Após apelo do blog, criança de Parnarama é transferida para SLZ

symoneA esposa do secretário Marcos Pacheco (Saúde), Symone Pacheco, anunciou hoje (11) em sua página no Facebook, que o jovem Emanoel Pereira da Silva, de 15 anos, natural de Parnarama, já está sendo transferido para São Luís, onde será internado para tratamento no Hospital Geral.

O adolescente é portador de uma doença rara, a Epidermólise Bolhosa – que, por falta de tratamento, evoluiu para um câncer de pele -, e conheceu no hospital uma leitora do Blog do Gilberto Léda que encaminhou um relato transmitindo o pedido da família para que ele fosse trazido para a capital, onde há melhores condições de tratamento (reveja).

“A criança já está vindo hoje para São Luís em UTI móvel e já direto para um leito no Hospital do Câncer!”, exclamou.

São Paulo

Na postagem, a esposa de Marcos Pacheco tenta dar ao caso um certo ar de naturalidade, como se os cuidados que Emanoel recebia em Parnarama fossem os mais adequados e suficientes para amenizar sua dor.

“E percebam que na foto o paciente está em um hospital! Estava e vai continuar tendo a assistência para melhorar seu sofrimento”, escreveu Symone Pacheco, que quando tem problemas ortopédicos vai buscar tratamento em São Paulo, não no Maranhão (saiba mais), exatamente porque julga que lá o atendimento é melhor.

É mais ou menos essa a diferença entre o tratamento no Hospital Geral e num hospital em Parnarama, Symone.

Isso sem contar que o hospital da foto é em Teresina (a imagem é de dezembro do ano passado), porque a criança estava sendo tratada mesmo era em casa.

Justiça

Não foi nada fácil a luta da família para conseguir a transferência, já que até à Justiça eles precisaram recorrer para conseguir o tratamento correto para seu filho.

Quem cuida do caso ao lado de Emanoel e dos seus familiares é o defensor público federal Álvaro Veras. No fim de semana, ele repercutiu a publicação do blog, e contou um pouco da luta que trava nos tribunais para conseguir o atendimento.

“O caso chegou a unidade da DPU por meio da anja (só assim podemos chamar essas pessoas) Rosângela Penha, que conheceu o caso por meio do Facebook e resolveu ajudar. Após realizar vários pedidos em vários órgãos estatais, acabou buscando a ajuda da DPU. Na resposta da Secretaria Estadual de Saúde, consta que não existe o curativo em questão disponível pois ele não consta na lista estadual do SUS. Não foram dadas maiores explicações: apenas foi dito isso”, escreveu ele (leia todo o relato aqui).

emanoelHelicóptero

Apesar da transferência, a família ainda teme pelo sofrimento de Emanoel durante a viagem à capital. Explica-se: o ideal é que o transporte fosse feito de helicóptero, o que não foi possível.

Veja ao lado, no relato de Rosângela Penha.

Injustiça

Ainda na postagem, a senhora Pacheco acusa o Blog do Gilberto Léda, injustamente, de usar “o sofrimento e a fragilidade dos outros para fins que só Deus para entender!”. Sugere uma politização do caso.

O blog esclarece que foi procurado justamente pela “anja” Rosângela Penha, a mesma que conseguiu levar o caso até a Justiça.

Foi atendendo ao apelo de quem está acompanhando a criança desde o ano passado, com o aval da família, que fizemos a postagem que ganhou a repercussão que possibilitou sua transferência.

Se isso é usar “o sofrimento e a fragilidade dos outros”…

9 pensou em “Após apelo do blog, criança de Parnarama é transferida para SLZ

  1. Meu Senhor, misericórdia dessa criatura que declara uma mentira a céu aberto!
    O diabo tem os dele!
    E fala de “deus”? Que “deus” é esse? O deus da mentira!
    Na foto acima sou Eu com Emanoel, essa foto foi tirada dia 24 de Dezembro de 2015 no hospital São marcos em Teresina, isso mesmo Teresina Piauí horas antes de Emanuel ter seu pezinho amputado. Nunca Foi assistido por médicos do Maranhão, foi mais fácil conseguir atendimento no Piaui do q no nosso estado. Emanoel estar saindo de casa e não de hospital, minha briga é justamente p conseguir interna lo, e estar vindo na ambulância da Samu concedida pela prefeitura de Timon, ( cidade vizinha de Parnarama ) É lamentável e vergonhoso essas inverdades da esposa do sec. De saúde Estado.

  2. Parabens pelo trabalho Gilberto Leda!
    Rosangela Vc é um anjo do Senhor e ai daqueles que tocam nos escolhidos de Deus! De Deus não se zomba! Ele está vendo e pode ter certeza não chove de baixo pra cima!

    • Obg, Flávia. É o reconhecimento de gente de bem que nos faz ter ainda mais ânimo para seguir trabalhando sério, apesar das injustas críticas dos amigos do poder

  3. Parabéns ao blog,
    Rosângela você é um anjo de luz na vida do adolescente, senhora esposa do secretário seja mais humana e se ponha no lugar dos outros, se você quer salvação diante do Senhor.
    Emanoel tenha Fé pois pra Deus tudo é possível!
    Você será curado em nome de Jesus

  4. Gilberto, eu não entendi uma coisa: o que tem essa sra. Simone Pacheco com a Secretaria de Saúde? Ela é funcionária da Saúde para opinar sobre atendimento médico ou ela acha que a Secretaria é O QUINTAL da casa dela para ela ficar interferindo? É por essas e outras que a saúde do Maranhão está esse BALAIO DE GATOS.

    • é esposa do secretário Marcos Pacheco, não tem cargo nenhum na SES (pelo menos não oficialmente), mas dizem que dá as cartas por lá e que manda até mais que o marido. Dizem… não sei se é verdade

Os comentários estão fechados.