Assis Filho e Luís Fernando lançam ID Jovem em São José de Ribamar

A Caravana do ID Jovem continua pelo Maranhão, levando benefícios a Juventude. Nesta segunda-feira (4), o lançamento ocorreu em São José de Ribamar, entre estudantes da escola pública. Estavam presentes o secretário nacional de Juventude, Assis Filho; o prefeito Luís Fernando; o vice-prefeito José Eudes Sampaio; o secretário municipal de Juventude, Antônio Filho; os vereadores Professor Cristiano (SD), líder do governo na Câmara Municipal, e Nádia Barbosa (DEM); o conselheiro nacional de Juventude, Neilson Marques; entre outras autoridades.

São José de Ribamar tem 20 mil jovens aptos a emitir a ID Jovem. “A grande diferença entre a ID Jovem e a carteira estudantil em relação à meia-entrada, é que a ID é gratuita”, explicou o secretário Assis Filho. Ele lembrou que muitos jovens nunca tiveram a oportunidade de visitar outro estado e agora isso será possível graças a ID Jovem, que dá direito a duas passagens gratuitas por comboio (ônibus, trem ou embarcação) e duas com 50% de desconto.

“É muito bom uma política capaz de promover a mobilidade social do jovem”, declarou o prefeito Luís Fernando. “Esse direito é fruto do Estatuto da Juventude”, afirmou. O representante do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Neilson Marques, declarou que o ID Jovem faz parte de um conjunto bem maior de políticas públicas de juventude, que dão empoderamento ao jovem e o reconhece como sujeito de direitos.

Na última sexta-feira (1º), o Secretário Assis Filho esteve em Timon participando de uma audiência pública na Câmara de Vereadores que contou com ampla participação popular e tratou da implantação do ID Jovem no município. A audiência foi uma iniciativa da atuante vereadora Socorro Waquim.