Laboratório de combate à lavagem de dinheiro “inaugurado” por Dino funciona desde 2014 no MA

Convênio com o MJ foi assinado em abril de 2014

Convênio com o MJ foi assinado em abril de 2014

Anunciado como obra do governo Flávio Dino (PCdoB), o Laboratório Tecnológico contra a Lavagem de Dinheiro já funcionava no Maranhão desde o mês de agosto do ano passado, na gestão Roseana Sarney (PMDB), é que garantem fontes da segurança pública ao blog.

Dino descerrou a placa de “inauguração” de um novo prédio – também construído no governo passado -, e anunciou o laboratório como novidade de sua gestão na área de Segurança Pública. Mas não é.

O próprio site da Polícia Civil, [veja aqui], mostra que o investimento total foi feito pela gestão passada. O laboratório foi criado e instalado por Roseana Sarney graças a um acordo de cooperação assinado entre o Governo do Maranhão e o Ministério da Justiça (MJ) no mês de abril de 2014.

Flávio Dino "inaugurou" laboratório que já funcionava

Flávio Dino “inaugurou” laboratório que já funcionava

A cerimônia foi realizada na sede do Ministério, na Esplanada, em Brasília e contou, naquela ocasião, com as presença de José Eduardo Cardozo, então ministro; Paulo Abrão, então secretário Nacional de Justiça; Laercio Costa, secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos; Maria Cristina Resende Meneses, delegada-geral da Polícia Civil e Augusto Barros, superintendente Estadual de Investigações Criminais.

O laboratório, depois de montado, começou a funcionar efetivamente no mês de agosto e não somente agora, como tentaram passar a ideia o secretário Jefferson Portela e Flávio Dino.

Essa, portanto, é mais uma obra, mais um investimento da gestão passada, apropriada por Dino.

Abaixo, os links do site da Polícia Civil sobre o tema.

9 pensou em “Laboratório de combate à lavagem de dinheiro “inaugurado” por Dino funciona desde 2014 no MA

  1. Esse governo e uma piada, sem ter o que inaugurar e mostrar a sociedade fica fazendo essas inauguracoes do que ja existia ou do que estava praticamente pronto do governo passado. De Flavio Dino, o pateta Jefferson Portela e outros isso ja era esperado. Mas a participacao de Augusto Barros, atual delegado geral, que esteve a frente da SEIC no governo passado e demais. Ele participou do planejamento, impantacao e inclusive da solenidade junto ao ministro da justica da celebracao do convenio do laboratorio de lavagem de dinheiro na gestao passsada. Agora se sujeitar as reinaugurar algo que ele sabe que ja existia e uma coisa vergonhosa.

  2. A agência de classificação de risco Moody’s colocou a nota de crédito dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão e Paraná, além da cidade de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro, em revisão para um possível rebaixamento.

  3. Amigo Leda, este Laboratório nunca foi criado, como o mesmo texto ecplica, foi apenas assinado o convênio. Como diz o próprio texto, seria criado em 2015, o que realmente aconteceu nesta gestão. É preciso cautela ao adquirir as informações. Este Laboratório fora criado e inaugurado apenas nesta semana, onde funciona no mesmo prédio da Corregedoria.
    Um braço!

  4. Aqui o complemento da assinatura do convênio em Brasília: (Foi apenas a assinatura) : “Viemos a Brasília materializar este convênio, que é extremamente importante para a Polícia Civil, e vem sendo discutido e trabalhando juntamente com o Governo Federal e os outros estados, objetivando o enfrentamento à corrupção e à lavagem de dinheiro e a troca de informações e de inteligência policial”, destacou o secretário adjunto da SSP.
    O MJ prevê que até março de 2015, serão 43 unidades em funcionamento em todos os estados do País. Deste total, 24 já estão operando. A iniciativa faz parte das ações do Plano Plurianual da União por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que estabelece como uma de suas metas, equipar todos os estados com pelo menos um Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro em condições adequadas de operação.

  5. Não seria melhor ele plantar um pé de jaca, e fazer essa inauguração com toda pompa e mérito. Pelo menos seria uma obra que ele fez; por enquanto só tem inaugurado obra da branca.
    GOVERNO DO DIÁLOGO E DA MUDANÇA.
    Kkkkkkkkkkk

  6. BOMBA..BOMBA
    Tema reforma hospital particular para se “apropriar” de equipamentos doados pelo Estado‏

    Do Blog Remi Junior

    tema1-vertO prefeito de Tuntum (distante 365 km da Capital), Cleomar Tema Carvalho Cunha (PSB), pode responder a qualquer momento pelos crimes de responsabilidade e peculato. De acordo com informações, Tema é acusado de apropriar de equipamentos hospitalares, que deveriam estar instalados em unidades de saúde do município, mas foram desviados irregularmente para o Centro de imagens Antonio Joaquim da Cunha, que tem como mantenedora a Fundação de Saúde e Assistência de Tuntum, do qual o próprio prefeito é um dos responsáveis.
    O blog apurou que o Centro de imagens que particular estaria com esses aparelhos há sete anos. Os equipamentos, entre Tomógrafo, raios-X, mesas cirúrgicas, eletrocardiograma, balanças, monitores, oximímetro, cilindros de oxigênio, deveriam beneficiar pacientes de unidades públicas em diversos povoados do município.

    100_4587[1]-tile

    Segundo documentos obtidos pelo blog, todos estes equipamentos apropriados indevidamente pelo Seabra, foram frutos de convênios firmados em 2006 e 2008 entre o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (SES), com a Prefeitura de Tuntum. Nesse período, o estado foi comandado pelos governadores José Reinaldo Tavares (PSB) e Jackson Lago (PDT).

    COMO FUNCIONAVA?
    Para se apropriar dos equipamentos, Tema firmava contratos – muitos por dispensa de licitação – com a Fundação de Saúde e Assistência de Tuntum para que o Centro de Imagens particular prestasse serviços na área de saúde ao município. Para chancelar a ‘legalidade’ do acordo, o prefeito tuntuense conseguia eleger ‘laranjas’ para presidir da entidade. Conforme documentos obtidos com exclusividades, muitos dos responsáveis que comandam ou comandaram a Fundação de Saúde neste período foram, por exemplo, empregada domestica, assessores, motoristas e o atual presidente de sua Fundação é o vigia da residência do prefeito.

    Tomografo diario 2008-tile
    CASO SERÁ DENUNCIADO

    De posse dos documentos, o editor do blog vai protocolar nos próximos dias uma representação solicitando que o Ministério Público Federal ajuíze uma ação civil pública de improbidade administrativa contra os responsáveis envolvidos para que essas irregularidades não voltem a acontecer e que o responsabilizem os mesmos pelo procedimento.

  7. Até qdo Roseana e Flávio Dino e seus respectivos apaniguados vão parar de ignorar que as obras e ações são da Administração Pública e não dos gestores.

  8. Me admira muito este tipo de informação de alguém que não se julga um “blogueiro”, mas sim um Jornalista. Nota tendenciosa, que ditorce a verdade. Mas claro blogueiro, vamos aos fatos:

    1 – O Laboratório foi inaugurado agora, você gostando ou não;
    2 – O convenio, e penas esse, foi firmado em 2014, como seus próprios links mostram. Desde essa data, policiais vem recebendo capacitação da SENASP, e só apos isso (2015) é que o Laboratório seria inaugurado;
    3 – Não foi Roseana nem FD que bancaram o laboratório, foi o governo federal, que adquiriu os equipamentos e softwares. Coube somente ao governo do estado ceder os policiais e a estrutura física para funcionamento. Isso foi feito normalmente, tanto em 2014, quanto 2015.
    Por fim, para ter credibilidade de alguma coisa, procure melhores fontes, ou simplesmente seja mais imparcial, acredito que o pessoa do laboratório está a disposição para sanar sua ignoraria sobre o assunto.

Os comentários estão fechados.