ID Jovem: mais três cidades do Maranhão recebem Assis Filho

O Maranhão volta a receber a Caravana ID Jovem, da Secretaria Nacional de Juventude. Na sexta-feira, dia 20 de outubro, o secretário Nacional de Juventude, Assis Filho, visitará as cidades de Balsas, Riachão e Carolina. A Identidade Jovem beneficia brasileiros de 15 a 29 anos que pertencem a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos.

A ID Jovem garante a meia-entrada em cinemas, teatros, shows e eventos esportivo, além de direito a duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário. Todos esses benefícios são garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

Outro benefício garantido pela ID Jovem é a gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Jovens de famílias carentes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo têm direito à isenção no Enem. Basta informar o Número de Identificação Social (NIS) no momento de preencher a ficha de inscrição. Essa gratuidade também é estendida a todos os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio em escolas da rede pública.

Portadores da ID Jovem também podem ser contemplados com a isenção de pagamento de taxa de concurso público Federal, o projeto de Lei que garante a gratuidade está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Essa é a quarta vez que a Secretaria Nacional da Juventude lança o programa em cidades do estado do Maranhão. A Caravana ID Jovem já passou por Timon, São José de Ribamar, São Luís, Imperatriz, Grajaú, Bacabeira, Rosário, Caxias e Buriti Bravo, Bequimão, Santa Helena, Turilândia, Governador Nunes Freire, Santa Luzia do Paruá e Newton Bello. O estado do Maranhão possui cerca de 1 milhão de jovens aptos a participar do programa. De janeiro a setembro de 2017, foram geradas 323.652 mil ID Jovem.

AGENDA

Cidade: Balsas
Data: 20 de outubro de 2017 – sexta – Feira
Horário: 08h00min
Local: Auditório do Sebrae, Rua Padre Franco, s/n – Centro
Jovens que podem ter o benefício: 10.889

Cidade: Riachão – MA
Data: 20 de outubro de 2017 – sexta – Feira
Horário: 14h00min
Local: A confirmar
Jovens que podem ter o benefício: 3.358

Cidade: Carolina – MA
Data: 20 de outubro de 2017 – sexta-feira
Horário: 18h00min
Local: Auditório da Câmara Municipal de Carolina
Jovens que podem ter o benefício: 4.320

2 pensou em “ID Jovem: mais três cidades do Maranhão recebem Assis Filho

Os comentários estão fechados.