Dino alugou casa na Aurora com base em código revogado por ele mesmo

O governador Flávio Dino (PCdoB) ainda deve várias explicações à população maranhense sobre os nebulosos “aluguéis camaradas”, desvendados em uma série de reportagens de o Estado desde o início do mês.

Uma delas diz respeito, ainda, ao primeiro caso descoberto: o do imóvel de Jean Carlos Oliveira – filiado ao PCdoB e funcionário da Emap -, localizado na Aurora e alugado à Funac.

Ao tentar explicar a locação, o Governo do Maranhão emitiu nota oficial dizendo o seguinte:

“Após exaustiva pesquisa em diversos imóveis e constatar o menor preço, a Fundação locou o imóvel para implantação da Unidade na Aurora, tendo como intermediadora da locação a empresa Área Imobiliária, com dispensa de licitação, amparada na Lei nº 9.579/2012, artigo 22º, parágrafo único, vigente à época”.

Para quem não sabe, a Lei nº 9.579/2012 era o chamado Código de Licitações do Estado do Maranhão. Foi instituído pelo governo Roseana Sarney (PMDB) em 2012, e duramente criticado pelo então líder da oposição na Assembleia, ex-deputado Marcelo Tavares (PSB) – hoje chefe da Casa Civil de Flávio Dino -, por ser “imoral e irresponsável” (reveja).

À época da assinatura do contrato da Aurora, o Código ainda estava em vigor e, mesmo “imoral e irresponsável”, foi usado pelos comunistas para alugar um imóvel de um aliado.

Só vindo a ser revogado dias depois (saiba mais).

5 pensou em “Dino alugou casa na Aurora com base em código revogado por ele mesmo

  1. Marcelo Tavares não tem base alguma para analisar um código tão importante como esse código, criado e idealizado por um jurista de renome nacional o Dr. Jacoby Fernandes. Marcelo nunca atuou em um processo licitatório, o que aconteceu foi a vontade deliberada de extinguir o código para que as licitações fossem feitas do jeito que o diabo gosta. Infelizmente os eleitores que votaram nesse governo comunista foram enganados com as mentiras de mudança.

  2. Gilberto, tem uma conversa rolando ai, que Flávio mandou um projeto para a AL-MA e o mesmo foi aprovado.
    Acontece que estava errado e o governo alterou o texto do projeto e publicou como sendo o que tinha sido aprovado pela AL-MA. Ou seja, alterou e não reencaminhou para nova aprovação na AL-MA.
    É o que dá esses deputados aprovarem as coisas sem nem saber o que estão fazendo. E isso é um caso sério de improbidade administrativa.
    Parece que alguns advogados já estão levantando os documentos para ingressar com a denúncia. Mais um escandâlo do Juiz Federal (sic).

  3. Gilberto,

    O que o teu comentarista acima diz sobre esse projeto enviado a Assembleia Legislativa do Maranhão é uma fraude, ou melhor, um crime de responsabilidade perpetrado pelo governador Flávio Dino, que dá até perda de mandato. Apure isso com urgência! Se for verdade (deve ser), é mais um escândalo monumental propiciado por esse governador despreparado e incompetente em gestão pública e que não pode mais gerir esse estado. Estamos te aguardando…

  4. Não é só isso. A nulidade dos “contratos camaradas” é absoluta, na medida em que o Código de Licitações do Estado [Lei Estadual nº 9579/2012] (que fundamentou a formalização de tais contratações), era inconstitucional como um todo, por afrontar o art. 22, XXVII da CF, que reza que compete privativamente a União legislar sobre normas de licitação.

    Sabedor e crítico disso, o governador Flávio Dino cuidou logo de proceder a revogação da Lei Estadual por intermédio da Medida Provisória nº 205 de 08/07/2015, posteriormente transformada em lei. Mas incorreu – como tinha muita pressa para presentear os seus amigos -, num erro crucial quando tentou convalidar todas as licitações anteriores à vigência da MP nº 205, (art.2º). Pois se o Código era inconstitucional, então como a MP poderia convalidar os “contratos camaradas” anteriores à aludida Medida Provisória? Vejam o art. 2: “as licitações instauradas e os contratos assinados anteriormente à vigência da presente Lei [MP nº 205], inclusive suas prorrogações, permanecem regidos pela Lei nº 9579, de 12 de abril de 2012[Código de Licitações do Estado]….”

    Peço ao nobre blogueiro que confirme nos anais da Assembleia Legislativa do Maranhão, se uma das justificativas do governador Flávio Dino para revogar o Código de Licitações do Estado – como um todo -, não era a inconstitucionalidade do mesmo?

Os comentários estão fechados.