Relatório do MS aponta 37 casos de microcefalia no Maranhão

microcefalia1O Ministério da Saúde divulgou ontem novo relatório sobre casos suspeitos já registrados de microcefalia no país. Em relação ao Maranhão, o sinal continua em alerta.

Até o dia 5 deste mês, segundo o novo relatório, foram 37 os casos registrados no estado e 1.761 em todo o país.

Para se ter ideia do grau de preocupação que os números representam no Maranhão, basta comparar os dados deste ano, com os anos anteriores.

Em 2010, por exemplo, foram apenas 3 os casos; em 2011, 2; em 2012, 6 casos; em 2013, 2 casos e em 2014 outros 2 casos.

imagemNo ranking negativo do Ministério da Saúde sobre o registro de casos, o Maranhão ocupa a 8ª colocação. Pernambuco, Paraíba e Bahia, todos do Nordeste, são os estados com o maior quantitativo de casos apontados: 804, 316 e 180 respectivamente.

Os dados, do Ministério da Saúde, são alarmantes.

O Ministério da Saúde elaborou um protocolo emergencial de vigilância e resposta aos casos de microcefalia relacionados à infecção pelo Zika. O objetivo do protocolo é passar informações, orientações técnicas e diretrizes aos profissionais de saúde e equipes de vigilância. O material foi elaborado a partir das discussões entre o Ministério da Saúde e especialistas de diversas áreas da medicina, epidemiologia, estatística, geografia, laboratório, além de representantes das Secretarias de Saúde de Estados e Municípios afetados.


1 pensou em “Relatório do MS aponta 37 casos de microcefalia no Maranhão

  1. Pingback: Relatório do MS aponta 37 casos de microcefalia no Maranhão | Ame Sua Cidade

Os comentários estão fechados.