Audiência pública discute situação da feira da Cidade Operária

Adriano coordenou audiência pública com feirantes na Cidade Operária / Foto: De Jesus

Adriano coordenou audiência pública com feirantes na Cidade Operária / Foto: De Jesus

O Estado* – Os feirantes da Cidade Operária já comemoraram a liminar que obriga o Governo do Estado a reformar o principal mercado público do bairro. Ontem, eles voltaram a se reunir, no auditório da Escola São José Operário, com a Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa, para discutir outros pontos, que ainda ficarão por resolver, mesmo que a feira seja entregue completamente renovada. “O que queremos é resultado. Já conseguimos alguns, mas vamos conquistar mais. Essa audiência discute alguns dos maiores problemas da feira e vamos cobrar dos poderes públicos as soluções”, ressaltou o presidente da Comissão, deputado Adriano Sarney (PV).

Adriano Sarney esteve na audiência acompanhado do deputado Wellington do Curso (PPS) e contou ainda com a presença de representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), Prefeitura de São Luís, Governo do Estado e os feirantes.

Esta foi a terceira audiência pública realizada pela comissão, para discutir exclusivamente o problema de um dos maiores mercados públicos do estado.

Adriano feiras 2

Adriano Sarney chamou a atenção para a falta de segurança no local, fato reclamado por feirantes e consumidores. Ele criticou o fato de a Secretaria de Segurança Pública (SSP) não ter encaminhado nenhum representante à audiência pública. Um membro do 6º Batalhão da Polícia Militar chegou a ir até o local,  mas acabou desistindo de participar do evento, por causa do atraso do início das atividades.

Por causa disso, Adriano Sarney afirmou que fará uma nota de repúdio à SSP. “Queremos saber se a força policial do Maranhão está virando as costas para a feira da Cida­de Operária. A segurança esta desrespeitando o povo e a Assembleia Le­gislativa”, asseverou o deputado, sob o aplauso dos presentes.

Justiça obrigou Governo a reformar a feira da Cidade Operária

Adriano feiras 3No começo deste mês, o juiz Clésio Coelho Cunha, respondendo pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, determinou que o Estado do Maranhão tem prazo de 30 dias para divulgar o programa e o cronograma de reforma da feira da Cidade Operária.

Na sentença, o magistrado determinou também ao Estado a previsão, no orçamento de 2016, da verba necessária para a referida reforma. A multa diária, em caso de descumprimento, é de R$ 2 mil. A decisão judicial atendeu ao pedido de antecipação de tutela em Ação Civil Pública interposta pelo Ministério Público Estadual (MP) em desfavor do Esta­do, em razão da constatação das péssimas condições do mercado.

O resultado da sentença foi divulgado após um grupo de feirantes, liderados pelo deputado Adriano Sarney, realizar uma visita ao juiz e expor todos os problemas vivenciados.

E foram diversas as irregularidades, entre elas a péssima estrutura do prédio principal, falta de limpeza e higiene, dentro e fora do mercado, presença de insetos e demais animais, como ratos, urubus, gatos e cães, acometidos de doenças, esgotos a céu aberto, mau cheiro e a frequência constante de usuários de drogas.

*Com edição do blog