O PCdoB e o aparelhamento político eleitoral da Saúde do MA

O novo escândalo em que se meteu o deputado estadual Levi Pontes (PCdoB) – gravado negociando suporte financeiro do Governo do Estado para a UPA de Chapadinha em troca de apoio do prefeito Magno Bacelar (saiba mais) -, mais do que um caso isolado é a representação perfeita e acabada de como o PCdoB tem utilizado a Saúde do Maranhão para obter dividendos político-eleitorais.

O caso é o terceiro nebuloso exemplo, em apenas quatro meses, de uso da estrutura da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para o fortalecimento das bases comunistas no estado.

A utilização política da pasta foi escancarada em novembro do ano passado, após a deflagração da Operação Pegadores, quando a Polícia Federal disse ter descoberto uma ampla rede de funcionários fantasmas e apadrinhados políticos do PCdoB nomeados em unidades hospitalares.

Segundo os investigadores, pelo menos R$ 400 mil eram drenados todos os meses de três hospitais para pagar aliados e indicados dos comunistas (reveja aqui e aqui).

Menos de um mês após a deflagração da operação, ainda sob o calor das denúncias, eis que surge mais um escândalo: a deputada Ana do Gás (PCdoB) foi flagrada numa discussão com a diretora da UPA do Parque Vitória, Camila Maia, a respeito da folha de frequência de uma indicada sua – que seria irmã da parlamentar.

Nas imagens, a comunista aparece coagindo a diretora da UPA a assinar documentos confirmando a presença de uma funcionária. Mas ela se nega a atender a ordem, alegando que a servidora não comparecia ao local de trabalho e que só após a efetivação da cobrança de ponto a indicada da parlamentar começou a aparecer para trabalhar meio expediente (relembre).

Agora, é Levi Pontes quem mostra até onde os comunistas estão dispostos a ir para angariar apoio e votos.

E, se o Ministério Público Eleitoral nada fizer, eles certamente irão cada vez mais longe.

5 pensou em “O PCdoB e o aparelhamento político eleitoral da Saúde do MA

  1. Barganhar apoio político com a saúde dos outros é mais do que imoral. Não sei nem qual adjetivo dar a este tipo de atitude.
    Cada vez mais aumenta minha descrença no sistema político brasileiro. Se é que é possível desacreditar ainda mais na nossa classe política.

  2. verdade Carlos. mais não é pra menos o Presidente o chefe maior do País fez a mesma coisa, comprou cada deputado federal a sua necessidade para se manter no poder, então os deputados do maranhão só estão achando-se no “direito” de fazer também. ou seja tudo pilantra, isentaram o estado com a abertura de mão da ajuda de custo para moradia deles só porque esta em ano de eleição, depois vão me dizer,

  3. Precisamos urgentemente expurgar da politica maranhense todos esses comunistas, não precisamos de bandidos na nossa política.

Os comentários estão fechados.