Ausentes no primeiro dia do Enem poderão fazer as provas neste domingo

Candidatos devem se atentar para o horário das provas

(Com informações de O Estado)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os 84.134 ausentes do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Maranhão poderão se submeter às avalições do segundo dia, previstas para serem aplicadas neste domingo, dia 12. De acordo com o Inep, não há qualquer impedimento legal que restrinja a participação dos faltosos, mesmo que estes tenham obtido, por esta razão, nota zero na redação, que foi aplicada no domingo passado, dia 5.

Ainda de acordo com o órgão organizador do Enem, por causa da ausência de nota atribuída no primeiro dia, a nota adquirida no segundo dia “talvez não seja suficiente para ingressar no Ensino Superior”. Segundo o órgão, a quantidade de ausentes no Maranhão no Enem deste ano foi considerada “dentro da média”, apesar da elevação neste índice entre um ano e outro. Enquanto que no ano passado, no primeiro dia de provas (primeira aplicação) foram 26,16% de ausentes, este ano, o percentual de faltosos foi de 29,4%.

De acordo com relatório divulgado pelo Inep, dos 286.168 inscritos no Enem no estado, 202.034 compareceram às provas  no domingo, 5. O número de ausentes no Maranhão foi o décimo do país, sendo superado por estados como São Paulo (356.979), Minas Gerais (222.672), Bahia (158.839), Pernambuco (106.656), dentre outros.

Neste domingo, 12,   os candidatos responderão as questões de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A duração do exame neste domingo será menor que a do primeiro dia em uma hora. Enquanto que no primeiro dia, os candidatos tiveram cinco horas e meia para solucionar problemas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação (cujo tema foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”), no segundo dia de provas, os estudantes terão apenas quatro horas e meia.

De acordo com o Ministério da Educação, no Maranhão, os portões dos locais de prova serão abertos às 11h da manhã (horário local) e fecharão ao meio-dia. Ao meio-dia e meia, as provas serão distribuídas aos alunos.