O efeito Castelo na campanha de Eliziane Gama

eliziane_casteloA divulgação do resultado da pesquisa Ibope/TV Mirante de intenções de votos em São Luís (reveja) trouxe à tona, com mais força, uma debate que vinha sendo feito desde antes das convenções partidárias, sobre os efeitos da aliança entre a candidata Eliziane Gama (PPS), da coligação “São Luís de verdade”, e o ex-prefeito João Castelo (PSDB).

Os aliados que defendiam a importância de ter o tucano como aliado sempre argumentaram que ele tem votos cristalizados na capital, o que é verdade. Acreditando na tese de transferência desses votos, ressaltavam que, apesar da alta rejeição, o ex-prefeito levaria mais benefícios que problemas para a campanha da popular-socialista.

Na prática não tem sido assim.

__________________Leia mais

Eliziane Gama parou no tempo

Eliziane já aparecia na casa dos 20% de intenções de votos mesmo antes da aliança com o PSDB. Até o seu partido decidir por indicar o vice da deputada federal, Castelo aparecia com algo em torno de 15% nesses levantamentos.

Mas da união entre eles, curiosamente, não surgiu uma candidata com mais de 30%.

Pelo contrário… Eliziane estagnou na casa do 20 pontos e, segundo o Ibope, agora começa a desidratar.

Para piorar, a rejeição da candidata só cresce.

Captura de Tela 2016-08-31 às 08.35.25

O instituto Escutec, por exemplo, já havia detectado um aumento de 14 pontos no número de eleitores que declaram não votar nela de jeito nenhum (leia mais).

O Ibope mostrou situação pior: são 27% os eleitores que não querem Eliziane (veja ao lado).

O número, curiosamente, é exatamente igual à soma das rejeições da candidata do PPS (3,1%) e de João Castelo (23,9%) aferidas em abril, na última pesquisa Escutec em que os dois apareciam como opções (veja abaixo).

Aparentemente, quanto mais gente sabe que Eliziane Gama está com João Castelo, mas gente a rejeita…

rejeição_abril

11 pensou em “O efeito Castelo na campanha de Eliziane Gama

  1. Eliziane precisa ser estudada pelo Dr. Ruy Palhano, porque essa pessoa não pode ser normal. Faz essas alianças, sem pensar no que pode perder. PERDER, isso mesmo, Castelo estragou São Luis e tá estragando/ já estragou esse sonho dela de ser prefeita.

  2. Nao quero esses dois como governantes de Sao Luis e se depender do meu voto, nao serao. Corruptos demagogos.

  3. Essas eleições já acabaram para irmãzinha, ela vem tomando decisões erradas desde que foi favorável ao impeachment, agora está colhendo o que plantou.

  4. Vocês blogueiros patrocinados pelo dinheiro da prefeitura de sao luis juntamente com a curriola do Edivaldo bombardearam com mentiras e inverdades a Eliziane Gama que conseguiram o que queriam: a queda dela nas pesquisas. Só que o tiro saiu pela culatra. O Welligthon caiu na onda e o crescimento dele ate ultrapassar o EDH é apenas questão de pouquíssimo tempo. Se fuderam com essa estratégia de criticar a Eliziane. Ja era pro Edivaldo. Nao duvido que na próxima pesquisa o Welligthon ja esteja na frente. A onda do 11 começou. Tchau EDH.

  5. Eliziane é Castelo em forma feminina. A primeira prova que temos osbre é isso, foi o fato dela esconder ele a todo custo pra não parecer seu vínculo com ele.

  6. Gilberto, esse texto reflete bem a realidade. E confirma o que eu previa: Eliziane está perdendo credibilidade em face das alianças que tem feito, a exemplo da que consta dessa notícia. Espero que ela abra os olhos a tempo de perceber que não precisa se sujeitar a alianças de toda sorte. Ademais, gostaria de parabenizá-lo pelo texto: uma constatação apenas.

  7. Candidata Égua Paraguaia , só arranque. No final da corrida vai chegar com a língua de fora e sem fôlego.

Os comentários estão fechados.