Geração pré-40

A eleição em São Luís caminha para ser o pacto de uma geração que está chegando agora aos 40 anos e que começa a ocupar os postos de poder no estado. Os principais nomes já postos na disputa – Edivaldo Júnior (PDT), Eliziane Gama (Rede) e Rose Sales (PV) – ainda estão na casa dos 30. A eles pode se juntar ainda o vereador Fábio Câmara, se conseguir ter a legenda do PMDB.

A reunião de tantas lideranças nessa faixa etária na mesma disputa mostra a força de renovação da política maranhense, que tem quadros muito jovens e já com espaço de poder consolidado no Maranhão.

Essa renovação já havia sido experimentada no pleito de 2014, tanto na disputa pelas vagas na Câmara Federal quanto na que escolheu os novos deputados estaduais.

O pacto de gerações tem gente como o deputado federal Weverton Rocha, hoje a principal liderança política do PDT. Com ele, formam a bancada federal nomes como a própria Eliziane Gama, e outros como Victor Mendes (PV), Juscelino Filho (PRP), Rubens Pereira Júnior (PCdoB), João Marcelo Sousa (PMDB), Júnior Marreca (PEN) e André Fufuca (PEN).

Na Assembleia, a renovação levou para a Casa nomes como Adriano Sarney (PV), Andrea Murad (PMDB), Marcos Aurelio (PCdoB), Sousa Neto (PTN), Zé Inácio (PT) e Wellington do Curso (PPS), que se juntaram a outros já experientes, embora também abaixo da casa dos 40, como Alexandre Almeida (PSD), Edilázio Júnior (PV) e Othelino Neto (PCdoB).

Mas a geração pré-40 terá mesmo o seu teste de fogo nas eleições de 2016. Sobretudo se forem mantidos os projetos dos quatro principais pré-candidatos – Edivaldo, Eliziane, Rose Sales e Fábio Câmara.

Neste caso, se saberá que, seja qual for o resultado do pleito, a política na capital maranhense seguirá o seu saudável curso de renovação.

Da coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão

2 pensou em “Geração pré-40

  1. VOCÊ FALA DE RENOVAÇÃO BASEADA NA FAIXA ETÁRIA? MAS RENOVAÇÃO NA POLÍTICA SE FAZ PELAS IDEIAS NOVAS, E ISSO ESSE GRUPO JÁ DEMONSTROU QUE CONTINUA COM AS MESMAS PRÁTICAS ANTIGAS. INFELIZMENTE.

Os comentários estão fechados.