Nicolao Dino leva descompostura de Gilmar Mendes no TSE

O vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, levou uma descompostura, há pouco, do ministro Gilmar Mendes, durante o julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na reabertura dos trabalhos, agora à tarde, Dino arguiu o impedimento do ministro Admar Gonzaga, sob o argumento de que, em 2010, ele trabalhara como advogado da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Usando as palavras do relator do processo, ministro Herman Benjamin, o vice-procurador disse que a corte está julgando a “ocorrência de uma relação de trato sucessivo” – referindo-se ao fato de que as condutas vedadas praticadas em 2014 também ocorreram na campanha anterior – e que, por isso, Gonzaga não deveria participar do julgamento.

Gilmar Mendes reagiu com irritação.

“O Ministério Público tem que se pautar pelo princípio da lealdade processual. Não pode surpreender o tribunal. Esse fato não é conhecido do Ministério Público neste momento. É preciso que o Ministério Público assuma seu papel e respeite o tribunal. Não se pode agir coagindo o tribunal e fazer o jogo de mídia. O senhor trouxe uma questão que está sendo colocada nos blogs de agora à tarde”, disse o ministro, que ainda ironizou, questionando se o representante da PGR não iria pedir também a cassação do ex-presidente Lula (PT), “por ter participado da eleição e tudo mais”.

“Sempre atuei pelo princípio da lealdade”, rebateu Dino, ressalvando que o caso foi tratado em blogs após o voto do ministro.

Em sua defesa, Admar Gonzaga disse que antes de assumir o posto no TSE desde 2013 já não atuava mais em processos eleitorais.

10 pensou em “Nicolao Dino leva descompostura de Gilmar Mendes no TSE

  1. Esse bandido chamado Gilmar Mendes envergonha o judiciário Brasileiro. Com certeza está enrolado até o pescoço na lava jato. Trata-se de um sujeito nojento e asqueroso.

  2. Nicolau Dino está agindo como como o pau mandado Waldir Maranhão agiu por ordem do Flavio Dino, Cubano.

  3. Você como se diz formado em direito.. deveria saber que o procurador só fez o que deveria fazer. Simples assim.

      • Mas deveria ao menos se informar sobre as coisas antes de falar por aí, já que é repórter, blogueiro. Não sou envolvida com política, mas tenho discernimento para saber que Nicolau Dino agiu cumprindo seu dever funcional. E o fez de forma brilhante. Certamente as pessoas deveriam seguir seu exemplo ao cumprir seu trabalho. Esse Gilmar Mendes tem a caneta na mão, mas o juízo e a moralidade viajaram. Não serve de parâmetro de “compostura” a ninguém!

  4. Esse Gilmar Mendes é um tremendo de um FDP. Ele por ser um juiz está ferindo sim um dos princípios, que seria o da legalidade, pois todo juiz tem que se mostrar neutro e imparcial em seus posicionamentos. O que estamos vendo é uma defesa explícita dele em relação a chapa da Dilma/Temer.

  5. Todos que estudaram e continuam estudando o Direito, sabem que suspeição e impedimento de julgadores, tem que seu arguido em “peça apartada” (só entende dessa linguagem quem conhece os termos jurídicos), cuja peça tem que ser apresentada com antecedência para que o suspeito possa se manifestar e, com certeza o Nicolau Dino já sabia que esse juiz no passado advogou para a Dilma, portanto, sua manifestação foi por demais inoportuna e teve claro objetivo de tumultuar a sessão de julgamento.

  6. Nicolau Dino é competentíssimo. Já Gilmar Mendes deixou e enclausurou todo o seu vasto conhecimento jurídico somente no seu livro. Na prática, Gilmar não segue o que ensina e tem moralidade questionável. Portanto, não haveria como Nicolau “levar descompostura” de quem não tem compostura.

Os comentários estão fechados.