Advogado pede que OAB negue inscrição a Márlon Reis

marlon_aldenorO advogado Aldenor Rebouças protocolou hoje (28) na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA) pedido para que a entidade negue o registro pretendido pelo ex-juiz Márlon Reis.

Um dos autores da Lei da Ficha Limpa, ele deixou na segunda-feira (25) a magistratura, alegando que trabalhará apenas como advogado do Rede Sustentabilidade – embora nos bastidores comente-se que o objetivo é uma candidatura ao Senado em 2018 (reveja).

No expediente, direcionado ao presidente Thiago Diaz, Rebouças pede que a OAB provoque o Ministério Público a mover ações por exercício ilegal da profissão e ato de improbidade administrativa – “ao menos por violação dos deveres de moralidade, legalidade e lealdade ao Poder Judiciário” – e que enquanto não haja um desfecho, o registro não seja concedido ao ex-juiz.

Alega Rebouças que Márlon Reis “aliciou e captou o Rede Solidariedade” antes mesmo do pedido de exoneração do cargo de juiz e que durante toda a sua carreira como magistrado atuou mais política que jurisdicionalmente.

“As (entre)linhas da carta mostram que: (i) o flerte com a militância política foi em 1999, quando apresentado a Francisco Whitaker; (ii) o namoro em 2002, quando fundou o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e; (iii) o noivado com a promulgação da Lei Complementar nº 105/2010 (Ficha Limpa), regado a doutorado, palestras e cursos no exterior, além de lançamento de romance( 1 ) em nível nacional. Tudo isto sob os olhos fixos e impassíveis da Corregedoria do TJ/MA, como se cumprisse: (a) ao Erário financiar, sob a forma de vencimentos; (b) ao jurisdicionado pagar as reduções de produtividade e de foco judicante e; (c) ao fariseu receber os lucros das vendas dos conhecimentos que adquiriu a custos e sacrifícios públicos!”, escreveu.

O advogado revela, ainda, um bastidor sobre a decisão do ex-magistrado.

“Um desembargador disse, no desenrolar de uma sessão, que a exoneração [de Márlon Reis] abriria espaço para alguém mais comprometido com as metas de redução do acervo de processos pendentes de julgamento”, disse, sem citar o nome do autor da declaração.

Baixe aqui a íntegra do pedido.

14 pensou em “Advogado pede que OAB negue inscrição a Márlon Reis

  1. Esse advogado quer aparecer isso tem sido comum muitos que não tem brilho próprio querendo aparecer em baixo do brilho de quem tem. Marlon Reis terá muitos assim, oportunistas desconhecidos e anônimos com opiniões rasas e bossais como está deste senhor

  2. Representação absurda, nos moldes da representação da camâra dos deputados contra ele em razão do Livro Nobre Deputado!
    Pior de tudo é ir contra a Lei da Ficha Limpa!

  3. Marlon Reis não gosta de trabalhar, quer viver flanando e dando palestras como celebridade, é um fanfarrão preguiçoso.

    • mas dar palestras não é um trabalho tb? talvez ele não goste da atividade judicante, mas de trabalhar me parece que ele gosta

  4. Engano seu “Bruninho”. A comarca onde trabalhou o senhor Marlon Reis (João Lisboa) é um caos, morosidade absoluta. Esse juiz nunca trabalhou de verdade, passava o mês todo viajando, audiências sendo desmarcadas, presos soltos por excesso de prazo, processos amontoados e juiz de cidades vizinhas respondendo. Enquanto isso, Marlon Reis viajando Brasil à fora…

    • No meu entender, com o pedido de exoneração, Marlon Reis fêz um grande e inestimável bem à Justiça maranhense, assim como aos jurisdicionados.
      Talvez, na vaga por ele deixada, o Tribunal consiga o ingresso de um novo juiz verdadeiramente vocacionado para o efetivo desempenho da atividade judicante.
      Tem os meus respeitos, e, o considero como digno, já que teve a coragem de pedir para sair.
      Alguns permanecem no cargo, sem nenhuma aptidão ou mesmo disposição para o trabalho, e assim o fazem simplesmente por causa da posição e dos vencimentos.
      Infelizmente isso acontece com muita frequência..

  5. O QUE LEVA UM IMBECIL DESSES A PEDIR QUE A OAB NEGUE O REGISTRO DE UM HOMEM DIGNO? SERÁ QUE ESSE MESMO ADVOGADO JÁ FEZ ALGO DE IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE? QUER APARECER MEU AMIGO, FAÇA POR ONDE, ISSO É FEIO.

  6. Corretissimo o advogado. ‘Angariar’ clientes é terminantemente proibido pelo Codigo de Etica da OAB. Esse ex-juiz apostou no ser pacato e sem nocao que sao os maranhenses. Parabens Dr Reboucas pela coragem.

  7. Não conheço pessoalmente o Dr. Marlon Reis. Mas conheço a sua obra. Com ela prestou relevantes serviços à sociedade brasileira e ao país. O seu ingresso na OAB MA irá trazer mais brio para a entidade e eu particularmente ficarei honrado em ter um colega valoroso como ele que irá contribuir muito para a instituição. Tentar abalroar essa pretensão do Dr. Marlon com esse pífio e incompreendido argumento é uma demonstração inequívoca do incômodo que o sucesso alheio causa em algumas pessoas. Como Presidente do Sindicato dos Advogados do Maranhão, se assim for o seu desejo, teremos imensa satisfação em tê-lo em nossos quadros como filiado e colaborador.

  8. Bruninho é ‘fofinho’, ‘bonitinho’ até como codinome. A este e demais ‘fofos’ de plantão, recomendaria cautela. Ao pouco que li, a alegação contra o ex, futuro, ou permanente juiz, tem aparente fundamento. Torço por uma candidatura ao Senado e até vitória. Aí, ‘fofos’, veremos como se porta este arauto porta-voz da moralidade…

  9. Eu sou advogado e dou boas vindas ao Dr. Marlon Reis, um homem íntegro, profissional comprometido com as causas do Estado Brasileito, porta voz da esperança na renovação da consciência política e de um sistema eleitoral mais justo e menos comprometido com chicanas eleitoreiras. A OAB deve se regojizar por esse novo membro, que tanto orgulha os maranhenses como um pioneiro contra a corrupção na política do nosso país!

  10. QUER REALMENTE CONHECER UMA PESSOA? DÊ PODER.
    AUTOR DE LEI DA FICHA LIMPA E QUER SER SENADOR. SÓ RINDO MESMO
    Brasilzão nao tem jeito mesmo

Os comentários estão fechados.