Empreiteiros contestam versão do governo para atraso em obras do BNDES

Obra parada em Lago da Pedra

Obra parada em Lago da Pedra

O Clube de Engenharia do Maranhão (CEM) contestou ontem (2), por meio de uma nota oficial, a versão do governo Flávio Dino (PCdoB) para os atrasos e paralisações de obras bancadas com recursos do BNDES: segundo o Executivo, a culpa das empreiteiras que paralisaram os serviços.

O comunicado dos empresários diz justamente o contrário: os atrasos são responsabilidade  do governo comunista, que ainda não pagou pelo menos 90% das obras com medição já feita.

Ainda no ano passado, os donos de empreiteiras estiveram com o governador Flávio Dino mostrando os problemas enfrentados pelas empresas devido à+ falta de pagamento. Segundo a nota do CEM, obras já prontas e outras em fase de conclusão estavam com pagamentos suspensos devido as fiscalizações que estavam sendo feitas.

O problema, segundo o clube, é que as fiscalizações se estenderam mais que o previsto e algumas medições começaram a ser pagas seis meses após cada medição solicitada pelos empreiteiros.

“O atual governo demorou seis meses para iniciar os pagamentos ds\e obras já contratadas e em andamento, o que, consequentemente, causou desequilíbrio econômico financeiro nas empresas, problemas que até hoje não foram definitivamente sanados”, diz trecho da nota do CEM.

Os atrasos nos pagamentos levaram os empresários a reduzirem o ritmo das obras e em alguns casos, a paralisação.

Outro prejuízo apontado pelos empreiteiros é o fato de o governo não assumir as obras prontas. De acordo com a manifestação dos empresários, há gastos com vigilantes e também manutenção das obras. Sobre isso, o CEM classifica o problema de “incapacidade do governo”.

“Hoje encontram-se concluídas inúmeras obras contratadas, as quais não foram recebidas formalmente pelos órgãos gestores, fato recorrente da incapacidade do governo em recebe-las. As empresas ficam absorvendo custos não orçados tais como vigilância e manutenção da obra”.

Nesse caso, as obras da saúde são as mais atingidas. Segundo os associados do clube, um dos maiores problemas é que o governo não tem a mobília para fazer funcionar os hospitais já que a licitação para a compra dos materiais foi suspensa e a nova licitação para tal contratação nunca foi concluída.

Empreiteiros apontam irregularidades em contratos novos do governo

Na nota encaminhada a O Estado, o CEM garante que há irregularidades nas contratações feitas pelo governo de Flávio Dino. O Clube entregou ofício em mãos ao governador alertando que os métodos usados são ilegais.

Segundo a nota, o ofício também foi encaminhado a várias secretarias e órgãos estaduais apontando erro em editais em relação a planilhas e projetos básicos e em relação a adoção do Regime Excepcional de Contratação, criado para obras da Copa do Mundo e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo os empreiteiros, o governo estadual aderiu a atas de registro de preços do Tribunal de Justiça, para contratação de empresas com preços de serviços já registrados para obras de reforma.

No entanto, ainda segundo o CEM, esse tipo de contratação está sendo usada também para construção e ampliação, o que é vetado por lei já com jurisprudência do Tribunal de Contas da União.

(Com informações de O Estado)

5 pensou em “Empreiteiros contestam versão do governo para atraso em obras do BNDES

  1. Essas empresas estão envolvidas em atos de corrupção do governo passado, por isso queria saíram em defesa de seus próprios interesses.

  2. Quando […] foi presidente da Comissão Central De licitações do estado ele destruiu a comissão exonerando todos os técnicos com mais de quinze anos de experiência na área de licitação e nomeou [….] totalmente sem experiência alguma. O que se pode esperar de uma atitude irresponsável dessa? Hoje a ccl não tem condições técnicas de realizar uma licitação bem sucedida. Talvez foi esse o objetivo do PCdoB : Tornar uma comissão importante como essa em um órgão de […].

  3. Gilbertão,

    Mas não é só isso! Esse governo além de caloteiro é assessorado só de pessoas amadoras, inseguras, arrogantes, inoperantes e intransigentes. O empreiteiro não pode revindicar nada – tem que morrer caladinho -, uma vez que eles mandam desnecessariamente tudo pro jurídico. E lá, por insegurança e inexperiência administrativa travam tudo! Pra no final, depois do contratado passar por uma “via crucis” da moléstia, com a empáfia característica dos neófitos, mandam o pobre contratado se f… e procurar a Justiça!!

    Lamentável, nessa estória, é o posicionamento subserviente do SINDUSCON-MA, que aceita passivamente o desrespeito e o massacre do governo da mudança para com as empresas maranhenses, uma vergonha!!!

    • tenho duas obras no estado, apos 7 meses pagarão a medição e agora querem a obra pronta kkk..todas as obras da SEDUC,SES e SSP foram para a sinfra e agora que estão melhorando o atendimento… muita gente trabalhando sem entender nada
      OBS;as licitações da sinfra nunca estão disponíveis e na pagina da sinfra

      • Esse governador Flávio Dino é um maluco, pensa que pelo fato das empresas virem trabalhando há um bom tempo com o governo do Maranhão elas fazem parte de algum esquema com os governos anteriores! Por isso são discriminadas! Ideia que é propalada pelos agentes do seu governo!!! Maluquice!

Os comentários estão fechados.