Iphan entrega obra indevidamente “inaugurada” por Flávio Dino

A presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, inaugurou no fim de semana, oficialmente, a obra de restauração do Engenho Central de São Pedro, em Pindaré-Mirim.

Ela esteve acompanhada do prefeito da cidade, Henrique Salgado (PCdoB).

O imóvel passou por uma série de adaptações e terá cursos e oficinas na área de cultura: confecção de instrumentos, vestimentas, elementos do Bumba-meu-boi etc. Para isso, foi construído um auditório com 154 lugares, biblioteca, salas de aula e laboratórios. Também foi planejada uma área central livre destinada a eventos e outros espaços necessários às atividades complementares.

Uma unidade do Iema também funcionará no local.

“Inacreditável”

A obra foi motivo de polêmica no início do mês. Em passagem pelo município, e sem a presença do Iphan, o governador Flávio Dino (PCdoB) decidiu “inaugurar” o Engenho Central antes da hora (reveja).

Questionada sobre o fato, na ocasião, Kátia Bogéa mostrou surpresa.

“Estou no Bahrein, na reunião do Comitê do Patrimônio Mundial. O governador entregou a obra por conta própria, sem qualquer comunicado ao responsável pela obra, o Iphan. Inacreditável. Em 38 anos de vida pública nunca tinha visto algo semelhante”, declarou.