PGR: Nicolao pode provar veneno que Flávio Dino adora usar

O vice-procurador eleitoral Nicolao Dino segue na sua saga por tentar convencer o presidente Michel Temer (PMDB) a nomeá-lo como procurador-geral da República caso ele seja eleito primeiro colocado na lista tríplice a ser formada no mês que vem.

Como já se sabe, o ex-presidente José Sarney (PMDB) já vetou o nome de Dino, seja qual for sua colocação na eleição interna – o parentesco com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), influenciou muito para o pedido.

Desde então, os Dino reclamam. E muito.

Mas sem qualquer razão.

A verdade é que, no âmbito federal, Nicolao pode – se eleito em primeiro – acabar provando de um veneno do qual seu próprio irmão lançou mão em duas oportunidades do Maranhão.

Em abril do ano passado, Dino nomeou Werther de Moraes Lima Júnior como novo defensor público-geral do Estado do Maranhão.

Werther perdeu a eleição que disputou contra a ex-defensora-geral, Mariana Albano. Ele teve apenas 70 votos, contra 78 da sua concorrente (reveja).

Um mês depois, nova lista tríplice a ser apreciada pelo governador. Desta vez, para a Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) do Maranhão.

Depois de o promotor Marco Aurélio Batista Barros, preferido do comunista, sequer entrar na lista tríplice, ele relevou a pressão pela nomeação do mais votado, promotor Augusto Cutrim e decidiu nomear Luís Gonzaga Martins Coelho (saiba mais).

O atual PGJ teve apenas 183 votos, 29 a menos que Augusto Cutrim, o mais votado.

Dino contrariou seu próprio discurso (leia aqui). Mas agiu dentro de suas prerrogativas.

Assim como ele não era obrigado a nomear o mais votado nos dois casos, também o presidente da República não é obrigado a nomear o mais votado para a PGR.

8 pensou em “PGR: Nicolao pode provar veneno que Flávio Dino adora usar

  1. Pimenta no c* dos outros é refresco, né? Nicolau fala da escolha em “perspectiva institucional”, mas por aqui o maninho não tem essa mesma “perspectiva”. É a tal coisa: “Faça o que eu digo, mas não faça o que o maninho faz lá no Maranhão”. kkkkkk

  2. Perfeito.

    Mas quer apostar que caso Temer ainda seja o Presidente no momento dessa indicação, e não indicar o primeiro colocado da lista tríplice, o governador vai dizer no twitter que o Temer ignora princípios democráticos?

  3. O problema de Nicolau Dino não é a indicação do Presidente da Republica que ate escolher o Nicolau, o problema intransponível são os senadores da CCJ onde ele sera sabatinado, ele ja é queimado por la, j teve o nome rejeitado para compor o CNMP. e agora tem sobre ele a suspeita de vazar informações para o irmãos que esta sendo investigado pelo STJ, ou seja, vão alegar suspeição dele.

    • mais tarde posto aqui uma matéria do jornal O Globo que pode responder essa sua pergunta

Os comentários estão fechados.