Flávio Dino cria “IPVA camarada” para investidores chineses

Flávio Dino e o CEO da CBSTEEL, Zhang Shengsheng (Foto: Nael Reis/Secap)

O governador Flávio Dino (PCdoB) editou no mês de julho uma Medida Provisória que institui um novo regime de isenções fiscais no Maranhão.

Destinada a empreendedores chineses que pretendem instalar um pólo siderúrgico no estado, a MP nº 240 garante isenções de até 100% do ICMS, por período de até 30 anos, a complexos industriais que trabalhem com aço e produtos siderúrgicos, cimento a partir de escória de siderurgia, materiais para transformadores e equipamentos elétricos, aço siliconado e energia elétrica.

Segundo o dispositivo – já encaminhado à Assembleia para votação -, para ter direito ao beneficio o empreendimento deve alcançar pelo menos três desses itens.

Empresas de construção civil eventualmente contratadas pelos chineses para a montagem do parque industrial também terão direito a alguns benefícios.

As medidas, é claro, têm o objetivo de tornar atrativo ao capital da China o investimento no Maranhão.

Mas há um benefício concedido pelos comunistas do Palácio dos Leões aos camaradas chineses que deve ser motivo de questionamentos pelos maranhenses: o artigo 16 da MP destaca que os veículos pertencentes aos investimentos que se instalarem nesse pólo estarão isentos do pagamento de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Nos bastidores da Assembleia o benefício já é chamado de “IPVA camarada”, um modelo de isenção de imposto genuinamente comunista.

Estão incluídos no rol de isentos veículos como tratores, escavadeiras, pás carregadeiras, máquinas de terraplenagem, guindastes e caçambas.

A isenção tem validade por 15 anos, prorrogáveis por igual período.

_________________Leia mais
IPVA: advogados querem anular inclusão de devedores no Serasa

7 pensou em “Flávio Dino cria “IPVA camarada” para investidores chineses

  1. O governador está corretissímo essas empresas irão gerar muitas divisas ao nosso Estado. E essa insençao para tratores, escavadeiras, pás carregadeiras, máquinas de terraplenagem está correta, são veículos tranformadores de construção pesada.

  2. Muito boa a ideia, por não trata-se de carros de luxo e passeio. Além do mais, os chineses não ganharão um sócio de 30%. Assim, vão gerar muitos empregos.

  3. Tente se reeleger seu comunista safado!!!
    Enquanto isso agentes de trânsito estavam agora a pouco ali perto da UFMA metendo a caneta nos pais de família e sem contar com dois guinchos de prontidão!

  4. Governador onde está a autorização para a secretária de fazenda fazer a reabertura do projeto para pagamento dos IPVA atrasado dos anos anteriores.(2012,2013,2014…) com desconto avista.

  5. Ai ai ai..
    Agora deixaram o hospital de mão e viraram a metralhadora pra possível siderúrgica
    Sarneyzada não tem jeito mesmo
    Credo

  6. Você e sua Oligarquia estão sentindo falta dos 30% que exigiam para qualquer empreendimento que chegasse aqui. E outra pesquise e veja que outros estados já utilizaram desse dispositivo para atrair empresas, não adianta só a isenção do ICMS, tem que haver diferenciais. Eu admiro a sua coragem para se expor ao ridículo.

Os comentários estão fechados.