NOTINHAS DA MANHÃ

Recuo

Depois de afirmar que a SMTT estava autorizada a apreender os veículos que forem identificados trabalhando para o aplicativo Uber (reveja), o titular da pasta, Canindé Barros, recuou.

Segundo ele, na verdade, a fiscalização só começará a ser feita depois de a Câmara Municipal apreciar projeto de lei de autoria do vereador Paulo Victor (Pros) que regulamenta o serviço.

“A Câmara Municipal tem uma proposta de regulamentação para ser votada, provavelmente após o carnaval.  É preciso aguardar a manifestação dos vereadores”, disse.

Novo esquema?

Depois da deflagração da Operação Cooperare, que desbaratou um esquema da Coopmar com várias prefeituras maranhenses, uma nova cooperativa nos mesmos moldes está nascendo: a Coopmarst.

Seria a continuação do esquema anterior? Ou trata-se de coisa séria?

Segurança I

O Palácio dos Leões alegou, em nota emitida na noite de ontem (21), questão de segurança para justificar o uso de duas aeronaves pelo governador Flávio Dino (PCdoB) numa viagem a Coroatá (saiba mais).

“Os deslocamentos realizados na manhã desta terça-feira (21) consideraram a inexistência de pistas habilitadas para pouso de avião em algumas cidades, bem como a segurança pessoal da comitiva”, diz o comunicado.

Segurança II

Por falar em segurança (ou na falta dela), o deputado estadual Sousa Neto (PROS) externou preocupação com a questão da segurança durante o Carnaval 2017, em todo o Maranhão. Ele voltou à tribuna, nesta terça-feira (21), para falar dos assaltos a coletivos na grande ilha e da péssima estrutura das polícias na capital e no interior.

“Quero atentar a todos os parlamentares sobre a falta de contingente policial para cobrir as festividades do carnaval nos municípios. O governo comunista precisa dar garantias aos cidadãos e também condições às polícias para que a festa aconteça com tranquilidade”, alertou o deputado.

Sousa leu a nota divulgada pelo presidente do Sindicato dos Rodoviários, Isaías Castelo Branco, chamando atenção das autoridades para a insegurança nos dias de folia. “Os rodoviários estão com medo de trabalhar nos dias de carnaval, devido ao grande número de assaltos na grande São Luís, principalmente porque a cúpula da Segurança Pública não apresentou nenhuma ação para coibir esta prática criminosa. Só de 1º até dia 31 de janeiro, foram registrados 77 assaltos a ônibus na capital; no ano de 2016 foram 604 ocorrências”.

Insegurança

Bandidos armados atacaram, por volta de 2hs da manhã desta terça-feira(21), a residência da prefeita de Água Doce do Maranhão, Thalita Dias. Os tiros disparados alvejaram um carro modelo Hilux que estava na garagem e o portão da casa. O atentado foi relatado ao deputado César Pires pelo ex-prefeito Eliomar Dias, que registrou a ocorrência na Delegacia de Araioses.

Segundo informaram assessores da prefeita, a polícia foi acionada, saiu em diligências e acabou encontrando um suspeito, que disparou contra os policiais. Na troca de tiros com a policia, o criminoso acabou fugindo. Foi solicitado reforço policial para Água Doce do Maranhão.

Choro

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) andou reclamando por não ser recebido pelo governador Flávio Dino (PCdoB), a quem, agora sim, faz aberta oposição na Assembleia Legislativa.

Após passagem por São Paulo, semana passada – ocasião em que foi recebido pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) – Wellington disse que é tratado da mesma forma em outros estados, menos no Maranhão.

“Quero destacar a forma respeitosa e atenciosa que fomos recebidos pelo governado Geraldo Alckmin. Eu passeei dois anos na base do governador Flávio Dino, não sou mais da base, mas nunca fui recebido pelo governador do meu estado do Maranhão. Fui recebido duas vezes pelo governador do estado do Piauí, fui muito bem recebido pelo governador de São Paulo, mas nunca fui recebido pelo governador do Maranhão. Apesar disso, continuaremos fazendo política independente da forma que o Governo do Maranhão faz política. O governador de todos vocês, ou como se intitula, de todos nós”, afirmou.

Novo secretário

O vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) tem hoje (22) uma nova reunião no Palácio dos Leões. Ao que tudo indica, seria uma continuação do encontro ocorrido no início do mês (saiba mais).

O parlamentar é cotado para assumir o comando do processo de Metropolização da região da Grande Ilha de São Luís. Ao Blog do Gilberto Léda, o vereador confirmou, há pouco mais de duas semanas, “conversas” com o governo.

“Política é feita de conversas”, disse Pedro Lucas, durante abertura dos trabalhos na Câmara Municipal de São Luís. Ele admitiu ter-se reunido com o secretário de Estado da Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry (PCdoB). “Conversamos sobre vários assuntos e também sobre São Luís”, comentou.

Perseguição?

O caso está acontecendo com um professor de carreira em Coroatá. Iran Lima Costa participou do seletivo para o cargo de Gestor Geral do IEMA em Coroatá, com apenas 1 vaga, e foi aprovado segundo homologação publicada no Diário Oficial do dia 9 de fevereiro.

A capacitação para os gestores iniciou-se ontem (21), porém, sem a participação dele, que deveria ser o novo diretor-geral do Instituto em Coroatá.

Iran Lima foi comunicado que não iria assumir o cargo na última sexta-feira (17) sob a alegação de possuir três matrículas – o que ele já contestou com documentos.

“Participei do seletivo em dezembro, fui aprovado, o resultado foi publicado, mas há poucos dias para o início da capacitação ligaram dizendo que eu não podia assumir o cargo de gestor-geral do IEMA. Não tenho nada que me impeça de assumir, muito pelo contrário. As três matrículas que eles alegam, uma já foi pedida a exoneração, outra de aposentadoria e uma apenas ativa do estado. Estive hoje na SECTI e sequer me receberam. Sou professor de carreira, capacitado, não sou político. Essa perseguição tá mexendo emocionalmente com toda minha família”, relatou.

Iran foi secretário de Cultura de Coroatá na gestão Teresa Murad (PMDB).

Cobrança

O deputado Eduardo Braide cobrou ontem (21) do Governo do Estado o cumprimento de um acordo feito com os professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A negociação com a categoria foi feita no ano passado, junto à Casa Civil, com a participação do deputado.

“Pessoalmente participei dessa comissão de negociação com os professores da Uema. Estive em reuniões na Casa Civil, participei de Assembleia dos professores na própria na Uema e, dentre os compromissos que foram firmados pelo Governo do Estado, um era a implantação de uma gratificação aos professores na ativa e aos aposentados, o pagamento da URV, direito já garantido pela Justiça e que ainda não foi autorizado pelo governador. É preciso cumprir o acordo feito com os professores”, explicou Braide.

Baixaria

A luta dos professores da rede estadual de ensino do Maranhão por reajustes que não vêm desde 2015, transformou-se numa baixaria num grupo de WhatsApp com a presença de vários líderes do movimento.

Irritado com as cobranças, o vice-prefeito de São Luís e presidente do Simproesemma, Júlio Pinheiro (PCdoB), perdeu as estribeiras e chamou um filiado ao sindicato de “lixo sindical” e de “fuleiro sindical”.

Esse é o nível.

Nepotismo

A prefeita de Nova Iorque do Maranhão está sendo acusada de nepotismo: ela nomeou a própria irmã, Ana Karla Guimarães (foto acima), para ser secretaria de Saúde do município.

O caso já foi levado ao Ministério Público.

Primeira crise

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), enfrenta a primeira grande crise da sua gestão: médicos que atendem na UPA de Caxias, de responsabilidade da Prefeitura, ameaçam parar sob a alegação de que o gestor não cumpriu acordos sobre o pagamento de salários.

7 pensou em “NOTINHAS DA MANHÃ

  1. Bandidagem: 13 anos de Petsmo Vigarista. Nada de Segurança!

    O TEMER é cem vezes melhor que o PT. É lógico!

    Só não vê os BREGAS do PETISMO, certamente!

    O PeTê é:

    BARANGO; KITSCH; brega; CAFONA.

    Educação básica do Petismo???? ME-DÍ-O-CRE!!! São os metidos a inteligentinhos. A tal de Esquerda Caviar.

  2. Por isso que tou dizendo. é uma decisão que sairá da câmara de vereadores, o Secretário só irá acatar o que for decidido, temos é que cobrar nossos vereadores, isso sim!

  3. Canindé deixa de graça eu te conheço, procura é […] e segundo […] que a população não sabe que tá também cortado, procura trabalhar direito não olha só o teu lado tu tem carros locado a sua disposição junto co m motorista tudo de graça, combustível de graça, funcionários de graça, os agentes ficão na rua sem comunicação e tiveram que comprar um numero de celular pra poder ajudar nas chamadas qdo tiver acidentes, agora tu te mostra na frente como dono do mundo, logo vai cortar a alimentação é melhor vc pedir pra sair você já foi bom, agora só vai viver de tua aposentadoria que vc já conseguiu. Olha busca os agentes que tem vários espalhados comendo dos dois lados Municipal e Estadual.

  4. Tem espaço para os dois operarem. E uber só leva vantagem ATÉ AGORA porque não paga imposto. Na hora que começar a pagar imposto , aumenta esses valores ai.

  5. Pingback: Governo recua e chama aliado de Ricardo Murad para assumir Iema de Coroatá | Gilberto Léda

  6. Secretário Canindé,
    A comunidade do turu reivindica um agente de trânsito aqui na Rua da vitória, no Turu, nas proximidades da Boate Zero Um e Motel Afrodite.
    Ocorre que os motoristas que vêm do Parque Vitória estão transitando na contramão pondo em risco de morte várias pessoas. Uma infração gravíssima.
    Tome alguma providência quanto a isso.
    Mande sinalizar a Rua da Vitória e coloque agentes de trânsito pra multar os infratores. Sem conversa.
    O que tem acontecido é que quando os agentes de trânsito abordam os infratores eles acabam liberando-os sem motivo algum. E ainda por cima os infratores continuam o seu caminho na contramão pra surpresa de todos.
    Canindé veja o que tá acontecendo.
    A Rua da Vitória, nas imediações de quem vai para o Parque Vitória tem duas pistas de mão única. É só pra seguir em frente. Pois os motoristas corruptos e infratores estão passando na contramão.

Os comentários estão fechados.