Alckmin adota programa de Zé Reinaldo para combater pobreza no NE

O pré-candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB) acatou a sugestão do deputado federal e pré-candidato ao Senado, José Reinaldo Tavares (PSDB) de um programa de desenvolvimento social e econômico específico para o Nordeste.

O parlamentar foi convidado por Alckmin para representar a região Nordeste na construção do seu Plano de Governo devido à larga experiência na vida pública, com passagens e atuações destacadas na área executiva do Ministério dos Transportes, como superintendente da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) e ainda como ex-presidente do DNOS (Departamento Nacional de Obras de Saneamento) – órgão que deu origem ao atual Ministério da Integração Nacional.

A proposta estabelece ações de erradicação da pobreza nos noves estados da região, principalmente no Maranhão – apontado pelo IBGE como o mais pobre entre as 27 unidades federativas do País.

A imprensa nacional já começa a divulgar o programa, que foi inspirado em um projeto de Zé Reinaldo para dar assistência social e educacional às futuras gerações de maranhenses, desde o pré-natal às mães em situação de pobreza. A ação é baseada em um estudo do economista norte americano James Heckman, prêmio Nobel de Economia.

Para Tavares, “não há coisa mais viável para o Brasil do que resolver o problema da pobreza, da desigualdade social e de criar uma nova geração de brasileiros”.

Combater a pobreza

O tema da pobreza é recorrente na vida pública de Tavares. Assim que assumiu o Governo do Maranhão, em 2002, ele solicitou a vinda de técnicos do IPEA, Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, ao Maranhão para um estudo aprofundado com objetivo de estabelecer um diagnóstico da situação de miséria no estado.

O resultado provocou, de imediato, o estabelecimento da meta do governo: o aumento do IDH.

Logo após o governo de Zé Reinaldo, no período de 2003 a 2008, órgãos oficiais registraram a mais intensa redução da pobreza absoluta e extrema no estado.

Os números resultaram de programas sociais que instalavam água nas moradias, unidades sanitárias, incentivos financeiros aos trabalhadores rurais e de um projeto de combate à pobreza rural, com recursos do Banco Mundial, que fizeram com que o Maranhão deixasse de ser o Estado mais pobre do Brasil, o Prodim.

Hoje, os indicadores sociais maranhenses caíram de maneira vertiginosa.

2 pensou em “Alckmin adota programa de Zé Reinaldo para combater pobreza no NE

  1. Esse sujeito, Zé Reinaldo, passou 5 anos no governo do estado. O único programa que adotou naquela época , foi derrotar a familia Sarney. Teve amplas condições de ser um grande governador , experiência tinha de sobra. Agora fica cheio de planos, ações , estratégicas . Cretinice , não vai pra lugar algum, aliás vai , pra o ostracismo .

  2. O que sei sobre o governo do José Reinaldo,é que depois da separação da família Sarney,ele passou por grandes dificuldades e não teve apoio de uma grande parte dos políticos da época. Dizem que muitos projetos que fariam bem ao Maranhão custaram a sair da gaveta em Brasilia e isso prejudicou muito sua gestão como governador. Agora, méritos e capacidade ele tem de sobra. Relatar projetos para o Nordeste e sudeste foram muitos como a criação da Norte/sul . Se estivesse o projeto concluído nós não passaríamos apertos com a recente greve dos caminhoneiro. O Maranhão anos atrás ,sempre teve grandes homens competentes participando do crescimento deste país e elevando o nome da nossa terra. Mas,infelizmente com o passar dos tempos,os que conseguem algum lugar de destaque,acabam maculando o nosso tão sofrido estado a nível nacional. O Zé Reinaldo seria um excelente senador para o Maranhão ,mas o povo não sabe e não ler sobre os nossos futuros representantes. Uma previsão:Não se espantem se o destino colocar o Geraldo Alckmin como presidente deste país e o Zé aparecer como Ministro de estado. A fé no pai,faz muita coisa acontecer. Só o tempo dirá.

Os comentários estão fechados.