Licitação do transporte: grupos não comprovaram experiência em proposta técnica, aponta consórcio

onibusAo recorrer da decisão da Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Prefeitura de São Luís que lhe desclassificou do certame para a escolha das empresas que atuarão no sistema de transporte público da capital (reveja), o Consórcio Nova ilha – formado pelas empresas Gemalog, Edeconvias e Cisne Branco – acabou revelando que todos os demais consórcios e empresas que participaram da concorrência descumpriram um item imprescindível do edital e que esse descumprimento foi deliberadamente ignorado pelos julgadores do processo.

Segundo a recorrente, os consórcios Central, Leste, Via SL e Três e as empresas São Benedito e Primor, todos classificados, deixaram de apresentar atestados técnicos para fins de comprovação da experiência exigida na proposta técnica.

No caso concreto, não apresentaram registro de profissionais no conselho de classe competente, ou da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do responsável técnico pela empresa.

Segundo o edital, a comprovação de experiência técnica pelas licitantes deveria ser realizada mediante a apresentação de atestado técnico-operacional, ou atestado técnico-profissional.

Essa é uma exigência legal, para que os atestados técnicos sejam necessariamente registrados nas entidades profissionais competentes.

E, de acordo com o Consórcio Nova Ilha, foram eles, nenhuma das outras concorrentes cumpriu integralmente o que diz o edital nesse ponto.

Anda no recurso, a recorrente pede, então, que sejam desclassificados todos os consórcios e empresas que não cumpriam essa regra.

6 pensou em “Licitação do transporte: grupos não comprovaram experiência em proposta técnica, aponta consórcio

  1. Questionamento feito pela Edeconvias/Edeconsil? Qual moral dessa empresa? São experts em fraudes de licitação… Espero que citem isso na resposta a tais acusações.

    • Edeconsil trabalhou com Roseana e agora trabalha com Flávio Dino… fraude ou competência?

  2. Menos, caro Gilberto. Quer dizer que todo mundo (menos a que perdeu a licitação) não tem experiência em transporte? Porque pelo que eu vi, todas juntaram atestados da Prefeitura de São Luís, que tem fé pública e era previsto em edital. Quer dizer que Primor, TCM, 1001 e Taguatur não tem experiência em transporte coletivo de passageiros!? Então, quem tem? A Edeconvias? Tá ficando feio pra você, por tentar defender o indefensável!

  3. Tanta gente querendo barrar a única ferramenta que temos de melhorar o transporte público da nossa cidade, o lado bom é que a população vê a índole desses empresários, querendo a todo custo barrar algo que a Prefeitura tanto lutou para que se concretizasse.

  4. Esses empresários já estão tentando barrar novamente o processo de licitação?! Tenho certeza que Edivaldo não irá retroceder.

  5. Pingback: Licitação do transporte de São Luís é suspensa pela CPL | Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.