Senado: Lobão e Sarney Filho seguem na frente; Eliziane pontua bem

A pesquisa de intenções de votos Escutec/O Estado também analisou a disputa eleitoral para o Senado da República. Edison Lobão (MDB) e Sarney Filho (PV) seguem na liderança – assim como registrado no Ibope (reveja).

Lobão, que busca a reeleição, aparece com 31% das intenções de votos. Sarney Filho é o segundo colocado, com 28%.

Terceira colocada na pesquisa, a deputada federal Eliziane Gama (PPS) tem 21% da preferência do eleitorado maranhense.

O também deputado federal José Reinaldo Tavares (PSDB) é o quarto colocado, com 12%, seguido por Weverton Rocha (PDT), que aparece com 10%.

Alexandre Almeida, que é deputado estadual pelo PSDB, tem 4% do eleitorado pesquisado. Ele é seguido por Iêgo Brunno (PSOL), com 1%; Saulo Arcangeli (PSTU), com 2%; Saulo Pinto (PSOL), com 1%; Preta Lu (PSTU), com 1% e Samoel Campelo (PSL), com 0%.

Afirmaram não votar em nenhum dos candidatos apresentados, 44% dos entrevistados. Outros 45% não souberam ou não responderam ao levantamento.

A pesquisa de intenções de votos Escutec/O Estado [ MA-07603/2018] foi realizada entre os dias 25 e 28 de agosto e ouviu 2 mil eleitores em mais de 80 municípios. O levantamento tem filtragem de 100% dos questionários aplicados e possui intervalo de confiança de 95%. A margem de erro máxima é de 2.19% para mais ou para menos.

11 pensou em “Senado: Lobão e Sarney Filho seguem na frente; Eliziane pontua bem

  1. Aqui deve ter algum equivoco:
    “Afirmaram não votar em nenhum dos candidatos apresentados, 44% dos entrevistados. Outros 45% não souberam ou não responderam ao levantamento.”
    Se 44% tivessem dito não votar em nenhum candidato e outros 45% não tivessem respondido, não seria possível o resultado apresentado. Provavelmente foi questionada primeira e segunda opção em questões separadas e somados os percentuais, que eventualmente representam as mesmas pessoas.
    Ex:
    Como primeira opção 15% disse votar em A, 20% em B e 30% em C, 22% disseram não votar em ninguem.
    Como segunda opção 15% disse votar em A, 10% em B e 20% em C, 25% disseram não votar em ninguem (ou seja ainda não tem segundo voto).

    Resultado:
    30% em A
    30% em B
    50% em C

    Somar os 22% da primeira pergunta com os 25% da segunda estaria errado, teria que ser avaliado quanto dos 22% (da primeira pergunta) estão dentro dos 25% (da segunda pergunta). Assim teriamos algo como:

    22% declararam não votar em nenhum dos candidatos apresentados
    3% declararam que para sua segunda opção de voto, não votariam em nenhum candidato da lista.

    Uma pessoa que não tem uma primeira opção não pode ter a segunda, senão essa seria sua primeira. Assim, é certo que enquanto quem vota em A na primeira opção não é o mesmo na segunda (pois não pode votar 2 vezes no mesmo) quem diz não votar em ninguem, pode dizer isso tanto na primeira como segunda opção.

    O mesmo deve ter ocorrido com quem disse não saber ou optou por não responder.

    São equívocos que não facilitam a compreensão do real cenário.

    • Na minha conta, deu 200%, exatamente o que se espera que dê, no caso de pesquisas com duas opções… Ibope faz assim tb

      • Você está equivocado, abaixo um resultado apresentado pelo ibope para o senado em Pernambuco. Apresenta o resultado por opção, 1 e 2. Assim podemos perceber que 22% não tem nem primeira opção nem segunda e outros 13% não tem apenas a segunda. Algo que não se consegue distinguir na da Escutec. Que soma 200% é o básico.

        Brancos/nulos – Vaga 1: 22%
        Brancos/nulos – Vaga 2: 35%
        Não sabe/não respondeu: 24%

        • Falo da pesquisa Ibope do Maranhão. Eu li o relatório na íntegra… Lá eles afirmar que a soma deve dar 200%. Vou acessá-lo novamente e mandar uma cópia a vc. Me mande um e-mail

          • É óbvio que tem que dar 200, separadas a 1 e 2 opção de indecisos também da 200. Só que o certo é separar quem está indeciso apenas quanto ao segundo voto daquele que ainda não tem nenhum, só isso. Tanto uma forma como a outra da 200. Digo isso apenas pela clareza da informação.

  2. Eliziane Grana é clone de Telma Pinheiro e Costa Ferreira, passaram a vida toda enganando os seguidores da igreja evangélica assembléia de Deus, depois que estavam ricos sumiram. Usam a igreja e a inocência dos pastores dirigentes para se promoverem. Cuidado minha gente!

  3. Meu amigo se o povo do Maranhão tivesse vergonha na cara não voltaria numa pessoa como Sarney Filho que está a 40 anos com um mandato de Dep estadual e 9 como Dep federal
    E não tem nada pra mostrar para o povo e esse Lobão iDEN só o sangue do cordeiro pra nos livrar dessa corja

  4. Nos livramos da família Sarney e caímos nas mãos de um facista mentiroso. Aonde mudou, ele engordou trinta kilos e anda de jatinho. Primeiro quero dizer que eles não fizeram um elevado na grande São Luís. Governo sem projetos. Muda Maranhão, nossa bandeira não é vermelha.

Os comentários estão fechados.