacote no Congresso.

14 pensou em “Flávio Dino e 18 governadores topam esforço por CPMF de 0,38%

  1. Fazendo cortesia com o chapéu dos outros, FD quer mais dinheiros para sustentar o monte de agregados que ele ta pendurando nessa governo.

  2. A cada ida em Brasília esse governador se complica mais com a população, só quero ver se o maranhense vai ter memória na próxima eleião

  3. Esse comunista é só migué. Num fode nem sai de cima. Só comprando briga… No final, cedo ou tarde, tem troco!

  4. É isso ai Flávio Dino fode mesmo com o povo maranhense kkkkk!!!!!
    Isso ai é o governo da mudança? Esse comunista ta lascando com nós maranhenses e ainda tem gente q defende um cara desse. Empurra mudança!!!!!

  5. Mais dinheiro p esses FDP roubarem dos nossos bolsos. E esse pilantra desse governador apoiando a causa dos bandidos do PT… Uma vergonha sem precedentes!

  6. Pingback: Governador do Rio diz que foi de Flávio Dino ideia de propor aumento da CPMF | Gilberto Léda

  7. Pingback: Governador do Rio diz que foi de Flávio Dino ideia de propor aumento da CPMF | Bom Lugar Notícias

Os comentários estão fechados.