Flávio Dino sugere que PT desista de Lula e apoie Ciro Gomes

Da Folha de S. Paulo

(Foto: Albani Ramos/Folhapress)

Governador do Maranhão e aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Flávio Dino (PC do B) defendeu que o seu partido, o PCdoB, e ainda o PSOL e o PT abram mão de suas pré-candidaturas para apoiar Ciro Gomes (PDT) na eleição para a Presidência da República.

Para Dino, a multiplicidade de candidaturas ameaça o seu campo político de perder já no primeiro turno. “Está chegando o momento de admitir uma nova agenda. Se não oferecermos uma alternativa viável, você pode perder a capacidade de atrair outros setores do centro que se guiam também pela viabilidade”, disse na sexta (4), na sede do governo.

Segundo Dino, a união da esquerda hoje se daria em torno de Ciro, porque ele “é hoje e o melhor posicionado”. Lula está inabilitado e “o PT não tem nome capaz de unir nesse momento”, disse.

Sem Lula nas pesquisas de intenção de voto, entre os nomes identificados como de esquerda, o cearense é o que herda a maior parcela do eleitorado lulista —15% no cenário mais favorável medido pelo Datafolha em abril. Manuela D’Avila (PC do B) atrai 3% dos votos do ex-presidente.

Dino disse que a prisão de Lula é “muito dilacerante, muito traumática, uma tragédia política, a maior derrota da esquerda brasileira desde o golpe [militar] de 1964”. “É pior que o impeachment [da ex-presidente Dilma Rousseff (PT)] pelo simbolismo de o maior líder popular do país ao lado de Getulio Vargas está fora da eleição”, afirmou. Pela dramaticidade do episódio, argumentou, foi necessário a simpatizantes viver o “luto para processar a perda”.

Agora, um mês depois, aproxima-se o momento de Lula e aliados admitirem que sua candidatura se tornou inviável e começarem a traçar estratégias para vencer a eleição. Do contrário, sustentou o governador maranhense, a divisão pode resultar em tragédia ainda pior, que seria a derrota para a direita.

“O ponto de interrogação que está dirigido sobretudo ao PT é se nós queremos uma eleição apenas de resistência, de marcar posição, eleger deputados, ou ganhar a eleição presidencial”, disse. “Temos chance de ganhar, a eleição porque o pós-impeachment deu errado. O fracasso do Temer é o fracasso da alternativa que se gestou a nós.”

Sem nominar, o comunista discordou da postura de setores do PT, inclusive da presidente do partido, Gleisi Hoffmann, de insistir na candidatura de Lula. “A tática de marcar posição é derrotista e não honra a importância do Lula, porque abre mão da possibilidade de haver uma virada geral na sociedade que possibilite julgamentos racionais dele”, afirmou.

5 pensou em “Flávio Dino sugere que PT desista de Lula e apoie Ciro Gomes

  1. Não vejo como ameaça de perder já no primeiro turno. Flavio não perde de jeito nenhum, apenas quer apoiar alguém.

  2. Esse louco Flávio Dinossauro comparar Lula com Getúlio Vargas. Esse comunista é o verme do verme. Me sinto envergonhado do meu estado ser governado por um rabudo desse. Nossa bandeira não é vermelha. Muda Maranhão

  3. Não vejo esse negócio de traição ao Lula como sendo correto. O Flávio Dino está sendo coerente na esfera política, uma vez que o Lula querendo ou não está inelegível, não apenas por estar preso, mas também por enquadrado na Lei de Ficha Limpa, que o torna um ficha suja e, posteriormente um candidato inelegível.
    Portanto, ou o PT define logo um plano B para assumir o lugar do Lula ou apoia um candidato aliado.
    Apenas isso.

  4. Pingback: Petista registra pré-candidatura ao Governo do Maranhão - Gilberto Léda

  5. Pingback: Flávio Dino recebe Ciro no Palácio, mas evita falar em apoio - Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.