Explosão impede lançamento de foguete em Alcântara

alcantarUma explosão impediu hoje (13) o lançamento de um foguete na base aérea de Alcântara. Não há informações sobre vítimas.

Ao G1 Maranhão, a assessoria do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) informou que houve um pane no motor do foguete suborbital VS-40M V3, que testaria o Satélite de Reentrada Atmosférica (Sara), plataforma destinada a experimentos no espaço.

Na hora do lançamento, a pane provocou a explosão.

Uma grande coluna de fumaça formou-se sobre o CLA, podendo ser vista por toda a Alcântara.

fogueteSegundo o Centro de Lançamento, o objetivo  do lançamento do VS-40M era testar o Sara em voo suborbital.

“O Sara é a chamada carga-útil do foguete VS-40M V03. Essa plataforma conterá um componente do Sistema de Navegação (SISNAV), denominado Sistema de Medição Inercial (SISMI). Também será embarcado no veículo um GPS de aplicação espacial, em fase de qualificação, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em cooperação com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB)“, diz texto do CLA sobre o assunto.

Na quinta-feira (12), havia sido realizado um teste, com sucesso.

Um comentário em “Explosão impede lançamento de foguete em Alcântara

  1. Tá na cara que há, como sempre houve, traição ao nosso desenvolvimento espacial. São os covardes que se venderam aos Estados Unidos. São os comunistas bolivarianos que governam o Brasil que estão contra nossa emancipação espacial. Não tem porque, um foguete explodir na plataforma de lançamento. São muitos e muitos experimentos. Quando se conclui que deverá ser lançado, não haverá problemas contrários, só os de covardes traidores brasileiros comunistas bolivarianos.

Os comentários estão fechados.