Parlamento Jovem toma posse na Câmara de Santa Inês

FOTO 1 - Orlando Mendes e os 17 jovens parlamentaresEm mais uma iniciativa da presidência da atual Legislatura da Câmara de Santa Inês, foi instituído o Projeto Parlamento Jovem, o qual tomou posse na última sexta-feira (08/01). Formado por alunos destaque em suas escolas, o Parlamento Jovem é composto por 17 estudantes (mesmo número de vereadores do Município) de instituições públicas e particulares de Santa Inês.

A cerimônia de posse foi presidida pelo presidente Orlando Mendes e aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores de Santa Inês, com a presença dos vereadores Akson Lopes e Carla Sousa, do chefe de Gabinete da Prefeitura de Santa Inês, Dimison Guimarães dos Santos (representando o prefeito Ribamar Alves); do presidente da CDL, João Nojosa de Sousa; da diretora do Instituto Federal do Maranhão (IFMA/Santa Inês) Locília Costa; do professor Paulo Rodrigues, secretário-adjunto de Cultura de Santa Inês, entre outras autoridades.

Além das autoridades e convidados, na sessão estavam presentes os diretores de escolas, pais e parentes de alunos, que acompanharam a solenidade de posse e entrega dos diplomas dos parlamentares indicados pelas escolas. Todos os jovens parlamentares usaram da tribuna e discursaram como verdadeiros edis. A tribuna também foi usada pela comunidade e pelos vereadores presentes.

O Parlamento Jovem foi instituído no Município de Santa Inês conforme Projeto de Resolução de número 03/2015, de autoria do vereador Orlando Araújo Mendes e é integrado por alunos de 12 a 17 anos. Consta no projeto que os estudantes irão se reunir na Câmara uma vez por mês, onde apresentarão requerimentos, indicações e projetos que serão encaminhados ao Legislativo Municipal, os quais serão analisados e poderão ser aproveitados de acordo com a relevância de cada um, conforme informou o autor do Projeto Parlamento Jovem, vereador Orlando Mendes.

(As informações são da assessoria)