Se assumir governo, Humberto sepulta candidatura do irmão em Matões

humberto_ferdiandoHá um problema para a já anunciada posse do presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho (PDT), como governador do Maranhão.

Como revelado ontem (12), ele deve assumir o comando do Estado com a saída do governador Flávo Dino (PCdoB) do Brasil – o vice-governador, Carlo Brandão (PSDB), está na China (saiba mais).

Ocorre que um irmão do pedetista, o vice-prefeito de Matões, Ferdinando Coutinho (PSB), é pré-candidato a prefeito daquela cidade.

Mais do que isso: é o líder nas pesquisas, com chances reais de se eleger.

Portanto, se Humberto assumir o como chefe do Executivo estadual, mesmo que interinamente, Ferdinando fica automaticamente inelegível.

Outros casos

A situação vivida pelos irmãos Coutinho não é inédita no Maranhão.

No início de 2012, quando de uma viagem internacional da então governadora Roseana Sarney (PMDB), estabeleceu-se o mesmo impasse.

O vice-governador, Washington Oliveira, do PT, era pré-candidato a prefeito de São Luís, não podia assumir (reveja).

O  presidente da Assembleia à época, Arnaldo Melo (PMDB), queria fazer a filha Nina Melo (PMDB), hoje deputada, candidata a prefeita de Colinas e também rejeitou o ascensão ao cargo.

Já o então presidente do TJ, desembargador Guerreiro Junior, tinha a esposa como pré-candidata a prefeita em Guimarães. Declinou.

No fim das contas, assumiu o 1º vice-presidente da AL, ex-deputado Marcos Caldas. Ele tinha um irmão, Augusto Caldas, como pré-candidato a vereador de São Luís. Mas se entendeu em família e acabou tornando-se governador interino (reveja).

Em tempo: por conta do problema eleitoral de Humberto, o governo pode acabar caindo no colo do desembargador Cleones Cunha, atual presidente do TJ. Ele é o próximo na linha sucessória.

2 pensou em “Se assumir governo, Humberto sepulta candidatura do irmão em Matões

  1. Pingback: Flávio Dino só sai do país após volta de Carlos Brandão, diz Humberto Coutinho | Gilberto Léda

  2. Humberto Coutinho tem logo que assumir esse governo de poucos e sepultar imediatamente a candidatura do irmão dele, porque se esse sujeito for eleito será mais um município “ferrado” com uma administração alinhada ao governo de muito poucos… muito poucos mesmo… talvez meia dúzia de senhores feudais que acham que o Maranhão pertence a eles… é aquele mesmo patrimonialismo de sempre… aquela confusão mental que acontece na cabeça de quem assume o poder por exíguo espaço de tempo…

Os comentários estão fechados.