Alunos do IFMA participam do programa Parlamento Estudantil

Alunos do campus do Instituto Federal de Educação (IFMA) de São José de Ribamar participaram nesta segunda-feira (12) de uma visita técnica à Assembleia Legislativa do Maranhão, como parte do programa Parlamento Estudantil Maranhense. O deputado César Pires (PEN) e o consultor legislativo Flávio Olímpio repassaram aos estudantes informações essenciais sobre representação democrática e processo legislativo no Brasil.

“É muito importante termos essa interação com a sociedade, principalmente com os estudantes, que precisam compreender o processo legislativo e entender as prerrogativas e os limites constitucionais impostos à atuação parlamentar, na defesa dos interesses da população”, declarou o deputado César Pires, ao final do encontro.

César Pires discorreu também sobre sociedade e representação política desde a Grécia antiga, e de outros acontecimentos históricos em que a democracia deixou de existir em países como a Alemanha e a China. Flávio Olímpio esclareceu sobre o processo de elaboração de leis e prerrogativas dos parlamentares.

Reunidos no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão, os 120 alunos dos cursos técnicos de Programação e Jogos Digitais, Informática para internet e Eletrônica foram acompanhados dos professores de História, Fábia Holanda de Brito e Reinouds Lima Silva, e de Filosofia, Edvan Ferreira. Eles fizeram perguntas aos palestrantes e tiraram dúvidas sobre o funcionamento do parlamento estadual.

“Foi muito interessante essa atividade, pois pela primeira vez tive a oportunidade de conhecer de perto a Assembleia Legislativa do Maranhão”, declarou o estudante Iago Rayner. “É importante saber a opinião de um deputado sobre o processo democrático e atuação deles em defesa da população”, acrescentou a aluna Débora Fernanda Ferreira Silva.

Nesta terça-feira (13), outros 120 alunos do ensino médio do campus do IFMA em São José de Ribamar também participarão da visita técnica ao parlamento estadual.