Protestos contra o governo marcam Conferência Estadual de Juventude

fejma fejma2Uma série de protestos marcou a abertura da Conferência Estadual de Juventude, na manhã deste domingo (29), na UFMA.

Sob os gritos de “a juventude pede respeito, governador dê a posse do Conselho” e de cartazes em punho, dezenas de jovens adentraram a plenária no momento em que discursava o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves (PT), que no ato representava o governador Flávio Dino (PCdoB).

O protesto foi uma resposta de jovens ligados ao Fórum Estadual de Juventude (FEJMA) contra o Governo do Estado, que desde maio recusa-se a dar posse aos membros da sociedade civil do Conselho Estadual de Juventude (Cejovem) – reveja.

O Executivo alega que não nomeia os conselheiros porque tramita na Justiça uma ação impetrada por 20 entidades que não conseguiram eleger nenhum membro para o colegiado.

Para piorar a situação, na semana passada, às vésperas da Conferência, o MP emitiu o que os conselheiros consideram uma “estranha recomendação” para que haja mudança na parte do inciso II do art. 5º de lei estadual que trata do Conselho, extinguindo o monopólio do Fejma como instância de escolha dos representantes da sociedade civil para o Cejovem”.

O trecho foi duramente repudiado pelo Fórum. “Nos causa estranheza o promotor falar em monopólio para eleger conselheiros, vez que esta entidade foi fundada em 2006, tem previsão na Lei Estadual 8.451/2006 e é composta por entidades da sociedade civil das diversas regiões do Maranhão. Durante três governo [Zé Reinaldo, Jackson Lago e Roseana Sarney] o Fejma organizou o processo de eleição e somente agora descobriu-se ele monopólio”, diz trecho de nota de repúdio dos conselheiros (reveja).

Para não passar pelo vexame no evento de hoje, membros do governo chegaram a procurar os jovens antes da abertura do evento para uma conversa, mas não obtiveram êxito.

Até que o titular da Sedihpop pudesse falar, a organização do evento teve que garantir a fala da jovem Dayana Roberta como integrante do FEJMA, para que pudesse expor para a plenária a situação do CEJOVEM e as intenções do governo sobre o tema.

No discurso, Francisco Gonçalves tentou fazer média mas teve que ouvir um “desça do palanque” de um manifestante para deixar o tom político-partidário da fala. Apesar da manifestação dos jovens, o titular da SEDIHPOP não se mostrou sensibilizado para o diálogo. Coube a Tatiana Pereira contornar a situação e prometer que o tema voltaria a ser discutido no evento que encerra nesta segunda (30).

5 pensou em “Protestos contra o governo marcam Conferência Estadual de Juventude

  1. Protesto sempre é válido e forma de garantir a democracia, porém este protesto aconteceu por dois partidos que estão insatisfeito com a não nomeação do Conselho, que se diga de passagem eleito inconstitucionalmente e sem legitimidade, as entidades com compromisso com a juventude entraram na justiça contra um processo de eleição escuro e sem transparência. Felizmente o governo do estado não nomeou um conselho que não representa a juventude maranhense e sua pluralidade. Democracia! #NÃOVAITERPOSSE

  2. Esses jovens que estão fazendo essa palhaçada, não representam a juventude maranhense, são jovens da militância do PMDB, que comem no mesmo cocho do Sarney. Por isso não aceitam os avanços e melhorias que o governo tem feito em menos de um ano em prol da juventude maranhense, e tentam a todo custo atrapalhar o excelente trabalho que vem sendo realizado pelo governador através da secretária de juventude.

  3. Pingback: PMDT e PDT impõem nova derrota ao PCdoB em encontro da Juventude | Gilberto Léda

  4. Protesto válido,sim convém ressaltar que a presença dos secretarios adjuntos,pauta e paulo romão desde a primeira reunião e cadastramento de entidades,no Parque Bom Menino,o FEJMA é aberto,plural toda e qualquer entidade,que quiser adentar faça a adesão por escrito,entidade mãe que criou a Secretaria Estadual de Juventude,em cobrança ao Ex Governador entidade Mãe que prorrogou o mandato na gestão de Roseana Sarney,em Nunes Freire,foi aberto o cadastramento não cadastraram as entidades por que?Simples tentaram desmobilizar,destruir o FEJMA,é composto por várias organizações e gestores que deu resposta nas Urnas e nas Regionais na Conferência JuventudeéomaiorpartidoMaranhão.Respeita a juventude,e venha construir se tiver formação para tal,sou uma estrela mais brillhamos no céu de uma constelação.

  5. Aprendendo com paizinho,Dono do Maranhão quem manda é a juventude,procura te informar do Vitorismo..

Os comentários estão fechados.