Wellington convida para audiência sobre o fim da Expoema

wellingtonO presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Wellington do Curso (PP), utilizou a tribuna para ressaltar audiência pública que discutirá sobre a administração da EXPOEMA. A solicitação, feita pelo deputado Edilázio Júnior (PV) à Comissão, tem por objetivo discutir sobre a decisão do Governo do Estado do Maranhão de retomar a gestão do Parque da Independência da Associação de Criadores do Maranhão, fato este noticiado pela imprensa recentemente.

Para Wellington, essa é uma decisão que implicará em consequências consideráveis, sendo necessário um amplo debate, que permita ponderar os argumentos e, então, tomar a atitude que atrele benefícios sociais e econômicos.

“Realizada há mais de 50 anos pelos criadores do Maranhão, a Expoema tornou-se referência na comercialização do rebanho bovino, equino, caprino e de maquinário e utensílios agrícolas, incluso no calendário rural das grandes exposições brasileiras. São mais de 2.000 mil empregos gerados direta ou indiretamente, nos mais diversos segmentos que correm o risco de terem a oportunidade de trabalho ceifada por essa medida tão estapafúrdia. Estamos cientes do intuito do Governo, mas entendemos ser necessário um debate, que permita se identificar qual dos atos implicará em melhores consequências para a sociedade.”, afirmou Wellington.

A audiência acontecerá na próxima terça-feira (21), com início às 14h, na Assembleia Legislativa do Maranhão, por solicitação do deputado Edilazio Junior (PV).

Entenda o caso:

A Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), que tradicionalmente acontece no mês de setembro, começou a ser ameaçada por volta de 30 de março, quando o Governo do Estado manifestara sua intenção de retomar o Parque Independência, que é administrado pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) em forma de comodato, desde 2009 e cuja vigência vai até 2026.

Recentemente, a Ascem recebeu ofício da Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep) informando que a entidade deveria entregar as chaves do Parque Independência em 24 horas a contar da hora do recebimento da comunicação. Sem a garantia do espaço, não há como realizar a Expoema, que este ano seria emblemática por estar na sua 60ª edição.


9 pensou em “Wellington convida para audiência sobre o fim da Expoema

  1. Aquilo se transformou na passarela dos endinheirados e snobs da “pecuária”maranhense;Prefeitos enchiam a cara de scoth baleado e arrematavam tudo nos leilões.A maioria desse ditos “fazendeiros”,lavavam dinheiro desviado do contribuinte.Feira agropecuária é outra coisa,aqui no parque era um desfile de ex secretários,deputados,filhos de deputados,prefeitos,agiotas,tudo tirando onda de produtor.Só se for produtor de miséria!

  2. Nada obstante não conheça os termos do contrato que existia entre o governo do estado e a associação de criadores, queria chamar atenção para alguns fatos relacionado à Expoema:
    – já faz algum tempo que o evento se presta quase que exclusivamente para shows;
    – os preços de entrada e estacionamento são exorbitantes, ainda mais para aqueles que só tem interesse em visitar a exposição, sem falar no preço dos alimentos e bebidas; e
    – em que pese os preços cobrados, tem-se uma total falta de segurança no evente, vide os casos de homicídio ocorridos constantemente, anos após ano.

    Assim, questiono qual o prejuízo para a população com o cancelamento do evento que só servia para dar lucros à associação de criadores, sem dar o mínimo de conforto e segurança à população. Prova disso é o insucesso da exposição pretérita.

  3. Olá, Gilberto

    Gostaria de saber como posso ter informações sobre as audiências públicas previamente assim como você?
    sou estudante de jornalismo e quero começar a escrever

  4. Meu caro, e esse fato me explique? Prefeito Madeira, mesmo sabendo que a ex deputada e atual prefeita e presidente do ptn estadual Maura Jorge estava em Itz para empossar o Apostolo Alex e prestigiar o pré candidato Assis Ramos, foi visto no hotel onde Maura Jorge hospedava-se reunindo-se com a mesma e assessores dela? qual o motivo do prefeito ir ao hotel pra essa reunião?

Os comentários estão fechados.