Roseana lamenta que mais de 300 mil tenham voltado à pobreza no MA

Do Imirante.com

“Ao invés de estar avançando, o estado está retrocedendo”, assim a ex-governadora Roseana Sarney caracterizou a situação do Maranhão durante entrevista ao JMTV1. A ex-governadora foi a quarta entrevistada da série que conta com a participação dos principais candidatos ao governo do Maranhão nas eleições de 2018.

Em 2014 Roseana afirmou que não seria mais candidata. Ela foi instada a responder por que mudou de ideia. A candidata afirmou que estava distante da política nos últimos três anos e após pedidos da população decidiu rever sua decisão. “Comecei a percorrer este ano o Maranhão e as pessoas me perguntavam muito: por que você não é candidata novamente a governadora? Você que tem experiência?”.

A ex-governadora foi confrontada com dados recentes do IBGE que apontam mais 50% da população maranhense em situação de pobreza. O jornalista Sidney Pereira quis saber se ela também não se sentia responsável por esses números.

“Quando assumimos pela primeira vez o IDH era considerado de baixo desenvolvimento. Em 2010 passou a ser de médio desenvolvimento. Esses números mostram que sempre melhoramos. (…) Nos meu último governo tiramos da pobreza absoluta meio milhão de pessoas. Nos últimos anos voltaram para a pobreza 300 mil pessoas”.

Educação

Sobre a educação, ela lembrou de ações anteriores suas, como os mutirões da educação. A candidata também falou que deve buscar na tecnologia as saídas para levar mais educação para áreas mais distantes, a exemplo do telensino que já havia sido implantado antes.

Em relação ao fato de que apenas 15% das escolas do Maranhão possuem bibliotecas, a ex-governadora voltou a lembrar de realizações anteriores. “Nós construímos 110 faróis da educação. Eram bibliotecas nas escolas e nos bairros que serviam a comunidade em geral”.

Roseana também afirmou que, caso eleita, irá inserir cursos profissionalizantes de economia digital na grade do ensino médio.

Pedrinhas

O caos em Pedrinhas, acontecido em 2014, também foi abordado na Mirante. Roseana não negou a situação e lamentou o ocorrido. Ela lembrou que, infelizmente, várias rebeliões em presídios são aconteceram pelo Brasil. A ex-governadora elencou as medidas que tomou na época. “Enfrentamos o problema nomeando mais defensores públicos, mais agentes penitenciários. Chamamos o Ministério da Justiça e a Polícia Federal. Chamamos o Judiciário e fizemos um conselhão para nos ajudar desses problemas. A inciativa foi tão boa que hoje serve de exemplo para o Brasil todo. Hoje tem um conselho que funciona mais ou menos assim no Ministério da Justiça”.

Saúde

O problema de quem busca tratamento de hemodiálise e na saúde foram apresentados a Roseana. Ela reclamou da falta de recursos e explicou que seus governos anteriores ajudaram o Maranhão a sanear suas contas. A ex-governadora afirmou que o saneamento do estado ao longo dos anos possibilitou a postular mais recursos para a saúde. Roseana lembrou dos cerca de R$ 4 bilhões que foram conseguidos no penúltimo ano de governo. “Mas, nesse penúltimo ano deu para fazer uma programação que abrangeu todas as áreas. Caso dos hospitais de alta e média complexidade, dos hospitais de 20 leitos e dos centros de hemodiálise. Deixamos com terreno comprado, projeto feito e dinheiro em caixa para concluir. Não sei por que não foi concluído”.

25 pensou em “Roseana lamenta que mais de 300 mil tenham voltado à pobreza no MA

  1. Leda é demais uma coisa dessas a roseana dizer que lamenta com á pobreza do Maranhão, é muito cinismo e cara limpa..

  2. Pq ela não vende a ilha de Curupu e distribui o dinheiro pra esses 300 mil que voltaram a pobreza segundo versão dela…. essa Madre Tereza de Calcutá as avessas é uma cara de pau… é 65% Dinovo no lombo dessa guerreira Lagosta.

  3. DESCONHEÇO EM MINHA VIDA UMA PESSOA MAIS CÍNICA DO QUE ESTA SENHORA.

    UM RECADO AO ESQUÁLIDO LOBÃO.

    NO QUE DIZ RESPEITO O QUE TU TA DIZENDO SOBRE OS 16 HOSPITAIS SUGIRO QUE PEGUE O DINHEIRO DO ALUGUEL DA CASA ALUGADA PARA O SENADO AQUI EM SÃO LUIS E UMA PARTE QUE RECEBER DE PROPINA DA BELO MONTE E MANDE RESOLVER O PROBLEMA. NÃO DIGA QUE E MENTIRA QUE A RADIO PEÃO AUMENTA MAS NÃO INVENTA.
    ELEITORES DO LOBÃO ACESSEM AO GOOGLE E VEJAM QUANTA NOJEIRA NAS COSTA DESTE SANTINHO DO PAU OCO.

  4. Hoje senti vergonha alheia em razão dessa senhora, não sou seu eleitor, mas como conheço um pouco da trajetória e a origem dessa moça, fiquei envergonhado. Constrangido pois sei que ela sempre teve tudo do bom e do melhor, estudou nas melhores escolas e teve excelentes exemplos de verdadeiros “ciceros” quanto ao dom da oratória e percepção de como se comportar em vazão ao público. Porém, o que vi hoje foi uma moca, sexagenária que não possui nem um tanto de afeição a falas mais rebuscadas, sei que não se deve alegorizar demais o discurso para com o povo, longe disso, mas poderia ao menos demonstrar um tanto de erudição já que nasceu e convive com pessoas, a exemplo de seu pai, detentor deveras capcuosidade no trâmite da esfera da política nacional.

  5. Se ela estivesse no governo esse número seria bem maior.
    Já eram muitos pobres quando ela governava e não se falava em crise, imagine agora.
    Mande essa mulher pra longe do Brasil.
    Dino reeleito.

  6. Roseana não quer gastar 2 reais, fica difícil do povo votar nela, todos os dias os líderes políticos dos interiores passando pro Flávio Dino, esse sim ta ajudando o Maranhão todo.

  7. Retrocedendo? Já não basta os 14 anos de retrocesso durante o governo desta aí(sendo que nem concluiu o último mandato, desrespeitando isso sim a vontade da maioria do povo que a elegeu, infelizmente) que vos fala, somados aos outros tantos anos de seus aliados políticos, totalizando quase ou mais de 50 anos de puro atraso para o Maranhão.
    No que diz a segurança, podemos comprovar o conviver diariamente com toda aquela barbárie em Pedrinhas, que na qual quase que todo dia um preso perdia literalmente a cabeça.
    Na saúde, até hoje não deu explicações, juntamente com o seu braço direito chamado Ricardo Murad acerca do real destino dos cerca de R$ 2 bilhões que desapareceram dos cofres da Saúde e por ai vai.
    Quer dizer, foi de um cinismo impressionante.
    Por fim: Sidney Pereira e Ana Guimarães não adotaram o mesmo tom com a Roseana como fora com o Flávio Dino. Porque será, hein? Hum…., sim…, sei…., han han.

  8. Falsa, hipócrita, cara-de-pau! Essa criatura Sarney diz lamentar sendo ela e o Temer os culpados pela pobreza do estado.
    Depois de mais 4 anos sem Temer e com Dino no poder nosso país e nosso estado vão melhorar.
    Nunca mais queremos Roseana.
    Dino outra vez.

  9. FICO LENDO OS COMENTÁRIO AQUI DE PESSOAS FANÁTICAS E JUMENTAS…. ROSEANA NÃO É NENHUM DEUS COMO VOCÊS ACHAM QUE FLAVIO DINO É DEUS E PERFEITO EM TUDO QUE FAZ….

    ROSEANA ADMINISTROU ESSE ESTADO EM 4 MANDATOS E EM MEIO A UM MOMENTO DO PAÍS EM QUE SE TIVERAM INÚMEROS PROBLEMAS… AINDA ASSIM… REALIZOU MUITAS OBRAS NESSE ESTADO…. VOCÊS FALAM DE BUCHO CHEIO… ERA PARA ESSE ESTADO NÃO TER NENHUMA PONTE…

    AGORA, O PIOR É VER ESSE GOVERNADOR FAJUTO QUE NÃO REALIZOU NENHUMA GRANDE OBRA… ASSALTAR A PREVIDÊNCIA DO ESTADO… APOIAR CORRUPÇÃO NA SAÚDE E ENRIQUECER SEUS APOIADORES À CUSTA DO ESTADO… E MEIA DÚZIA DE JUMENTOS ACHAR QUE ESTÁ TUDO LEGAL…

    ROSEANA VAI GANHAR ESTA ELEIÇÃO NÃO PQ ELA BOA, MAS PQ FLAVIO DINO CONSEGUIU SER PIOR… ELA JA TEM O MEU VOTO E DE TODA A MINHA FAMILIA QUE NA ELEIÇÃO PASSADA VOTOU EM FLAVIO DINO…

    GRÇAS A DEUS SOU CONSCIENTE E NÃO DE OLHOS VENDADOS PARA O QUE ESSE GOVERNADOR DEBOCHADO SE TORNOU NESTE ESTADO.

  10. Perceptível a contradiçao da candidata ao tentar dizer que no Maranhão não temos o maior salário de professores no Brasil, pois logo depois a mesma confirma que temos professores no Maranhao com os melhores salários. Quem trabalha integramente recebe o mencionado salário, obviamente que o professor que trabalha metade da jornada, não recebera o valor integral

    • E o aumento que não foi dado em cima do principal….explique essa por favor? pq o Estado briga na justiça para não pagar… aguardamos seu nobre comentário aqui!

  11. RAPAZ É MUITO FAKE, TA DOIDO, O DESESPERO BATEU FOI DE COM FORÇA, E O PIOR, QUE SÃO TUDO FINANCIADO PELO NOSSO DINHEIRO.
    “XÔ SORVETÃO

Os comentários estão fechados.