Nova Olinda: oposição cobra julgamento de processo de cassação de prefeita

Em julho deste ano, o juiz da 80ª Zona Eleitoral, Rodrigo Costa Nina, decretou a cassação dos diplomas da prefeita de Nova Olinda do Maranhão, Iracy Mendonça Weba (PV), e do vice, José Alberto Lopes Sousa, Zé Alberto (PMDB), por abuso de poder político ao julgar procedente Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) movida pelo Ministério Público Eleitoral. Como a sentença não tinha efeito imediato eles puderam recorrer no cargo. O processo chegou ao MPE no dia 8 de novembro deste ano. A oposição cobra celeridade e quer que o processo seja julgado o mais rápido possível, no início de 2018.

De acordo com os autos, Iracy Weba é acusada de abuso do poder econômico e compra de votos através de diversos eventos denominados Mutirão da Saúde, promovidos pela empresa Ultramed, de propriedade de Natassia Weba Mendes, neta da prefeita cassada e do deputado estadual Hemetério Weba.

Enquanto o processo de cassação aguarda decisão da Justiça, a oposição acusa o deputado Hemetério Weba de assumir o lugar da prefeita e tomar decisões absurdas contra os servidores municipais e que também ameaçam os diretos da sociedade civil organizada. Eles alegam que as intervenções do parlamentar causam prejuízos para a atual gestão.

Integrantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Nova Olinda denunciam as várias tentativas do deputado Hemetério de interferir diretamente nas negociações com a gestão municipal  e ainda tentar acabar com o Sindicato.

De acordo  com membros do Sindicato, durante uma tentativa de negociação na prefeitura de Nova Olinda, tendo em mãos planilhas com os direitos adquiridos na gestão anterior e com documentos assinados pela prefeita Iracy Weba a cerca do certame, foram surpreendidos com a presença do deputado que impediu a prefeita de receber os presentantes do Sindicato e ainda teria alertado para que não fizessem qualquer tipo de manifestação no município.