OAB/MA repudia agressão sofrida por advogado em Bacabal

ThiagoDiaz“O totalitarismo não calou a Ordem na época da Ditadura Militar, não será uma única arma apontada que nos ameaçará! A OAB sai fortalecida desse ato ocorrido em Bacabal”. As palavras são do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Thiago Diaz, no ato de repúdio realizado ontem em Bacabal com a participação da categoria atuante na região.

A comitiva da OAB/MA, após reunião em São Luís com o corregedor da Polícia Militar, coronel Heron Santos, esteve em Bacabal para apurar as denúncias e tomar as providências necessárias ao caso. Em Bacabal O ato de repúdio ocorreu durante solenidade, realizada no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) onde estiveram presentes o presidente da OAB Seccional Maranhão Thiago Diaz; o vice-presidente, Pedro Augusto Souza de Alencar, que também é presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/MA; o advogado que sofreu a agressão Juscelino Farias Mendes, a presidente da Subseção de Bacabal, Dra Marlucia Viana. Também participaram da solenidade a diretora tesoureira da OAB-MA Deborah Cartágenes, o conselheiro estadual Flávio Henrique Matos, representando os conselheiros estaduais e os conselheiros federais eleitos Charles Dias e Luis Guterres, além de advogados do município de Bacabal.

Em Bacabal, no ato de repúdio realizado, várias outras denúncias foram feitas pelos advogados maranhenses atuantes na região. De acordo com o vice-presidente, Pedro Augusto Souza de Alencar, que também é presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/MA, a Ordem designará um advogado para acompanhar os processos administrativo e penal, e as investigações para garantir a imparcialidade na apuração dos fatos, além de todo o apoio, inclusive psicológico, ao advogado Juscelino Mendes. Durante o ato de repúdio realizado, várias outras denúncias foram feitas pelo advogados maranhenses atuantes na região. De acordo com a Dra Marlucia Viana, presidente da Subseção, “Infelizmente é uma rotina o desrespeito ao profissional. Vários advogados são constrangidos por policiais militares e representantes de outras instituições. Nós, garantimos a segurança da sociedade, precisamos ser respeitados”, enfatizou.

O presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, ressaltou que a “Ordem está atenta e vigilante, em todo o Maranhão, com todo ato denunciado a todo ato que desrespeite as prerrogativas do advogado, essa é a nova postura de Ordem, atuante e incansável na defesa dos advogados”, complementou. Com relação à Comissão de Defesa das Prerrogativas, a nova gestão da OAB/MA tem como plano de ação a estruturação da comitiva “com fins de atuar de maneira rápida e eficiente, garantindo fazer valer os direitos e as garantias dos advogados e auxiliá-los sempre que tiverem seus direitos afrontados no exercício profissional”, disse o presidente. Após relatar o fato ocorrido, durante o ato de repúdio, emocionado, o advogado Juscelino Farias Mendes agradeceu o apoio da OAB-MA e disse que, de fato, os advogados tem uma ordem forte e unida.

(Da assessoria)

3 pensou em “OAB/MA repudia agressão sofrida por advogado em Bacabal

  1. Putz, que texto ridículo! Quem é o assessor de imprensa da OAB. Gilberto, dá umas aulas pra esse cara.

Os comentários estão fechados.