João Marcelo atua por mais leitos de UTI em Imperatriz

O Hospital Alvorada, em Imperatriz, recebeu na última sexta-feira, 29, o deputado federal João Marcelo (MDB/MA). O parlamentar foi visitar os 10 novos leitos de UTI que já estão em funcionamento, resultado da sua intercessão junto à Prefeitura, mostrando as vantagens da contratação dos serviços de UTI com recursos próprios do Município.

Até setembro do ano passado, a Saúde de Imperatriz contava com 20 leitos de UTI no Socorrão, 10 leitos de UTI infantil no Socorrinho e 20 leitos em hospitais particulares. Todos custeados pelo Governo do Estado desde 2010.

Desde então o sistema de saúde, que atende cerca de 900 mil pessoas de pelo menos 40 cidades do Maranhão, Pará e Tocantins, opera com 20 leitos a menos de UTI, fechados pelo Governo do Estado. A subtração destes leitos provocou grandes transtornos e sofrimento à população. Vários pacientes da Rede Pública de Saúde chegaram a falecer.

O Governo do Estado em nenhum momento se preocupou com a precarização deste atendimento de alta complexidade, que se estende também aos demais leitos credenciados pelo Estado na rede privada, e não estão sendo regulados conforme preveem as normativas.

“O custo de uma diária de um leito de UTI é de R$ 800,00 por paciente. Desde setembro do ano passado estes 20 leitos foram desativados pelo Governo do Estado, que nunca deixou de receber da União os repasses dos valores correspondentes. Durante os oito meses subsequentes o Município notificou o Estado, porém, o governo, alegando desacertos contratuais com a prestadora dos serviços de UTI, publicou novo chamamento público cujo resultado, até então, não foi divulgado. O prefeito Assis Ramos, em uma atitude heroica, aumentou de 20 para 30 o número de leitos disponíveis, após essa contratação em maio desse ano”, apontou o parlamentar.