Concurso literário marcará Dia Estadual da Poesia

A Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), em parceria com o deputado estadual Adriano Sarney (PV), anuncia o concurso Novos Poetas Maranhenses – Prêmio Gonçalves Dias, que marcará o Dia Estadual da Poesia, instituído pela Lei 10.545/2016, de autoria do parlamentar, a ser comemorado no dia 10 de agosto.

“É muito importante incentivar e reconhecer o valor da arte dos poetas maranhenses. No meu projeto original, estava prevista a realização, pelo poder público, de um concurso literário, mas isso foi vetado pelo Governo do Estado. Então, em parceria com a AMEI, propomos essa premiação”, explicou Adriano.

As inscrições serão abertas no dia 28 de julho e vão até o dia 6 de agosto, pelo site da AMEI (https://www.ameiosfl.org/concurso). A final do concurso está marcada para o dia 10, no horário das 16h30 até 18h30, na Livraria e Espaço Cultural AMEI, localizada no São Luís Shopping, bairro Jaracati, São Luís-MA.

O primeiro classificado no concurso Novos Poetas Maranhenses receberá um prêmio no valor de R$ 1.000,00 (mil reais). A mesa de seleção dos textos e de jurados será composta por três membros, sendo um da Academia Maranhense de Letras (AML), um da Academia Ludovicense de Letras (ALL) e um da AMEI.

O dia 10 de agosto é também a data de nascimento do conceituado poeta Gonçalves Dias e também é o dia da fundação da AML e da ALL. Vale ressaltar que o concurso integra a programação da 1ª Semana Maranhense de Literatura, realizada pela AMEI em parceria da Academia Ludovicense de Letras com a Federação das Academias de Letras do Maranhão (FALMA).

SERVIÇO:

2 pensou em “Concurso literário marcará Dia Estadual da Poesia

  1. Parabéns pelo deputado Adriano Sarney em incentivar os jovens escritores que querem mostrar a sua criatividade e os seus trabalhos, além de ser um momento importante para a cultura da nossa cidade.

  2. NÃO SOU POETA, NEM JOVEM. LOGO PARA MIM NÃO HÁ LUGAR
    MINHA POESIA, PODERIA ATRAPALHAR , POR ISSO,
    PREFIRO O SILÊNCIO.
    Meu coração dorme
    Meus olhos fecho
    Não posso revelar meus desejos.

    Teus olhos brilham eu vejo.
    Teus lábios esboçam um sorriso discreto,
    Ansiosos de beijos.

    Teus revoltos cabelos ao vento
    Fascinam e me levam à loucura
    Prefiro o silêncio e não confesso
    Meu tresloucado amor é secreto
    E não te beijo.

    Há quem diga, livremente
    Te quero, te amo e te beija
    Eu simplesmente silencio.

    Meu coração que dorme não é livre
    Aceita em silêncio a escravidão
    Ái meu Deus! Que dor, que sofrimento.

    Deve haver lá no Céu
    Entre os anjos e as estrelas
    Muito além do firmamento
    Onde viveremos
    Trocando carinhos, abraços e beijos.

Os comentários estão fechados.