Para Adriano Sarney, “patacoada” revela crise na Segurança Pública

adrianoNa sessão desta terça-feira (20), na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado Adriano Sarney (PV) voltou a pedir a intervenção da Força Nacional na Segurança Pública do estado, após o que ele classificou de “patacoada”, referindo-se à operação que pôs fim a uma festa SUPOSTAMENTE organizada por uma facção criminosa, com a detenção de 180 jovens.

A “patacoada” se deu quando se descobriu que a maioria dos adultos detidos nem sequer tinha passagem pela polícia. A grande maioria dos detidos eram adolescentes. A operação foi um fiasco e teve de ser desmentida pelos órgãos de comunicação oficiais.

“Isso me fez lembrar aquela fuga espetacular que teve em Pedrinhas (em abril deste ano). O setor de Inteligência mandou uma informação e, na hora “H”, quem estava lá para operacionalizar não recebeu a informação que deveria receber ou recebeu, mas não conseguiu operacionalizar”, disse o parlamentar.

“Como é que nós queremos melhorar a segurança pública em termos reais? Porque divulgam que a violência diminuiu 30%, 40%, 50%. Mas isso só ocorre nos números do Governo do Estado, porque, na realidade, todos que saem às ruas estão expostos à violência”, ressaltou o deputado.

Diante do exposto, o deputado questionou a competência da administração do setor de segurança. “Como a Secretaria de Segurança quer prender bandido, quer diminuir em termos reais a violência deste estado, se ela não consegue, dentro da própria Secretaria, se organizar, se entender, se comunicar entre os seus setores, entre o superintendente da DEIC, entre o secretário, entre a sua assessoria de comunicação?”, indagou Adriano Sarney.

Vale lembrar que o deputado Adriano Sarney (PV), desde fins de maio deste ano, utilizou por duas vezes a tribuna da Assembleia para criticar a Segurança Pública e sugerir que a Força Nacional fosse requisitada ao Governo Federal para atuar no Maranhão.

Andrea exige pedido de desculpas

andreaEm discurso na sessão plenária desta terça-feira (20), a deputada Andrea Murad (PMDB) chamou de “trapalhada” a ação da polícia na prisão de jovens em festa de São Luís, considerada pela Secretaria de Segurança um evento organizado por facção criminosa. O episódio que resultou em 160 pessoas detidas, foi relatado por uma seqüência de notas equivocadas do governo, causando a crise na comunicação e na segurança pública do Estado.

“A Polícia Civil foi obrigada a desmentir Jefferson Portela. Olha que situação e a que ponto chegamos. Ele precisa ser urgentemente demitido da Secretaria de Segurança Pública, porque a segurança no Estado não funciona. E quando ele quer aparecer, quando ele tem esse desejo junto com Márcio Jerry e Flávio Dino, começa a criar espetáculo e enfia os pés pelas mãos. E o povo maranhense não aguenta mais isso”, discursou Andrea.

Andrea Murad chamou a atenção para a circunstância em que os jovens foram submetidos e recomendou pedido de desculpas do governo aos detidos e, principalmente, aos pais dos envolvidos.

“O povo maranhense não quer saber de espetáculo. O povo maranhense quer saber de segurança para poder sair de casa. O povo maranhense quer que seus filhos tenham segurança e poder ir e vir em paz. E o que nós observamos é que a polícia está deixando de ser polícia no Governo Flávio Dino. A polícia está sendo política, e isso está acabando com o Estado. Eu acho sinceramente que o Governador Flávio Dino tem que assumir a sua responsabilidade, tem que punir os responsáveis e tem que pedir desculpas publicamente pelo erro que cometeu”, recomendou a deputada.

8 pensou em “Para Adriano Sarney, “patacoada” revela crise na Segurança Pública

  1. É o príncipe sem trono e a boneca de ventrículo ganhando , como sempre, destaque na mídia que são donos.Eita maranhão…, quando te libertará do jugo dessa oligarquia ?

  2. A segurança pública do Governo Flavio Dino está pior do que era na época da Roseana. A diferença é que agora eles escondem os números e tentam esconder os erros. O governo virtual é assim!!!!

  3. O discurso do Dep. Adriano Sarney está certíssimo. O sistema de segurança pública do Maranhão continua ruim, pois a violência e os assaltos estão deixando a população aterrorizada. Os assaltos nas escolas estão aumentando. A própria secretaria de segurança se enrolou nas explicações referente as prisões coletivas. Antes era o jugo da oligarquia Sarney, hoje é o jugo de Marcio Jerry e Flavio Dino, o governador dos seus amigos

  4. O sistema de segurança sempre foi ruim, a questão é que a televisão não esconde mais como fazia no Governo Roseana. Agora é que vemos melhoras.

  5. A postura do Deputado Adriano Sarney é bem coerente. O sistema de segurança tem demonstrado fragilidades e a população paga pela desorganização e incompetência da gestão. O comentário do Augusto é bem batido (“culpa da oligarquia”). Creio que o amigo escreveu da forma deplorável, por julgar os indivíduos pelos sobrenomes. Mas vale lembrar que os Deputados estão cumprindo com o papel que é de denunciar, sugerir e fiscalizar a ações do Executivo. Acredito que comentários de desmereçam pessoas, famílias e que não falam em prol dos interesses da população, não agregam e não merecem consideração. Aqui o que está sendo colocado à prova é a capacidade de gestão do Estado, que até o momento o atual governo tem deixado a desejar… Espero que até o final do mandato as coisas melhorem e o governo consiga dar a resposta positiva. O que não pode é ficar eternamente dizendo que a culpa é de A ou B. Já chega, isso não cabe mais… a população sofre, pessoas tem morrido por falta de saúde e segurança. “Uma gestão efetiva é marcada pela capacidade de propor soluções e resolver os problemas no menor tempo possível”.

  6. Deputado Adriano sempre dando um tapa nesse desgoverno do Maranhão. Deputado Adriano, eu tenho um sonho e sei que está próximo da concretização: o senhor GOVERNADOR DO MARANHÃO. Seu discurso e sua postura íntegra só faz aumentar o número de seguidores que esperam em ti a esperança de um Maranhão melhor.

  7. Olha só o que foi encontrado durante a operação:

    “No local foram encontradas bebidas alcoólicas e uma quantidade de entorpecentes, como merla e crack. “Todos os adultos tiveram sua situação pesquisada em nosso sistema informatizado e nenhum apresentou qualquer registro, nem encontramos ligação destes com facção organizada. Mas, o fato de haver menores expostos à bebida alcoólica e drogas, configura ilícito”, explicou o diretor da Superintendência Especial de Investigação Criminal (Seic).
    A ação da PM foi legal. Respaldada pela legislação. Pouco importando que nao havia indicios de organizacao criminosa, pois ocorreu no local crime de exposicao de menores a bebidas alcoolicas. “delegado André Gossain”.

    Ai eu pergunto, o que disse a deputada Andrea Murad quando cobrou “A atenção para a circunstância em que os jovens foram submetidos e recomendou pedido de desculpas do governo aos detidos”. Será que tal cobrança procede?

    Esses dois deputados estão mais perdidos que cego em tiroteio. Eles só demonstram a fraqueza deles próprios. Esperando acontecerem picuinhas pra se manifestarem. Tá pior pra vcs dois viu? Uma pena saber que ocupam lugares relevantes, que poderiam estar sendo ocupados por pessoas mais compromissadas em trabalhar pela população e não torcendo pelo governo que foi eleito em maoria pela população.

  8. TENHO PREGUIÇA DESSES DOIS INUTEIS. SUA “EXCELENCIA” ANDREIA MAIS DE 80 ADOLESCENTE PARTICIPANDO DA FESTA ENQUANTO INGERIAM BEBIDA ALCOOLICA AO MESMO TEMPO QUE ESTAVAM EXPOSTOS A DROGA, SEM A PRESENÇA DOS SEUS PAIS OS RESPONSAVEIS E ESSA DEPUTADA VEM COM ESSA CONVERSA DE PEDIDO DE DESCULPAS. COMENDO QUE A SRA DEPUTADA DÊ UMA “LIDINHA” NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. ME COMPRE UM BODE ANDREIA.

Os comentários estão fechados.