Ceuma ultrapassa Ufma em ranking do MEC

CEUMAA Universidade Ceuma ultrapassou a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) no mais recente ranking de instituições de ensino superior divulgado pelo MEC.

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) aponta que a particular tem 2,899 pontos, contra 2,754 da federal.

O ranking pode ser acessado aqui.

O cálculo do IGC é feito pela média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) e dos conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação.

O CPC avalia o rendimento dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade (55% do total da nota), a infraestrutura (15%) e o corpo docente (30%).

O MEC considera insuficiente qualquer conceito abaixo de 3.

As melhores universidades do Maranhão:
Universidade Ceuma – 2,899
Ufma – 2,754
Ifma – 2,511
Uema – 2,281

2 pensou em “Ceuma ultrapassa Ufma em ranking do MEC

  1. ANTE TAL RESULTADO, UMA COISA É CERTA: UFMA AINDA SERÁ UFMA, CEUMA É CEUMA….E OUTRA, OS ALUNOS DAS PARTICULARES DÃO O SANGUE, RECEBEM INCENTIVOS, ESFORÇAM DE UMA MANEIRA ABSURDA..NESSE TESTE! TENHO CONVICÇÃO DE QUE AINDA MUITA GENTE SAI FORMADA DAS FACUL’S SEM NENHUM PREPARO…MAIS UMA VEZ..UFMA É UFMA, O RESTO É CONVERSA FIADA…

  2. Quando chega uma comissão do MEC para avaliar uma Faculdade ou Universidade Privada pé feita um monte de maquiagem para enganar os avaliadores. Mostram um numero alto de Doutores e Mestres com carteira assinada, projetos de acessibilidade e valorização da cultura negra entre outros. Quando os avaliadores vão embora, tudo volta para o lugar certo. Chama os especialista que são muito mais baratos, juntam turmas para disciplinas comuns, tendo mais de 100 alunos em uma só classe de diferentes ursos entre outros absurdos. Na UFMA não dá pra fazer isso, mesmo assim, a diferença para o CEUMA é insignificante. Alias, vc conhece alguma descoberta cientfica do CEUMA que realmente ajudou a população? Na UFMA a lista é longa amigo…..´
    Não tem comparação. UFMA é UFMA e pronto.

Os comentários estão fechados.