Enquanto governo paga clínica fechada, 2,5 mil esperam cirurgia ortopédica em SLZ

Reportagem de O Estado publicada na superedição deste fim de semana escancarou mais um escândalo no já controverso caso do aluguel de uma clínica fechada em São Luís.

A Clínica Eldorado, na região do Turu, recebe R$ 90 mil de aluguel por mês há mais de um ano, mas nunca recebeu um paciente (saiba mais).

No local, diz o governo, será inaugurada uma unidade de traumatologia e ortopedia.

De outro lado, segundo revela a publicação, pelo menos 2,5 mil pacientes aguardam uma oportunidade de se submeter a algum procedimento ortopédico na capital. A informação é da própria Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Como o Hospital Geral é o único da rede estadual que realiza esse tipo de cirurgia – e considerando que são atendidos de 70 a 80 pacientes por mês -, demoraria pelo menos dois anos para zerar a fila de espera, isso se nenhum outro caso fosse encaminhado para a unidade.

Santa Casa

No meio da semana, o deputado Eduardo Braide (PMN) destacou que, em vez de alugar uma clínica fechada e reformá-la por um ano, o mais eficaz seria firmar um convênio cm a Santa Casa (reveja).

“A Santa Casa de Misericórdia tem 11 leitos de UTI prontos há quatro anos, sem a necessidade de nenhuma reforma. Os aparelhos ainda todos no plástico, prontos para serem usados. O Governo tenta justificar o pagamento do aluguel da Clínica Eldorado como uma parceria. Ora, não seria muito melhor fazer a parceria com a Santa Casa, que é um hospital que está construído, pronto? Que além dos 11 leitos de UTI, tem mais 400 leitos e que fica ao lado do Socorrão I?  Mas não. O Governo preferiu investir dinheiro público em propriedade particular”, destacou.

3 pensou em “Enquanto governo paga clínica fechada, 2,5 mil esperam cirurgia ortopédica em SLZ

  1. Nunca vi ninguém reformar um imóvel como quem usa varinha mágica, para concluir em poucos minutos. Imagina se esse imóvel é um hospital ? Aliás, hospital que não tinha nem tubulação para gás oxigênio, mas foi alugado por valor maior no Governo Roseana.
    Se tem tanta gente esperando cirurgia é exatamente porque há uma demanda não atendida, já que não dá para operar em qualquer lugar não é ?
    É muito simplório dizer que estava tudo planejado para fazer essa unidade anexa ao HCM. Se era tão fácil e simples, por que não foi executado pela Branca que passou 05 anos e meio no poder ? Querem que um cara que está há 2 anos e meio faça o que não conseguiram em 5 anos e meio ?
    Na hora certa, quem tem o poder do voto perceberá toda essa contradição promovida por quem usa os meios de comunicação para manipular e se perpetuar no poder.

  2. imagina se fosse pra construir um predio novo, iria demorar muito mais, agora a espera vai ser menos demorada, foi uma decisão acertada.

Os comentários estão fechados.